[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .

Recommended Posts

• Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas ..

Acham fiável por este reactor de CO2 caseiro num aquário de 30L ?

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

• 2 semanas depois...
Publicado:

eu pus o meu reactor d CO2 ontem a trabalhar e até agora nem uma bolha....

O q é q eu fiz d mal?

Eu comprei o bicarbonato na farmacia...

Não sei é s a colher d chá para mim é a mesma para vocs...

Ajudem sff

Cumps

Publicado:
eu pus o meu reactor d CO2 ontem a trabalhar e até agora nem uma bolha....

O q é q eu fiz d mal?

Eu comprei o bicarbonato na farmacia...

Não sei é s a colher d chá para mim é a mesma para vocs...

Ajudem sff

Cumps

Possivelmente uma fuga. Eu uso teflon na tampa da garrafa.

Abraço,

NCR

Publicado:

Já fiz o meu reactor caseiro faz amanha duas semanas.

Sempre a deitar bolhinhas até hoje. O fermento veio do padeiro.

A principal dificuldade foi mesmo controlar as fugas no furo da tampa onde entra o tubo. Usei uma pistola de cola e resolveu. Com silicone não conseguia parar as fugas.

Grande receita. Obrigado.

Rui Botelho

Rui Botelho

::Assinatura Editada pela Moderação::

::Altura da imagem superior a 100 pixels::

Publicado:
Já fiz o meu reactor caseiro faz amanha duas semanas.

Sempre a deitar bolhinhas até hoje. O fermento veio do padeiro.

A principal dificuldade foi mesmo controlar as fugas no furo da tampa onde entra o tubo. Usei uma pistola de cola e resolveu. Com silicone não conseguia parar as fugas.

Grande receita. Obrigado.

Rui Botelho

Eu tenho-me safado com o silicone, por dentro e por fora, na tampa da garrafa, tampa essa que vedo com o teflon.

Abraço,

NCR

Publicado:

Pessoal que difusores usam? pedraS? madeira? difusores especiais? isto claro para Co2 caseiro, eu uso uma pedra difusora normal, mas deita as bolhas mto grandes e acho que tem pouca eficacia, e gostava de alterar para uma melhor dissoluçao do Co2, se alguem tiver alguma soluçao, é bem vinda!

• 5 semanas depois...
Publicado: (editado)

Foi feita uma pequena "limpeza" ao meu post, nomeadamente com a introdução de novas fotos mais explícitas em relação aos procedimentos.

Espero que continue a ser útil para todos (mais de 59 mil visualizações? wow!) :rainbowafro:

Aproveito para deixar votos de um bom ano novo. banana rock

Editado por Governa

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

• 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

A ideia de uma valvula antiretorno é um líquido ou gás ter o seu fluxo apenas numa direcção, caso queira voltar ao contrário a dita valvula impede que o faça. Neste caso concreto a ideia é a água do aquário não entrar para dentro da garrafa de CO2 o que pode acontecer no final do consumo do CO2, como fica sobre pressão, depois da garrafa expulsar todo o CO2 pode haver ali um breve periodo de sucução (vácuo) o que vai levar à entrada de água, ou seja o ar saíu a garrafa que fica comprimida e depois ao voltar ao formato original onde havia ar tem de estar alguma coisa senão ela não volta ao formato original, vai então buscar água ao aquário. Então a válvula antiretorno é colocada no tubo que vai para dentro do aquário, na posição sentido de entrada do CO2 no aquário.

Editado por fjmr123
Publicado:

Olá,

Segui todos os passos que foram acima descritos mas não tenho nenhuma reação no CO2 :twisted:

Será que me podem ajudar?

obrigado desde já.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Publicado:
Olá,

Segui todos os passos que foram acima descritos mas não tenho nenhuma reação no CO2 :drinking:

Será que me podem ajudar?

obrigado desde já.

Boas,

Não tens nenhuma fuga na garrafa ou no tubo?

Que fermento estás a usar?

Cumps

Publicado:

também me cheira que estejas a perder gazes por algum lado :drinking:#food verifica se logo a saida da garrafa esta bem selado .

Abraço

Paulo Silva a.k.a. "Aqua Velva"

assinatura.gif

pessoal desculpem a pergunta talves seja absurda mais qual e a diferenca entre estes metodos de CO2 e por uma bomba de ar com a pedra difusora para dentro do aqua ?

Nao são para o mesmo propósito ?

Editado por tunedpuma
Publicado:
pessoal desculpem a pergunta talves seja absurda mais qual e a diferenca entre estes metodos de CO2 e por uma bomba de ar com a pedra difusora para dentro do aqua ?

Com a bomba de ar estás a meter O2 dentro do aquário, que é bom para os peixes, sobretudo naqueles aquários onde há pouca oxigenação. O CO2 serve mais para ajudar no crescimento nas plantas e/ou para descer o pH. Para uma melhor explicação vê aqui.

Estar com os dois ligados, ou seja, O2 e CO2, é que não faz muito sentido porque um anula o "efeito" do outro.

Cumps

Publicado:
Com a bomba de ar estás a meter O2 dentro do aquário, que é bom para os peixes, sobretudo naqueles aquários onde há pouca oxigenação. O CO2 serve mais para ajudar no crescimento nas plantas e/ou para descer o pH. Para uma melhor explicação vê aqui.

Estar com os dois ligados, ou seja, O2 e CO2, é que não faz muito sentido porque um anula o "efeito" do outro.

Cumps

ok , obrigado .

Publicado:

Olá,

Era o fermento errado e a garrafa estava mal selada.

Obrigado a todos.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

• 2 semanas depois...
Publicado:

mais um a usar este metodo e ha dois dias que o montei e ate agora nada, ja vi a garrafa acho que ta tudo selado , mas tb tenho de selar a tamapa na parte que se enrosca ? , ou sera do fermento ROYAL

Publicado:
mais um a usar este metodo e ha dois dias que o montei e ate agora nada, ja vi a garrafa acho que ta tudo selado , mas tb tenho de selar a tamapa na parte que se enrosca ? , ou sera do fermento ROYAL

Em principio se a garrafa estier bem fechada, não vasa...

Deve ser do fermento. Tem de ser fermento de padeiro!

Publicado:
Em principio se a garrafa estier bem fechada, não vasa...

Deve ser do fermento. Tem de ser fermento de padeiro!

pois , entao se tem de ser fermento de padeiro é por isso !

Mas este fermento tb se encontra nos hipermercados ?

Publicado:
pois , entao se tem de ser fermento de padeiro é por isso !

Mas este fermento tb se encontra nos hipermercados ?

Olá,

Eu compro o fermento num supermercado (pingo doce) que tem padaria com fabrico próprio.

É só pedir na padaria que eles costumam vender.

É barato.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

• 2 meses depois...
Publicado:

Pessoal desculpem a minha ignorância, mas a meu ver mais vale perguntar do que vir a ter surpresas.

-O difusor, serve o do ar (pedra azul, normalmente) ou há algum próprio para CO2 ?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Pessoal desculpem a minha ignorância, mas a meu ver mais vale perguntar do que vir a ter surpresas.

-O difusor, serve o do ar (pedra azul, normalmente) ou há algum próprio para CO2 ?

Bom como ninguém respondia à minha questão colocada, aventurei-me e ... :twisted: posso dizer que é muito fixe ver as borbulhas a saírem, principalmente sabendo que são resultado de uma reacção ;)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Bom como ninguém respondia à minha questão colocada, aventurei-me e ... bang posso dizer que é muito fixe ver as borbulhas a saírem, principalmente sabendo que são resultado de uma reacção banana rock

dá para usar mas é capaz de nao dissolver bem o co2 na agua...

existe uns proprios para co2 mas normalmente sao mais caros,

eu n meu aqua de 60L tenho um igual ao teu e tou contente :puppydogeyes:

cump