[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .

Recommended Posts

Publicado:

Boas pessoal, sou novo cá iniciei-me hoje.

andei uns dias ai a pesquisar receitas de CO2, e fiz algumas, mas nenhuma deu certo.

fiz a receita que está neste tópico pareceu-me das mais completas e nada, experimentei esta - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586 tambem nao consegui..

fi

não sei que faça mais..

ja fiz receitas com gelatina tutti-futi e receitas que não usavam gelatina, bicarbonato de sódio, e já experimentei com fermento biológico e fermento em pó normal..

nenhuma receita deu.. alguém saberá o que se passa??? o que estou a fazer de errado??

• 2 semanas depois...
  • Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas.

Será que alguém me dá uma ajuda?

Eu segui esta receita à risca em relação as quantidades, mas nao encontrei o tal fermento da Fermipan, usei Vahiné (http://2.bp.blogspot.com/_ftLAcWN1TGI/SzkzyAHuDqI/AAAAAAAABTc/crrd6hiOCBg/s400/pao+com+chourica+079+%5B800x600%5D.jpg) e a garrafa não é de 1.5L, mas sim de dois(o que a meu ver é muito grande).

Até agora ainda não vi resultados, será que algum destas alterações prejudica a receita?

Desede já obrigado e cumps,

J.Nunes

• 1 ano depois...
Publicado:

Bem, eu cá fiz esta e rebentei com a garrafa... devia estar muita anestesiado para ter metido a valvula ao contrario bang

• 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
Publicado:

Boas.

Como as minhas plantas andam sempre pelas ruas da amargura, decidi experimentar

a fazer este reactor de CO2, mas não saem bolhas.

Fiz tudo tal como manda na receita, apenas não pus fermipan, comprei umas saquetas de fermento de padeiro da marca Vahine e nada.

Alguém me ajuda ??

Posso colocar daquele fermento de padeiro à antiga ?

Se sim, qual a quantidade ?

Obrigado.

Publicado:

Boas pessoal. Ja consegui por dois reatores de co2 em funcionamento com a receita do tópico. Um deles está com pedra difusora e o outro tentei com um difusor de vidro da Boyo e nada, meto a mangueira dentro de água e saiem bolhas, com o difusor n sai nada, será por nao ter pressão suficiente? A solução que arranjei foi furar uma daquelas medidas de 10ml que vêm nos produtos para o aqua e usá-la como difusor, assim ficou a trabalhar mas não me parece o ideal.

Queria mesmo por o difusor, será que adicionando o dobro do fermento já terá pressão suficiente? Oi será defeito do difusor?

Publicado:

Boas pessoal. Ja consegui por dois reatores de co2 em funcionamento com a receita do tópico. Um deles está com pedra difusora e o outro tentei com um difusor de vidro da Boyo e nada, meto a mangueira dentro de água e saiem bolhas, com o difusor n sai nada, será por nao ter pressão suficiente? A solução que arranjei foi furar uma daquelas medidas de 10ml que vêm nos produtos para o aqua e usá-la como difusor, assim ficou a trabalhar mas não me parece o ideal.

Queria mesmo por o difusor, será que adicionando o dobro do fermento já terá pressão suficiente? Oi será defeito do difusor?

Tenta:

200g de acucar

1 pacote de fermipan

1 colher de bicarbonato de sodio

em 1,5L onde 0,5L são de agua fervida e 1 litro de agua da torneira, tudo numa garrafa de 2L de coca-cola.

A água deve estar morna.

Não deves tirar o difusor a noite de dentro do aquário, perde a pressão toda a garrafa.

Esquece o conta bolhas diy (não sei se fizeste), é só mais uma etapa para um possível problema de fugas.

Finalmente, garantir que tens basicamente um tubo ligado ao difusor de cerâmica do chinês (ebay por +\- 3€ ) e o outro extremo está dentro da garrafa sem estar em contacto com a mistura.

Deves colocar cola-tudo, 2 ou 3 vezes entre a tampa da garrafa e o tubo, para garantir que não há fuga.

A solução que fizeste, também ja tentei mas desperdiças o CO2 todo porque ficas com uma bolha gigante e não ha movimento da agua lá suficiente para o dissolver.

Espero ter ajudado.

PS: a receita usei num aqua de 54L.

Publicado:

Essa ultima receita dura quanto tempo? Estou neste momento com a receita de gelatina, vou ver quanto tempo dura.

Publicado:

Eu fiz para 1L de água, uma chávena de açúcar, uma saqueta de fermento vahiné e uma colher de chá rasa de bicabornato de sódio e está a resultar muito bem já há 4 dias. No nano está a ser aplicada com uma pedra difusora no 100L tem o tal difusor artesanal que está a libertar uma bolha a cada por segundo às vezes 2s e ainda ficam algum tempo a flutuar à superficie. Para a próxima vou experimentar a dobrar a dose do fermento para ver se já consigo usar o difusor próprio.

Isto será provisório pois estou à procura de um extintor de co2 usado para montar um sistema melhor.

• 6 meses depois...
Publicado:

Boas ! Fiz exatamente como explicaram mesmo o difusor 5 ***** mas só acertei a 2 ! Tudo a funcionar !!!! 👍👍👍

Muito bom

Cumprs

Publicado:

Boas ! Fiz exatamente como explicaram mesmo o difusor 5 ***** mas só acertei a 2 ! Tudo a funcionar !!!! 👍👍👍

Muito bom

Cumprs[/quot

Boas !

Durou 4 dias , hoje recebi o difusor e abanei novamente a garrafa vou esperar até amanhã para ver se resulta ou terei k fazer nova fornalha 😉!