Recommended Posts

Publicado

ola a todos. estou a montar um aqua de 54l e tenho umas duvidas quanto a iltminacao. gostava que me ajudassem quanto aos watts e numero de lampadas( pode ser so uma, sendo que a calha tem perto de 50 cm?)

pretendo por plantas como cabomba, valisnerias,feto de java e parvula. o que acham?

logofino320x76.jpg

Publicado:

Isso depende um bocadinho de plantas para plantas... Não te esqueça que algumas plantas necessitam de co2 e de boa iluminação.

Sobre a iluminação pergunta ao membro/patrocinador ramirezi, ele pode-te indicar o mais certo para as plantas que queres.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Publicado:
ola a todos. estou a montar um aqua de 54l e tenho umas duvidas quanto a iltminacao. gostava que me ajudassem quanto aos watts e numero de lampadas( pode ser so uma, sendo que a calha tem perto de 50 cm?)

pretendo por plantas como cabomba, valisnerias,feto de java e parvula. o que acham?

Boas Andre

As plantas que pretendes nao sao muito exijentes em termos de iluninacao (como o mexas referiu o co2 ajuda um pouco) mas tens uma calha de 50Cm com que lampadas?

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
a lampada e de 15 watts. alguem tem ideias sobre o que fazer?

Boas Andre

Por acaso nao é um aquatlantis??? se for (mesmo nao sendo, digo isto porque tenho 1) podes sempre alterar para uma PLL 36W ou 55W (precisas trocar o balastro os casquilhos e a lampada)

Manda MP se precisares mais detalhes.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
a lampada e de 15 watts. alguem tem ideias sobre o que fazer?

Boa Noite André e antes de mais boa sorte para o teu aqua

O que vou dizer é pela minha experiência que não é assim tanta como isso.

A potencia da iluminação, Watts, ideal depende de multiplos factores sendo o principal o tipo de aquario e plantas que tens ou queres ter no teu aqua.

Para um aqua moderadamente plantado com algumas plantas exigentes, uma calha de 30 W seria o mais aconcelhavel, no entanto eu tenho num aqua semelhantes (54 Lts) uma calha de 15 e as plantas estão optimas.

As vezes o tipo de lampada tb influencia, pois teres uma planta propria para plantas podera minimizar o prob da falta de W

Como disse o que te referi é da mnh vivencia de aquariofilia, ainda mt recente, no entanto espero ter ajudado.

Boa noite

Publicado:
Boa Noite André e antes de mais boa sorte para o teu aqua

O que vou dizer é pela minha experiência que não é assim tanta como isso.

A potencia da iluminação, Watts, ideal depende de multiplos factores sendo o principal o tipo de aquario e plantas que tens ou queres ter no teu aqua.

Para um aqua moderadamente plantado com algumas plantas exigentes, uma calha de 30 W seria o mais aconcelhavel, no entanto eu tenho num aqua semelhantes (54 Lts) uma calha de 15 e as plantas estão optimas.

As vezes o tipo de lampada tb influencia, pois teres uma planta propria para plantas podera minimizar o prob da falta de W

Como disse o que te referi é da mnh vivencia de aquariofilia, ainda mt recente, no entanto espero ter ajudado.

Boa noite

eu sou newbie nisto mas aqui vai...

tenho um aqua igual ao teu 60x30x35 e a melhor solução que encontrei foi instalar uma CFL Dulux 24W ( 1450 lm )

podes instalar duas e ficar com 48W ( que eu achei demais ), ou então 2 x 18W CFL

Publicado:

Boas, 15w nunca irás conseguir ter plantas saudáveis, de cor forte e densas.

EX: a camboba com pouca luz fica com espaços entre os rebentos de maior dimensão tornando a planta feia (a planta tende em crescer rapidamente em altura na procura de maior incidençia de luz) , mas se tiveres perto de 30w (como o sérgio referiu 36w PLL) e com CO2 de fermentação notas logo uma diferença brutal no aspecto das plantas, pois os espaços vão ser mais reduzidos tornando a planta mais densa e bonita...

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!