[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .

Recommended Posts

Publicado:

aquilo está a deitar umas bolhas pequeninas mas esta muito fraquinho

devo adicionar mais fermipan?

• Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
- Alguém me sabe dizer quanto tempo dura a reacção numa garrafa simples de 1,5L até que seja necessário recarregar novamente a garrafa?

Depende, se meteres mais açucar dura mais tempo ("mais alimento"). Mais fermipan dura menos tempo("mais gente a comer"). :cry:

aquilo está a deitar umas bolhas pequeninas mas esta muito fraquinho

devo adicionar mais fermipan?

Se meteres mais fermipan realmente o caudal deve aumentar mas verifica primeiro o pH e a saturação de CO2, pode já ser suficiente e escusas de aumentar...

Até porque bolhas pequeninas dissolvem-se melhor na água. :wink:

Publicado:

Ola

Também eu construi um difusor de CO2 pelo metodo já aqui falado. Tenho medido quase diariamente o PH e noto que tem-me baixado normalmente para 6,0, sendo que o valor habitual era entre 6,5 e 7.

Á noite ligo a bomba do oxigénio e tento subir o pH para os valores habituais com recurso ao PH Plus da Sera. Eu imagino que não estou a agir bem e gostava que me aconselhassem de que forma poderei estabilizar o PH para não ter estas oscilações constantes.

Obrigado

Jonhny

Publicado:

boa tarde, tenho um difusor de CO2 da Nutrafin e pedia que quantidades de reagentes devo utilizar para fazer o difusor cazeiro de CO2, visto o depósito levar no máximo ( a 2cm do topo) 500ml de água. obrigado

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

O Alquimista

Publicado:

Respondendo ao BMSP:

1- Durará consoante a "mistela" que colocares mas normalmente entre 1 a 3 semanas. No meu caso, colocava uma chavena de cha de açucar, uma colher de fermipan e uma de bicarbonato de sódio e durava exactamente uma semana. Agora, estou a experimentar outra receita, que consiste em 400gr de açucar, uma colher de fermipan e uma de bicarbonato que deve durar 3 semanas sem parar.

2- Esses fermentos para os bolos não servem, tem que ser mesmo fermento de padeiro. Nos hipermercados encontras com relativa facilidade umas caixinhas pequeninas que dizem "Fermipan".

Espero ter ajudado.

Publicado:

eu tive sorte aqui na feira nova ao pé de casa eles tinham o fermipam mesmo ao lado do bicarbonato de sódio.

:arrow:

em relação ao reactor aquilo funciona ás mil maravilhas.

abraço

Publicado:

alguem é capaz de me explicar que tipo de fermento é esse?????

è o de padeiro , o de bolos ou algum especial ????

E se for o 3º , na utilizaçao de um dos dois primeiros a reaçao é a mesma ou tem mesmo que ser um especial

«««««Filiramoa»»»»»

Os Meus Aquarios:

* ..::Eleanor::..

Os Meus DIY:

* Aquario 100*50*50(250L)

* Filtro Interno

* Calha DIY

* Filtro U.V.

Publicado:

não tens nenhum hiper ao pé? basta perguntares a alguem que trabalhe lá e indicam-te onde ta o fermipan.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Tem de ser um fermento biológico, por isso não pode ser o de pastelaria.

Usa o de "padeiro"

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

• 2 meses depois...
Publicado:

Estava a pensar meter um sistema deste tipo (caseiro) com este difusor da hydor que vos parece?

sempre da para controlar o fluxo de co2 nao é?

http://www.hydor.it/index_en.htm

Tks

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

Cumprimentos

Angelo

Publicado:

como já foi referido noutro topico, não vais conseguir regular o fluxo de CO2 caseiro, pelo simples facto de ser uma reação com seres vivos e estes nunca vão parar, o que te pode acontecer e é quase de certeza é que a garrafa vai rebentar se tentares regular o fluxo para menos, pois a pressão na garrafa vai aumentar e esta não vai aguentar.

Publicado:

pois tens razap....

ja agora que difusor me aconcelham a comprar?na vossa opiniao um que seja bom:)

ja agora gostaria de partilhar este site com voces achei interessante a maneira como ele controlou o fluxo de co2 axo que ta muito bem pensado

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

ja agora a tabela como se le?ou seja fala das concentraçoes de co2 mas como se passa de concentraçoes para gotos/segundo?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

Cumprimentos

Angelo

• 1 mês depois...
Publicado:

Tenho uma duvida

quando comprei as plantas o dono da loja dise-me "estas plants percisam de muito dioxido de crbono, e queriam dar umas pastilhas de CO2" para por 1x por semana.

que me aconselham? as pastilhs ou o injector de Co2 caseiro?

eu ia mais para as pastilhas pois não baixa o PH.

Abraços e beijos :P

Publicado:

como regulam a quantidade de co2 que entra no aqua???? o problema é as quedas e subidas do ph, e aumento da concentraçao de co2 sem ser controlada... expliquem

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
johnny3001

usa mais fermento que acelera a reação e faz sair mais bolhas, mas agora tem cuidado porke podes adicionar mt e acelarar mt a reação...

Pedro

Mas se sair uma bolha de 10 em 10 seg. é bom ou mau .

Porque assim posso deixar a pedra difusora sempre dentro de agua que não fica com muito co2.

Corrijam-me se estiver enganado .

Publicado:

Boas! Montei o meu reactor caseiro hoje, e a colar o tubo a tampa da garrafa, usei cola de neoprene, aquela cola para fatos de mergulho etc... Fiz a mistura as 14h, e também pus a pedra difusora dentro daquelas caixinhas de rolos de fotografia.

estão a sair bolhas grandes de 10 em 10 segundos, inda a pouco fui ver o aquario já tinha uma planta a libertar oxigenio, mm bacano, o Ph maneteve-se neutro.

agora quando se desligar a luz, vou ligar a bomba de ar, para o aqua se manter.

Abraço Jaime

Publicado:
como regulam a quantidade de co2 que entra no aqua???? o problema é as quedas e subidas do ph, e aumento da concentraçao de co2 sem ser controlada... expliquem

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado: (editado)

oi eu tou em pensar em fazer 1 mas nao tenho a pedra difusora sera que posso fazer sem ela?

XAU!!!!

O meu aquario- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=51978

Editado por joao.macarrony

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Cumprimentos,

João Dias

Publicado:

boas..

eu confesso k não li todos os comentarios.. mas eu fiz hoje o preparado.. e inda não obtive bolhinhas.. a garrafa está mais elevada que o aquario, poderá isto ser prejudicial????

www.meusoliloquio.blogspot.com

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Publicado:
boas..

eu confesso k não li todos os comentarios.. mas eu fiz hoje o preparado.. e inda não obtive bolhinhas.. a garrafa está mais elevada que o aquario, poderá isto ser prejudicial????

Que mistura fizeste?

Experimenta a meter água quente (do esquentador) a reacçã é muito mais rápida, mas também se esgota mais depressa.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

a receita que usei foi a que está aqui no tópico.. a minha pergunta é.. há algum problema em ter a garrafa mais elevada que o aquario???

Publicado:

boas pessoal!

antes do mais grande post GOVERNA...

a minha dúvida!

tenho um aqua d 280 ltrs com DISCUS!

e quero fazer este DIY

estava a pensar colocar um garrafão de 5ltrs

agora precisava de saber as medidas de cada solução / ingrediente para não matar os discus bem como alterar muito o seu habitat!

assim agradecia umas dicas de quem fez o mesmo num garrafão ou de quem o saiba fazer sem ser arriscado para eu não os matar!

tb gostaria de saber como regular à melhor forma!

um obrigado!

bigsmile

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

penso que a regra de 3 simples que aprendemos na escola deve servir... proporcionalmente:

para um garrafao de 5l

3.33l de agua

3 colheres e pouco tanto de bicabornato como de fermento

e 3 chavenas e meia de açucar...

proporcionalmente deve ser assim..

mas espera por quem tenha uma receita já feita..

Publicado:

ok, obrigado! :bad-words:

estou a ver q tivestes positiva na regra 3 simples... :mrgreen:

lool :oops:

obrigado telmaf!

cumprimentos

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...