tiago209 Publicado: Junho 24, 2008 Share Publicado: Junho 24, 2008 O meu sistema de CO2 está a bombar bem, mas com uma queda um pouco preocupante no pH de 7,5 para 6,5 na primeira noite, agora apenas vou o ter de dia com "luz" e vou esperar pelos resultados do pH. Estou com dívidas, se ligo ao filtro interno ou deixa-lo com a pedra difusora!? Para 54 litros aprox. a receita original é demasiado potente? O pH altera assim tanto? obrigado pela dicas que tenho lido aqui. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedroenf Publicado: Setembro 25, 2008 Share Publicado: Setembro 25, 2008 Boas a todos. Estiver a ler este tópico de fio-a-pavio e duvidas não me restam. Mas perguntaria: em relação ao sistema caseiro em garrafa de plástico, cortando o fluxo durante a noite (com torneira ou mesmo com sistema de soro ou outro) não seria possível colocar uma válvula de escape na garrafa? Assim quando a pressão fosse elevada e o sistema estivesse interrompido a válvula deixaria escapar para o exterior o CO2. Atenção que esta é uma pergunta de rookie mesmo, de quem nunca fez coisa parecida. Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luisa Fonseca Publicado: Outubro 4, 2008 Share Publicado: Outubro 4, 2008 Lido de fio a pavio... tenho apenas uma questão a fazer, se durante a noite tirar a pedra difusora do aquário e a deixar dentro de um copo de água, será que fica algum cheiro no ar? é que aqui em casa não gostam de "cheiros" (princialmente do dos microvermes) e de facto não poderei usar o CO2 se ficar mau cheiro... se alguém puder ajudar agradeço porque as minhas plantas estão horriveis! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
babykhan Publicado: Outubro 5, 2008 Share Publicado: Outubro 5, 2008 Boas lcfonseca, cheiro não fica, pode é o copo cair. Podes perfeitamente deixar a pedra difusora fora do copo, até faz menos barulho e tudo. Não esperes, porém, é milagres. Só o CO2 não te vai fazer as plantas melhorarem, tens que adubar com os fertilizantes que estiverem em falta. O efeito de CO2 é o de permitir às plantas metabolizar os elementos químicos dos fertilizantes. Se eles não estiverem presentes as carências podem vir a tornar-se mais visíveis. Imagina o CO2 como um catalisador que te acelera o crescimento das plantas. Se não tiverem alimento e luz suficiente vão crescer com deficiências. Pelo menos foi o que percebi até agora do uso do CO2, as minhas plantas são todas de baixa dificuldade (anubias, fetos de Java, valisnérias e tal) por isso pesquisa melhor acerca de fertilizações com micros e macros. Há por aí muita informação válida. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luisa Fonseca Publicado: Outubro 5, 2008 Share Publicado: Outubro 5, 2008 Ok! Obrigada babykhan, já comprei tudo para montar o dispensador de CO2. Mas primeiro vou pesquizar tudo acerca das plantas, essas três são as mais resistentes, também tenho musgo de Java mas parece-me muito frágil. Calculei que seria necessário fertilizar, mas isto é apenas o início, nem devo ter luz suficiente, a lâmpada é própria para plantas, mas a voltagem não deve chegar, vou pesquizar tudo primeiro... desde que não cheire mal está tudo bem! Obrigada pela ajuda, assim posso seguir para a parte das plantas! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dyygo Publicado: Novembro 2, 2008 Share Publicado: Novembro 2, 2008 (editado) essa mesma receita sem o Bicabornato de sódioé eficas? Editado Novembro 2, 2008 por dyygo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ecavaco Publicado: Dezembro 27, 2008 Share Publicado: Dezembro 27, 2008 Acabei de fazer a mistela. Fiz dentro de uma embabem de CO2 da nutrifin mas em vez das "escadinha" pus uma difusora.... Como aquilo não deitava nada em vez de uma embalgem de fermitan pus 2 teri feito mal aquilo nunca mais deita nada. Coloquei a difusora junto á flauta do filtro ( eihen 2207) mas coloquei no fundo schsm bm??? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AMPF Publicado: Fevereiro 19, 2009 Share Publicado: Fevereiro 19, 2009 Pessoal já constui o reactor, fiz a receito mas nada de bolhas... Estou a usar este fermento... que a minha mae usa para fazer pão e compra como fermento de padeiro... será do fermento? Quanto ao vedar já coloquei cola de pistola e pelo menos àgua não sai... Já fiz duas vezes o reactor e nada... por favor ajudem-me... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dominik1994 Publicado: Fevereiro 22, 2009 Share Publicado: Fevereiro 22, 2009 Pessoal já constui o reactor, fiz a receito mas nada de bolhas... Estou a usar este fermento... que a minha mae usa para fazer pão e compra como fermento de padeiro... será do fermento? Quanto ao vedar já coloquei cola de pistola e pelo menos àgua não sai... Já fiz duas vezes o reactor e nada... por favor ajudem-me... á uns tempos fix e demorou uns dias ate começar a produzir abana de vez em quando malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2009 Share Publicado: Fevereiro 22, 2009 A temperatura a que está é boa ou baixa??? Tenta colocar a garrafa dentro do aqua para ver se começa a reacção. A baixa temperatura as bactérias não actuam. ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedrioo Publicado: Fevereiro 22, 2009 Share Publicado: Fevereiro 22, 2009 Viva, Se deitaste todos os ingredientes da receita eu diria que é mesmo por estar a falhar pelo isolamento. A temperatura pode influenciar...mas não acredito que dentro de casa esteja frio suficiente para impedir a reacção. Para veres se a mistura está a funcionar é só abanares a garrafa e vais ver que a mistura liberta bolhas tal como aconteceria se fizesses o mesmo a coca cola. Depois de abanares e começar a libertar gás, olha para o tubo e vê se o nível de água dentro do tubo está a descer. Normalmente o que acontece quando o isolamento não está estanque, é que logo a seguir a se abanar a garrafa, existe um aumento de pressão, mas passado pouco tempo o gás começa a sair pelas fugas e o que se vê é a linha de água dentro do tubo a voltar a subir. Se sobe é mesmo porque existe uma fuga. O melhor para evita-la é fazer o furo na tampa bem redondinho e de forma a que o tubo passe, mas que seja preciso força-lo um pouco. Depois aplicar supercola que fica bem preso, isolado e duradouro. E já agora, duas dicas: - não convém meter co2 sem areação porque assim a subida de co2 é demasiado rápida e a água pode atingir valores de ph muitíssimo baixos e aí os peixes mais sensíveis morrem. A areação é porreira para controlar os níveis de co2 e para oxigenar a água ao mesmo tempo (claro). - em vez da clássica pedra difusora sugiro que experimentem daquelas peças de madeira que serem de junta nos tabuleiros de estantes de madeira. Exige que a garrafa atinja mais pressão mas as bolhas são mais e mais fininhas. É baratíssimo e faz bem a vez de um difusor de co2. (se estiver a demorar a fazer bolhas... vale aí o "velho" truque de abanar a garrafa eh he) Espero ter sido claro. Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FreDDieCarD Publicado: Março 23, 2009 Share Publicado: Março 23, 2009 boas a todos... tenho lido o topico e fiquei com uma duvida sera que aquelas "bilhas" aromaticas que se colocam no carro serve de difusor ??? supostamente elas devem deixar passar o co2 pois sao porosas de modo a quando sao usadas com os respetivos "aromas" deixar sair o perfume... se resultar as bolhas seram ou deveram ser mais pequenas digo eu... alem de que esteticamente deve ficar melhor do k a pedra azul tao usada por muitos abraços a todos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pucarinho Publicado: Abril 8, 2009 Share Publicado: Abril 8, 2009 boas a todos...tenho lido o topico e fiquei com uma duvida sera que aquelas "bilhas" aromaticas que se colocam no carro serve de difusor ??? supostamente elas devem deixar passar o co2 pois sao porosas de modo a quando sao usadas com os respetivos "aromas" deixar sair o perfume... se resultar as bolhas seram ou deveram ser mais pequenas digo eu... alem de que esteticamente deve ficar melhor do k a pedra azul tao usada por muitos abraços a todos Bem cá vou (não desenterrar), mas reavivar um post de 2004 porque acho que merece, as minhas plantas estavam muito em "baixo", por falta de nutrientes e CO2, pesquisei e encontrei este post e pus mãos à "obra", comprei o material necessário e fiz passo por passo o descrito, e passados uns dias, com este CO2 caseiro e uns nutrientes as plantas voltaram a ganhar VIDA. No espaço de 2/3 dias foi vê-las a ganhar novos rebentos e ficarem muito mais viçosas.É de louvar estas partilhas de experiência. Obrigado a todos os que o fazem de pura simpatia. FreDDieCarD não sou minimamente experiente para responder à questão, mas apesar de não saber exactamente do que falas, presumo que um recipiente desses contenha muitos químicos, por isso sendo bom ou não para a função, muito cuidado antes de meter isso dentro do aqua, aqui pelo fórum encontram-se difusores de CO2 por cerca de 5 €, penso, será que vale a pena arriscar? Abraços Num aquário, um peixinho pergunta a outro: - Acreditas em Deus? - Mas é claro que acredito! Quem é que achas que muda a água? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nevex Publicado: Abril 13, 2009 Share Publicado: Abril 13, 2009 Um pena duvida uma bomba de ar com pedra difusora nao fax o mesmo efeito? Desculpa la ignorancia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno M. Lopes Publicado: Abril 13, 2009 Share Publicado: Abril 13, 2009 Um pena duvida uma bomba de ar com pedra difusora nao fax o mesmo efeito? Desculpa la ignorancia estamos a falar de Dióxido de Carbono não de Oxigénio plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lost Publicado: Abril 13, 2009 Share Publicado: Abril 13, 2009 esta receita dura quanto tempo??? sabem me dizer qual a diferença para a receita de gelatina? eu penso que seja so a duraçao! Aguardo quem ja tenha feito as duas mestelas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wesley_boy Publicado: Abril 22, 2009 Share Publicado: Abril 22, 2009 Boas.. Parece me que é desta vez que opto por fazer o Co2 caseiro ... , mas tenho uma duvida.. Relativamente ao tamanho aqui descrito como uma chavena de chã... Qual será a medida certa? Penso que por aqui não tenho chavenas de chã.. lol... são todas iguas. Alguem terá o peso certo?.. para ter uma ideia do q terei que utilizar? Agradecia bastante.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Maio 3, 2009 Share Publicado: Maio 3, 2009 boas,a minha experiencia nao tem dado resultado sera do fermento ou do bicarbonato? fermento utilizei o da royal e outro do lidl acho eu,e bicarbonato usei da margao e outro da condimar,em varias experiencias perdeu sempre a força,tenho mesmo de usar fermento de padeiro? cumprimentos catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe_cruz Publicado: Maio 22, 2009 Share Publicado: Maio 22, 2009 boas,a minha experiencia nao tem dado resultado sera do fermento ou do bicarbonato? fermento utilizei o da royal e outro do lidl acho eu,e bicarbonato usei da margao e outro da condimar,em varias experiencias perdeu sempre a força,tenho mesmo de usar fermento de padeiro? cumprimentos Fermento da royal é sintetico , se passar numa padaria pede ( geralmente é a vulso) umas 50 g de fermento tipo fermipan (biologico) que vem num blocos e tem de o desfaser- custa 50 c , qualquer bicarbonato funciona desde que só seja bicarbonato de sodio , se puser as quantidades descritas neste topico e se tiver atenção em vedar a ligação do tubo com a tampa garanto-le que no dia a seguir ja vai observar as bolhinhas a sair do difusor... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Maio 22, 2009 Share Publicado: Maio 22, 2009 boas ja encontrei um padeiro que me arranjou um pouco de fermento e tem estado a trabalhar as mil maravilhas,tanto na montagem caseira como na de nutrafin co2 natural sistem. obrigado pela ajuda. cumprimentos. catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ervilhita Publicado: Junho 28, 2009 Share Publicado: Junho 28, 2009 Eu utilizei supercola3 em vez de cola quente, haverá algum problema? E utilizei a cola por fora da tampa em vez de por dentro Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RicardoM Publicado: Julho 16, 2009 Share Publicado: Julho 16, 2009 Boas seguindo este projecto e fazendo talvez um offtopiczinhos, espero que o autor nao se importe.. Eu queria utilizar este projecto, acrescentado algumas coisas e modificando outras, pedindo a receita para outra litragem... Então é o seguinte, eu já tenho aqui 2 garrafas só que sao de 50cl logo meio litro.. E é mesmo destas que eu quero fazer.. -Gostaria que algum de vós pudesse me dizer que percentagens de condimentos devo colocar em meio litro de garrafa? -A garrfa esta na mesma mesa do água, será preciso valvula anti retorno? -O tubo deve ficar a quantos centimetros da solução? -Para além da garrafa com CO2 eu vou fazer outra ao lado só com água que serve para filtrar.. Mas até onde devo colocar água? O tubo que vai po difusor pode estar dentro de água certo? Principalmete gostaria de saber as quantidades para esta litragem, sei que deve durar menos porque é menos litragem, mas mesmo assim queria fazer nem que seja para ver que tempo demora... Quando puderem responder agrdecia.. QUanto mais rapido melhor, as minhas plantas aguardam.. Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jsramalho Publicado: Setembro 21, 2009 Share Publicado: Setembro 21, 2009 boas!fiz esta "mistela"hoje e passadas três ou quatro horas....nada!quando abano a garrafa o difusor deita muitas bolhas mas depois para.É normal? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nereu Publicado: Setembro 21, 2009 Share Publicado: Setembro 21, 2009 Simplesmente o topo dos aquarios e tu simplesmente das valor aos salgados:) Abraço respect Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Mesquita Publicado: Dezembro 23, 2009 Share Publicado: Dezembro 23, 2009 Vou fazer esta receita para o meu aquario de 54 litros. Será muito forte? Se sim reduzir até que quantidades? cumps Clica para veres a minha nova montagem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144509&hl Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts