fjabrantes Publicado Setembro 2, 2008 Publicado Setembro 2, 2008 (editado) boas tenho um aqua de 40 cm 18 litros, e arrisquei a fazer um plantado da planta "cuba". tenho uma calha da sen sen PLL de 24 watts, aquele co2 de cupula e garrafa, substrato, uns plasticos proprios para tapar o substrato para este nao vir a superficie, coloquei uma arvore de bonsai que estava morta e ja esteve de molho, e coloquei um bocado de musgo de java para fazer tipo bonsai de musgo. coloquei o equivalente ao aquatam para retirar quimicos e coloquei bacterias, pois o filtro de mochila que tenho tem uma placa de bacterias. Pergunto quanto tempo de ciclagem ate começar a poder transferir os camaroes do aqua grande ? 3 semanas ? 1 mês ? quantas horas de luz por dia ? comprei fertilizante da seachem e disseram-me 10 gotas por semana ?? Tem uma coisa que eu sei que ficou mal foi ficar a ver-se a placa branca, eu sei disso fase da montagem com a agua acabada de ser colocada Pormenor da planta Pormenor da planta Editado Setembro 3, 2008 por fjabrantes Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 boas bota mas é fotos! eu apostava em um mês com camarões não facilites. quanto a luz eu apostava em 9 horas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
fjabrantes Publicado: Setembro 3, 2008 Autor Publicado: Setembro 3, 2008 vou ver se coloco hoje Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Molhinhos mais pequenos ficava muito melhor plantado. :D Abraço Citar
pee Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Para a cuba é mesmo isso, molhinhos pequenos, para ela depois de ir espalhando no crescimento... Boa iluminação, co2 a bombar, pela minha experiência com cuba, ela gosta bastante de potássio, por isso acho que alem de micros, se puderes fertiliza também com macros de potassio e ferro... Quanto ao tempo de iluminação, 10h no maximo e 8h no minimo a meu ver... Abraço Citar [color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url] [/size][/font][/color][/font][/color][/size]
fjabrantes Publicado: Setembro 3, 2008 Autor Publicado: Setembro 3, 2008 isto e a primeira experiencia, ja estou a fertilizar, ja tem co2, e 9 horas de luz por dia,vamos ver o que dá Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Boas, O que eu faria era tirar o papel de fundo que tens nesse aqua e colocar por exemplo um preto (nem que fosse um pedaço de cartolina), esses fundos com plantas dão um aspecto um bocadinho artificial aos aquários. Não precisavas de ter colocado a "arvorezinha" tao encostada ali ao canto, mas já que o fizeste podes aproveitar aquela zona para colocar o termostato lá atrás, sempre fica mais escondido Parece que cuba não te falta aí poderias a ter separado em quantidades mais pequeninas mas ela assim crese na mesma. Quando tiveres um tapete já compacto e um fundo diferente aquário até vai parecer outro :D Citar
fjabrantes Publicado: Setembro 5, 2008 Autor Publicado: Setembro 5, 2008 pois só que aquilo leva aquela placa por cima do substrato e coloquei a arvore por cima do sitio onde nao apanhava a placa senao ficava mais alto e depois saía fora do aqua. Pessoalmente quanto aos fundos,nao gosto de fundos pretos,a mim dá-me sempre a sensaçao que tem mais plantas. Esta planta quando a recebi nao pensava ser muito pequena, nao imaginas o trabalho que deu ir retirando do molho compacto com que eles vinham,teve de ser com uma pinça de electronica,tem bocados com 1 so planta que nao sei se se vem nas fotos mas o resto teve que ser por molhos, que quando chegou ao fim do dia tava com uma dor de pescoço que era obra. O termostato depois mudo. Este filtro da avipeixe chinês hbl-601 é mesmo silencioso, ja leva uma placa de bacterias, e 1 de filtraçao dum lado com lã,do outro com carvão Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 (editado) pois só que aquilo leva aquela placa por cima do substrato e coloquei a arvore por cimado sitio onde nao apanhava a placa senao ficava mais alto e depois saía fora do aqua. Pessoalmente quanto aos fundos,nao gosto de fundos pretos,a mim dá-me sempre a sensaçao que tem mais plantas. Esta planta quando a recebi nao pensava ser muito pequena, nao imaginas o trabalho que deu ir retirando do molho compacto com que eles vinham,teve de ser com uma pinça de electronica,tem bocados com 1 so planta que nao sei se se vem nas fotos mas o resto teve que ser por molhos, que quando chegou ao fim do dia tava com uma dor de pescoço que era obra. O termostato depois mudo. Este filtro da avipeixe chinês hbl-601 é mesmo silencioso, ja leva uma placa de bacterias, e 1 de filtraçao dum lado com lã,do outro com carvão São gostos. Mais importante do que os outros gostarem dos nossos aquário é que nós gostemos deles Acho é que aquela placa de plástico é desnecessária. Independentemente do que tens lá debaixo, com aquela quantidade de areão, o que tens não iria subir à superfície. Aliás, nunca tinha ouvido falar nessas placas. Editado Setembro 5, 2008 por Marta Silva Citar
krypticall Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 boas se nao estou em erro essas placas sao as que se usao nos filtros de fundo. a intençao com elas usadas talvez fosse nao misturar os substractos para servir para outras montagens , mas com uma rede metalica com a malha fina fazia o mesmo efeito. Citar
fjabrantes Publicado: Setembro 6, 2008 Autor Publicado: Setembro 6, 2008 nao e bem placas de fundo pareçe assim montado ,porque sao unidas por placas uma as outras com 10 cm por 5/6 cm. A funçao é mesmo para evitar que o substrato venha a superficie Citar
krypticall Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 boas nao sao iguais a estas ??? http://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/...-em-placas.html abraços Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 (editado) boas se nao estou em erro essas placas sao as que se usao nos filtros de fundo. a intençao com elas usadas talvez fosse nao misturar os substractos para servir para outras montagens , mas com uma rede metalica com a malha fina fazia o mesmo efeito. Pois, realmente quando vi a placa lembrei-me logo desses filtros de fundo que há uns anos se usavam muito... nao e bem placas de fundo pareçe assim montado ,porque sao unidas por placas uma as outras com 10 cm por 5/6 cm.A funçao é mesmo para evitar que o substrato venha a superficie Mas o substrato não vem à supeficie mesmo sem essa placa porque tem o peso do areão por cima (que também é um substrato, apesar de inerte). Mas agora que já está montado, a placa também não faz comichão a ninguém, mas para uma próxima montagem já ficas a saber Editado Setembro 6, 2008 por Marta Silva Citar
dalder Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 boas, por favor alguem consegue arranjar essa planta 'cuba' é que ja ando a messes atraz dela e ainda nao consegui nada, eu sou dos açores mais percisamente da terceira, e ca nas nossas lojas nao custuman ter muita variedade, por favor alguem me arranja, obrigado Citar
Marta Silva Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 boas, por favor alguem consegue arranjar essa planta 'cuba' é que ja ando a messes atraz dela e ainda nao consegui nada, eu sou dos açores mais percisamente da terceira, e ca nas nossas lojas nao custuman ter muita variedade, por favor alguem me arranja, obrigado Off-topic (desculpem):Abre um tópico no sub-fórum "procura" e talvez alguém tenha uma dose para te vender e possa mandar para aí por correio. Ou então compras a uma loja cá no continente e pedes que te enviem para aí (fica é mais caro) Citar
fjabrantes Publicado: Setembro 6, 2008 Autor Publicado: Setembro 6, 2008 pois nao foi o que me disseram e aconselharam na Avipeixe, se eu pussesse o substrato e com aquele areao a tendencia era o substrato vir ao de cima. Repito nao sao placas de filtro de fundo, sao placas com 10 por 5 cm encaixadas umas nas outras próprias para este feito de reter o substrato Citar
krypticall Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 pois nao foi o que me disseram e aconselharam na Avipeixe, se eu pussesse o substratoe com aquele areao a tendencia era o substrato vir ao de cima. Repito nao sao placas de filtro de fundo, sao placas com 10 por 5 cm encaixadas umas nas outras próprias para este feito de reter o substrato e foi as explicaçoes que lá te derao ?? :D bom mas isso é minino e era só para tirar a duvida á marta. olha uma dica para a cuba, micros e potassio e coisa que ela mais adora. Citar
fjabrantes Publicado: Setembro 6, 2008 Autor Publicado: Setembro 6, 2008 estou a fertilizar com um produto da seachem : flourish excel As explicaçoes foram essas,eu nao era para comprar as placas ,ele é que aconselhou por causa disso, foi na Avipeixe (Fernao Ferro ) Citar
krypticall Publicado: Setembro 6, 2008 Publicado: Setembro 6, 2008 estou a fertilizar com um produto da seachem : flourish excelAs explicaçoes foram essas,eu nao era para comprar as placas ,ele é que aconselhou por causa disso, foi na Avipeixe (Fernao Ferro ) esquece isso das placas, agora já está, mas numa proxima vez nao as uses que é escusado o excell pode ser usado como um complemento de co2 no aquario mas a funçao dele penso ser mais um algicida. se conseguires tenta arranjar um fertelizante á base de micros e um que contenha potassio. eu gostei da experiencia com a nutrafin , o Plant Grow ( micros ) e o N.P.K ( macros ) sao muito faceis de usar e quase completos. uma opiniao pessoal , era umas pedras para compor um pouco mais o aquario, e depois da cuba crescer e umas podas na arvore é capaz de ficar bem engrassado. abraços Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 (editado) Boas! Eu penso que o ideal seria teres mais uns 5 ou 6 Watts de luz,o que não quer dizer que com essa iluminação não possas manter a H.C.''Cuba'' saudável. Tenta manter o CO2 a bom ritmo,e arranja testes de Nitrato e Fosfato. A H.C.''Cuba'' gostaria se adicionasses umas gotinhas de Nitrogénio e Fósforo,em dias intervalados. Terás de dar-lhe também um bom fertilizante de Micro-nutrientes,e outro de Potassio.Aplica os fertilizantes diariamente,dividindo a dose semanal. Esse Flourish Excel que estás a aplicar não substitui as fertilizações,nem é fertilizante. Basicamente é carbono liquido e é usado tanto para substituir um sistema de CO2 em aquas pequenos,como para servir de algicida. Podes continuar a aplicar o Flourish Excel,mas não te esqueças das fertilizações.E trocas de água semanais são muito importantes num aqua dessa litragem. Agora terás é quanto a mim um problema...o areão de rio não é o mais indicado para plantar H.C.''Cuba''.Vais ver as plantas a soltarem-se e se quiseres fazer o tapete terás de ter a paciência de voltar a plantar os pés que se soltem. Para esta planta um substrato fértil por baixo e por cima uma camada de Akadama é o ideal,de modo a que as raizes se possam agarrar melhor. Editado Setembro 7, 2008 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
fjabrantes Publicado: Setembro 7, 2008 Autor Publicado: Setembro 7, 2008 realmente é verdade tem-se soltado algumas e eu tenho reenplantado, mas com akadama que é mais grosso, as plantas nao vao soltar-se tb ? tou é com um problema, a arvore que veio dum bonsai cá de fora que morreu e eu deixei de molho bastante tempo, as astes estao a ficar com bolor ? nao sei porquê Vou colocar um tronco normal que ja tinha ficado de molho e retirar a arvore. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 Com a Akadama é diferente. A textura da Akadama é rugosa e as raizes encontram maior aderência para se agarrar,enquanto que a textura do areão é mais lisa e a dificuldade para as raizes se fixarem é muito maior. Eu já consegui completar um tapete de H.C.''Cuba'' com areia branca,o que não é o mais correcto,pois a granulametria do substrato é uma das suas maiores virtudes.Porém na areia a H.C''Cuba'' vingou e no areão de rio já tentei e desisti.Neste meu último aqua,o ''Fluviatis'' tive de trocá-la por Glossostigma. Mas tenta,quanto maior o desafio melhor,não te qiero desanimar de maneira nenhuma,por eu não ter conseguido não quer dizer que seja impossivel. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
fjabrantes Publicado: Setembro 8, 2008 Autor Publicado: Setembro 8, 2008 e sempre bom ouvir opnioes, eu nao sabia, e foi o que me aconselharam na loja. Citar
fjabrantes Publicado: Setembro 9, 2008 Autor Publicado: Setembro 9, 2008 Só uma pergunta de iniciado, que eu nunca soube : fala-se na ciclagem de 1 mês mas ao fim de quanto tempo posso colocar o primeiro peixe tipo um limpa fundos ? Citar
mexas Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Boas, Se procurares no fórum irás encontrar vários tópicos sobre ciclagem. Isso do tempo é um bocado errado... para saberes com alguma precisão quando terminou o ciclo terás que fazer testes aos níveis de amónia e nitratos.Qualquer outra opção é pura especulação... até porque existem vários factores que podem apressar o ciclo ou mesmo retarda-lo... O ciclo chega ao fim quando a amónia e nitritos vão a zero depois de terem atingido um pico. Os nitratos nessa altura devem ter um valor considerável visto serem o resultado final do ciclo. (amónia -> nitritos -> nitratos) Os testes de Nitritos podes comprar mas não é fundamental e com a dureza só tens que te preocupar depois do ciclo concluído, para controlares a necessidade de sais com as tpa's. Citar Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
Recommended Posts