29André Publicado Setembro 2, 2008 Publicado Setembro 2, 2008 ola a todos. estou a montar um aqua de 54l e tenho umas duvidas quanto a iltminacao. gostava que me ajudassem quanto aos watts e numero de lampadas( pode ser so uma, sendo que a calha tem perto de 50 cm?) pretendo por plantas como cabomba, valisnerias,feto de java e parvula. o que acham? Citar
mexas Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 Isso depende um bocadinho de plantas para plantas... Não te esqueça que algumas plantas necessitam de co2 e de boa iluminação. Sobre a iluminação pergunta ao membro/patrocinador ramirezi, ele pode-te indicar o mais certo para as plantas que queres. Citar Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
sergiocaneca Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 ola a todos. estou a montar um aqua de 54l e tenho umas duvidas quanto a iltminacao. gostava que me ajudassem quanto aos watts e numero de lampadas( pode ser so uma, sendo que a calha tem perto de 50 cm?)pretendo por plantas como cabomba, valisnerias,feto de java e parvula. o que acham? Boas Andre As plantas que pretendes nao sao muito exijentes em termos de iluninacao (como o mexas referiu o co2 ajuda um pouco) mas tens uma calha de 50Cm com que lampadas? Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
29André Publicado: Setembro 2, 2008 Autor Publicado: Setembro 2, 2008 a lampada e de 15 watts. alguem tem ideias sobre o que fazer? Citar
sergiocaneca Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 a lampada e de 15 watts. alguem tem ideias sobre o que fazer? Boas Andre Por acaso nao é um aquatlantis??? se for (mesmo nao sendo, digo isto porque tenho 1) podes sempre alterar para uma PLL 36W ou 55W (precisas trocar o balastro os casquilhos e a lampada) Manda MP se precisares mais detalhes. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
AMPF Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 a lampada e de 15 watts. alguem tem ideias sobre o que fazer? Boa Noite André e antes de mais boa sorte para o teu aqua O que vou dizer é pela minha experiência que não é assim tanta como isso. A potencia da iluminação, Watts, ideal depende de multiplos factores sendo o principal o tipo de aquario e plantas que tens ou queres ter no teu aqua. Para um aqua moderadamente plantado com algumas plantas exigentes, uma calha de 30 W seria o mais aconcelhavel, no entanto eu tenho num aqua semelhantes (54 Lts) uma calha de 15 e as plantas estão optimas. As vezes o tipo de lampada tb influencia, pois teres uma planta propria para plantas podera minimizar o prob da falta de W Como disse o que te referi é da mnh vivencia de aquariofilia, ainda mt recente, no entanto espero ter ajudado. Boa noite Citar
joints Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Boa Noite André e antes de mais boa sorte para o teu aqua O que vou dizer é pela minha experiência que não é assim tanta como isso. A potencia da iluminação, Watts, ideal depende de multiplos factores sendo o principal o tipo de aquario e plantas que tens ou queres ter no teu aqua. Para um aqua moderadamente plantado com algumas plantas exigentes, uma calha de 30 W seria o mais aconcelhavel, no entanto eu tenho num aqua semelhantes (54 Lts) uma calha de 15 e as plantas estão optimas. As vezes o tipo de lampada tb influencia, pois teres uma planta propria para plantas podera minimizar o prob da falta de W Como disse o que te referi é da mnh vivencia de aquariofilia, ainda mt recente, no entanto espero ter ajudado. Boa noite eu sou newbie nisto mas aqui vai... tenho um aqua igual ao teu 60x30x35 e a melhor solução que encontrei foi instalar uma CFL Dulux 24W ( 1450 lm ) podes instalar duas e ficar com 48W ( que eu achei demais ), ou então 2 x 18W CFL Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
sergiocaneca Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Boas Andre Basta uma PLL de 36W/6500K e ficas com o problema resolvido. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Godlike Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Boas, 15w nunca irás conseguir ter plantas saudáveis, de cor forte e densas. EX: a camboba com pouca luz fica com espaços entre os rebentos de maior dimensão tornando a planta feia (a planta tende em crescer rapidamente em altura na procura de maior incidençia de luz) , mas se tiveres perto de 30w (como o sérgio referiu 36w PLL) e com CO2 de fermentação notas logo uma diferença brutal no aspecto das plantas, pois os espaços vão ser mais reduzidos tornando a planta mais densa e bonita... Citar Cumps
William Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Movido para o subforum correcto Citar
Recommended Posts