patriarca Publicado Setembro 2, 2008 Publicado Setembro 2, 2008 (editado) Boas tardes Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou um avitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Fotos em baixo. Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto. Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda: 1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ? 2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão? 3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ? 4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto) Para terminar deixo o meu setup 50 litros agua 12 Platys 4 Guppy 3 caracóis 1 anúbia 1 musgo de java 1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho) Valisneras TPA's semanais de 50% Filtro Eheim 2211 Luz 15W ligada 12h por dia Nitratos: 20 NH3/NH4: 0 mg PH: 7,5 Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ? Desde já obrigado Nelson Patriarca Editado Setembro 2, 2008 por patriarca [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
patriarca Publicado: Setembro 3, 2008 Autor Publicado: Setembro 3, 2008 alguém pode dar uma ajuda com as questões que deixei ? thks Boas tardes Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou um avitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Fotos em baixo. Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto. Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda: 1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ? 2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão? 3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ? 4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto) Para terminar deixo o meu setup 50 litros agua 12 Platys 4 Guppy 3 caracóis 1 anúbia 1 musgo de java 1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho) Valisneras TPA's semanais de 50% Filtro Eheim 2211 Luz 15W ligada 12h por dia Nitratos: 20 NH3/NH4: 0 mg PH: 7,5 Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ? Desde já obrigado Nelson Patriarca [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
LondonDragon Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Em primeiro nao me pareçe que Sera Florena tenha todos os nutriente necessarios para as plantas, é mais trace e tambem é precisos potassio etc.. Estarias melhor se compra-ses "Tropica Plant Nutrition +" que já trás todos os nutrientes que precisas para as plantas, com essa luz e tamanho do aqua apenas precisavas de 1 ou 2 ml por dia, nunca se deve meter fertilizantes todos de uma só vez para a samana toda, é melhor dividir e dar um pouco todos os dias. Segundo tens muitos peixes para o tamanho do aquario e isso depende tambem da frequencia e quantidade de comida que deitas, podes é fazer 50% TPA duas vezes por semana para começar a eliminar isso, e reduzir o tempo que as luzes estão ligadas para 8-10 horas no maximo. As folhas das anubias parte com o dedo na rihzone, e das vallis corta com uma tezoura que corte mesmo bem. Outro producto que ajuda a combater as algas e forneçe "carbon" para as plantas é "EasyCarbo" ou "Flourish Excel", 1ml por dia ias logo notar grandews diferenças, unica coisa com o Flourish Excel é que tem efeitos negativos em certas especies de Vallis. Boa sorte
patriarca Publicado: Setembro 5, 2008 Autor Publicado: Setembro 5, 2008 Viva Uma vez que a Vallis está a gerar novas folhas não seria melhor simplesmente retirar os pés que estão escuros ou degradados, é qu etenho ideia de ter lido que depois de cortadas à mão as Vallis não voltam a crescer, mas não sei se será bem assim. A dica da luz também já me tinham informado e já estou a fazer 9h (15 - 00h) Vou então verificar o Tropica Plant para ver o que contém, mas a verdade é que o Sera fez com que as plantas voltassem a ter vigor e até as flutuantes voltaram a aumentar. Quanto à alimentação, deixo pequenas quantidades 2x por dia (manhã e noite), em geral em 1 minuto -no máximo- desaparece tudo. Dos 12 Platy que tenho 5 são nascidos há 2 semanas, por isso ainda andam por ali a "navegar" Em relação às algas, apenas usas o produto que referes ou tens algum peixe que seja "comilão" de algas (otto ou SAE) ? Nelson Em primeiro nao me pareçe que Sera Florena tenha todos os nutriente necessarios para as plantas, é mais trace e tambem é precisos potassio etc..Estarias melhor se compra-ses "Tropica Plant Nutrition +" que já trás todos os nutrientes que precisas para as plantas, com essa luz e tamanho do aqua apenas precisavas de 1 ou 2 ml por dia, nunca se deve meter fertilizantes todos de uma só vez para a samana toda, é melhor dividir e dar um pouco todos os dias. Segundo tens muitos peixes para o tamanho do aquario e isso depende tambem da frequencia e quantidade de comida que deitas, podes é fazer 50% TPA duas vezes por semana para começar a eliminar isso, e reduzir o tempo que as luzes estão ligadas para 8-10 horas no maximo. As folhas das anubias parte com o dedo na rihzone, e das vallis corta com uma tezoura que corte mesmo bem. Outro producto que ajuda a combater as algas e forneçe "carbon" para as plantas é "EasyCarbo" ou "Flourish Excel", 1ml por dia ias logo notar grandews diferenças, unica coisa com o Flourish Excel é que tem efeitos negativos em certas especies de Vallis. Boa sorte [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 8, 2008 Publicado: Setembro 8, 2008 Boas tardes Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou uma vitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto. É um bocado verdade... LOL Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda: 1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ? É coincidência, mas aposta nas TPA's. Se bem que quase todos os peixes saltam, alguns fazem-no porque querem fugir a algo. 2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão? Perto do Rizoma 3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ? Cortar na base. 4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto) Nas pedras deixa estar. Nos vidros com um cartão rijo, tipo crédito, raspas. Para terminar deixo o meu setup 50 litros agua 12 Platys 4 Guppy 3 caracóis 1 anúbia 1 musgo de java 1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho) Valisneras TPA's semanais de 50% Filtro Eheim 2211 Luz 15W ligada 12h por dia Nitratos: 20 NH3/NH4: 0 mg PH: 7,5 Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ? Ferve que não deve haver problema. Se não se desfazem, estão ok. Desde já obrigado Nelson Patriarca Desculpa só responder agora, mas só agora vi o mail. Ando ocupadissimo e estou aos poucos a voltar aos vários fóruns onde participo. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Recommended Posts