Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario de agua salgada a 2 meses com escumador / 25 k rocha viva/filtro exterior eheim profissional II, os parametros da agua permanecem estaveis.

P.H. 8

D.1.024

TEMP.30 G (agora no pico do verao)

amonia -0

nitritos- 0

nitratos-22.5

k.h-9

Estas condiçoes permanecem sem grandes oscilacoes desde a montagem do aquario , os dois ocellaris foram os 2 primeiros peixes que adequiri na mesma loja recomendado pelo logista por serem faceis de tratar e reesistentes nesta fase inicial(lembro que so foram colocados apos 1 mes do aquario montado apesar da agua para o aquario já ter vindo dos aquarios do logista).

Assim a temperatura apesar de alta tem sido assim desde o inicio e mesmo na loja ronda os 29 G.

Os 2 ocellaris vieram bem estavam bastante activos e comiam de repente um começa a ficar pouco activo a nao comer e estar sempre escondido nas rocha, além de parecer estar sempre de boca aberta e parecer um pouco mais palido.

Logo ao fim de 8 dias morreu , entretanto passados 6 dias e com os mesmos sintomas morreu o outro.

Realço ainda que todos os outros habitantes mais 3 peixes mais sensiveis estao de perfeita saude e activos e comem, só aconteceu naqueles dois.

Apos ao 1 morrer fiz a minha 1 troca parcial de agua em cerca de 30 litros visto que tenho um aquario de 240 litros.

PRECISO DE AJUDA URGENTE POIS APESAR DE TER REALIZADO TODOS OS TESTES NOVAMENTE E TEREM DADO OS MESMOS PARAMETROS MENCIONADOS ANTERIORMENTE ESTAO PREOCUPADO E MUITO RETICENTE PRECISO DE AJUDA!!!!!!!!!

Publicado:

Olá

Eram precisos mais dados para te poder ajudar

1 - Que agua usas no teu aquario ?

2 - Que espumador usas ?

3 - Com que frequencia limpas o filtro externo ?

4 - Que usas dentro dele ?

5 - Os testes estarão correctos ? mesmo ?

6 - Não terá havido um excesso de alimentação ?

7 - Que produtos utilizas para tratar a agua antes de a introduzires no aquario ?

Estes são alguns dos dados que era preciso sabermos.

(Morrerem "palhaços" é estranhissimo com os parametros da agua que indicas) mas em apenas 2 meses 22.5 de nitratos é poluição a mais. ALGO VAI MAL nesse sistema de filtragem.

um abraço

Publicado:

só um pensamento, que pode nada ter a ver com essas mortes;

a quanto tempo esse filtro exterior não e limpo?

as minhas condolencias :? .

Publicado:
Apos ao 1 morrer fiz a minha 1 troca parcial de agua em cerca de 30 litros visto que tenho um aquario de 240 litros.

A minha experiencia nos salgados ainda é muito pouca, mas penso que esta pode ser a causa da morte dos peixes... aquario com 2 meses, 5 peixes e nenhuma troca parcial de água :?:oops:

Hugo Santos

Publicado:

O Hugo já disse tudo.

3 explicações:

- 2 meses e 5 peixes. :?

- 22.5 de nitratos :oops::wink:

- temperatura a 30º :wink::shock::shock:

Acho que não é preciso mais informações.

P.S.:Retira esse filtro externo.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

1-inicialmente agua do proprio lojista ja maturada á 3 meses .Repusisoes de agua semanais devido as evapurasoes com serca de 10 litros de agua doce de guarafao adcionando a essa agua um produto(aquasafe da aquatiq nature)

2-o escumador é Seaclone 100 da aquatiq nature marinland com capasidade ate 350litros. ja sei que nao e o melhor escumador estou a pensar em trocar por um berlin mas este esta a funcionar retira espuma para o copo diariamente e lipo o copo semanalmente.

3- o filtro tem apenas 2 meses foime dito pelo lojista que as masas filtrantes so sao repostas de 6 em 6 meses meio sexto

4-dentro do seco umido da eheim uso-masas filtrantes biologicas substrate pro da marca, no filtro eheim pro 2 de 3 sextos uso 1 sexto ehsimech filtragem mecanica 2 sexto bolas de filtragem biologica brancas da jbl 3sexto zolit

5 os testes que uso da tetra e sao de verificasao por cores as unicas duvidas que posso ter e no teste do ph que posso ter 8 ou 8.3

e nos nitratus e um intermedio entre 12 e22.5foime recumendado um produto busser duma marca aleman para subir o kh e o ph.

6-alimentacao 2 vezes dia quantidades reduzidas flocos da bioplASTE e artenia congelada.

7- elem disso a temperatura ser alta nao tenho curais por esa mesma rasao e os peixes alem de estarem desde a primeira hora com estas temperaturas em perfeita saude ja vinham da loja com estas mesmas temperaturas (algarve-verao)

porfavor ajudem-me muito obrigado

Publicado:

O aquario tem 240 litros.

O s outro peixes nao me recordo dos nomes cientificos, mas um e uma donzela,o outro algo como zebrocromis e mais um peixe palhaço ainda juvenil.

Publicado:

Bem... por onde é que vamos começar... :?

Publicado:

Ora bem...

Como já deves ter compreendido (ou talvês não) a única coisa bem feita no teu aquário parece ser a reposição de água. Mas mesmo isso só de semana a semana, faz com que a salinidade tenha alterações muito significativas.

Tudo o resto: ESTÁ MAL!

Eu não consigo encontrar nada bem feito... Podia estar aqui a dizer, alteras isto, mudas aquilo, mas acho que não vale a pena. Na minha opinião se queres fazer as coisas bem feitas, tens amor ao dinheiro e sobretudo aos seres vivos, e és compreensivo, monta tudo de novo.

Sendo que como o fazer já existem milhentos tópicos aqui no forum. Seria só procurar, mas disponibilizo-me a repetir tudo novamente se quiseres fazer as coisas como deve de ser, ou seja, bem feitas.

Se assim quiseres, eu pessoalmente (e estou certo que todos os outros) digo-te o que deves fazer, se não quiseres é questão de procurares aqui no forum sobre os diversos assuntos e vais perceber facilmente o que tens mal.

P.S.1:O que digo aqui e o que te irei dizer a ti (se quiseres), não são saberes meus, conseguidos pela minha experiência, são saberes comuns, partilhados por milhares de reefs espalhados pelo mundo e que têm aquários de sucesso. Eu não percebo nada disto...

P.S.2: Se queres um conselho, começa tudo de novo. Não julgues que vais conseguir remediar o irremediável. O teu setup está mal conseguido desde a sua concepção. Acredita que vais gastar MUITO mais dinheiro a tentar remediar, que fazendo tudo de novo. Lembra-te que o que te aconteceu já aconteceu a milhares de outros aquariofilistas, inclusivé alguns aqui do forum. Não vale a pena tentar remediar o irremediável, na minha opinião... Se qiuseres ajuda, estamos cá para isso mesmo :?

Publicado:

Olá

Na minha opinião deves desligar imediatamente (para não mais ligar) todos os filtros. (Podes troca-los todos por um bom escumador e rocha viva no individo que te os vendeu)

(agua do proprio lojista ja maturada á 3 meses) não foi grande ideia .(Reposisoes de agua semanais) Têm que ser diarias.

Num aquario marinho os filtros externos não devem de existir.

Faz uma troca de agua de 20% para já durante 15 dias (de osmose inverssa se possivel)

Não sei se tens (não o dissestes) mas se não tens precisas de rocha viva, recomendava-te 40 a 50 kg.

Num aquario de agua salgada apenas precisas de um bom espumador, um bom substracto ( a base de aragonite ) e de rocha viva.

Tenta comprar rocha o mais maturada possivel, assim como o mais leve possivel.

Umas garrafas de agua congelada ou uma ventuinha apontada á superficie do aquario podem-te ajudam-te a diminuir essas temperaturas.

Um abraço

Publicado:

Escumador...

Escumador... :?

Publicado:

desde ja muito obrigado a todos por me ajudarem.

Hugo aceito a tua ajuda mas tendo em conta o equipamento que tenho que alteraçoes farias ? sera que tiravas o filtro seco humido e deixavas o eheim pro2 mais o escumador . irei trocar em breve o meu escumador por outro que é um BERLIM achas que vale apena ?

JUCA MUITO MAS MESMO MUITO OBRIGADO PELAS IDEIAS PARA EU BAIXAR A TEMPERATURA DO MEU AQUARIO ADOREI E VOU JA TRATAR DISSO HOJE .

HUGO assim aguardo a tua ajuda e de todos ,obrigado mais uma vez

Publicado:

Bom...

Primeiro, tens de retirar qualquer filtro externo ou interno. Não se devem usar em reefs.

Depois esse escumador nem para 50litros serve (algum exagero como é evidente, mas para mais de 200 nao da de certeza).

Sinceramente eu não iria para um Berlim, embora seja um bom escumador. Iria ou para um Deltec ou para um H&S ou para um grotech. Mas aqui já vai de cada um e já é daquelas coisas onde se pode ter várias opiniões. Agora nos filtros, não há volta a dar. Retira isso já ;)

Em relação à temperatura já estás ilucidado. Uma ventoinha daquelas de pc pode ser suficiente. A temperatura não deve baixar dos 25º nem subir dos 28º.

Depois terás de pensar no substrato. O ideal é um sistema de DSB, ou seja, um sistema com uma camada tão alta quanto possível de areão o mais fino possível (aragamax, por exemplo). Aqui se tiveres mais uns cobres, podes optar directamente por areia viva e poupas algum trabalho de lavar a areia e assim, para além da ciclagem ser bem mais rápida. Atenção que há quem não utilize este sistema.

A iluminação para um aquário de 240 littros, pode ser efectuada por uma hqi de 150W, se o aquário não ultrapassar 1 metro de comprimento.

Eu colocaria qualquer coisa como 6000l/h de circulação. Se o aquário for minimamente comprido, talvês optasse por uma stream, se for menos que 120cm talvês seja corrente a mais. Maxijets, conjugadas com uma bomba de retorno de cerca de 2500l/h fariam a festa, por exemplo.

Na sump, teria apenas aquelas curvas para retirar bolhas e um refúgio com macroalgas.

Com cerca de 30 quilos de rocha viva, já poderias começar a ciclar o aquário. Sendo que a quando da introdução de cada peixe, colocarias mais 4/5 quilos de rocha. Mais uma peixe, mais 5 quilos, mais outros peixe, mais 5 quilos; E por aí fora.

A questão da reposição da água evaporada, faz-se através de um reservatório (tão grande quanto possível) a pingar o dia todo (de preferência apenas à noite) com kalk. Água de osmose (fundamental) + Kalk. Quanto maior o reservatório, menos manutenção terás de fazer. Eu neste momento posso deixar o meu aquário de 450L durante 3 semanas sem que seja preciso qualquer intervenção nele.

Basicamente é isto. Falta só dizer que se possível, usar sempre água natural de qualidade, colectada num local próprio. Se fizeres isto tudo, estou certo que não terás de ir de 15 em 15 dias à loja comprar novos peixes. Nem de mes a mes, nem de ano a ano.

P.S.:Atenção que este método é apenas um método e não "O" método. Aconselho-te a estudar bem todas as possibilidades e optares por uma e seguí-la à risca. Não existem métodos melhores ou piores. Existem é pessoas que sabem cumprir as necessidades de um método e pessoas que não sabem cumprir essas mesmas necessidades.

Qualquer coisa... estamos aí :wink:

Publicado:

Agradeço desde já a vossa colaboração mas continuo com algumas duvidas????

1-Eu nao tenho espaço para uma sump e nao se torna viavel devido a estetica da casa pois o aquario tem 1.20 metros e ja vem com o armario do proprio material da decoração da casa.(AQUARIO DA BIOPLAST)

Assim como devo proceder o filtro eheim profissional II nao substitui em parte a filtragem que e feita na sump????,isto porque e mesmo logisticamente impossivel fazer uma sump!!!,quais as alternativas será que posso nao ter sump nem filtro ou devo ficar com o filtro,pois fiz uma pesquisa nos setups dos membros e apesar de agrande maioria ter sumps alguns nao as têm e outros tem filtros a que se deve isto as dimensoes dos aquarios????

2-Em relaçao ao reservatorio para oa kalkwasser existe alguma forma de o colocar no interior do armario debaixo do aquario se sim como fazer e onde comprar o materal e se fixca muito caro.

3-Quando falam em agua natural posso recolher-la das praias que testes devo realizar e que alteraçoes devo fazer por exemplo como ajustar a temperatura e outros parametros, isto porque sou de Faro e tenho muito mar a minha porta??!!!

4-Em relação a iluminação o meu aquario tem tampa e eu queria melhora-la mas nao a retirar a tampa tem 2 lampadas de 1.10m uma da JBL marine day 40w e a outra da marine glow actinica de 40 w.

Queria melhorar mas mantendo a tampa como por reflectores mais um adaptador para mais uma lampada e espero porque gosto muito consigar instalar um moonlight(ricardo lacerda).

5-O substracto que tenho sao 8 k de calcium ( para manterp.h.), e mais 6 kilos de areia coralina, o que devo tirar????

6-o escumador já seabia que fui enganado e apenas mencionei o (berkim) pois foi o unico que me falaram ser bom e ter o sistema de pendurar na borda do aquario, pois o meu e desse sistema e tive que cortar a tampa o aquario o que se nao coloca-se ficaria horrivel e a minha mulher matava-me, alem disso como nao posso ter uma sump e a unica alternativa,desta forma aconselhem-me quais os mais indicados sabendo que o corte de saida da agua do escumador e de 8 cm e que o de o tubo de entrada de agua que vem da bomba para o escumador e de 2.5cm e que da ponta do 2º recorte ao fim do ultimo recorte vao 9 cm, e evidente que se pode ajustar cortando mais largo mas nuca mais fino ou sem recortes!!!

Para terminar o centro da questão e que eu pertendo ter um aquario de peixes de agua salgada com alguns corais e muita rocha viva previligiando desta forma os peixes aos corais assim nao sendo um reef completo que sugestões serão indicadas para estas questões!!!!!!

JOAQUIM FONSECA ( FARO) QUIM-ZE

AGRADEÇO A AJUDA DO JULIO MACIEIRA E DO HUGO RSF.

COLABOREM UM POUCO MAIS COMIGO PARA CONSEGUIR ADAPETAR O QUE TENHO AO MAIS INDICADO.....

Publicado:

Viva quimze

Bom vamos lá com calma para não te assustares, e vamos establecer prioridades :

Base e objectivo : aquário de 240 lt ( suponho 120 x40x50 ) para peixes e aguns corais ( atenção que vamos limitar os corais a discossomas , sacphytons e outrs couro )

Premissa errada - àgua maturada - não existe água maturada existem sim massas filtrantes maturadas sejam elas sinteticas ou naturais ; as naturais- rocha viva e areia viva - são as melhores para água salgada porque não só nitrificam como desnitrificam

Prioridades :

- Rocha viva - aumentar para 45 a 50 kg no total de boa qualidade e bem curada e ao mesmo tempo retirar massa filtrantres dos filtros externos ,mas podes deixá-los ligados para fazer circulação e podes colocar dentro desse filtros carvão activado para água salgada e uma boa esponja de fosfatos quando precisares.

-Circulação - Como o hugo disse obter cerca de 6000 lt/hora no somatorio das bombas todas , ou seja vê o que tens e compra uma power head adequada .

- iluminação - por enquato poderás deixar assim mas retira a tampa para diminuires a temperatura ( aumenta a evaporação e logo também te permite adicionar mais Kalkwasser )e aumentares a concentração de oxigénio; mai tade compra uma calha de Pl( power compact ) ou T5

- o escumador para já serve sobretudo se fizeres TPA?s

- não adiciones mais peixes durante um Mês ,porque para mim tiveste ou tens Oodinium e vamos ver se os outros peixes se safam.

- No teu aquário não deverás ter mais do que 6 peixes - 3 pequenos e 3 médios , ou 9 pequenos .

- faz a reposição diária com água de osmose e kalkwasser , junto ao escumador ( vê a evolução do nano do Duarte ); como o Júlio disse,caso contrário as variações de salinidade são muito grandes

- opta por meter detritivoros e comodores de algas - camarões , ofiurus, ermitas e turbos

Não desanimes

Cump.

Rui

Publicado:

Oi quimze, o Hugo e o Rui ja disseram tudo... apenas tens de seguir as indicações que te foram dadas :)

Só quero acrescentar mais uma coisa:

2-Em relaçao ao reservatorio para oa kalkwasser existe alguma forma de o colocar no interior do armario debaixo do aquario se sim como fazer e onde comprar o materal e se fixca muito caro.

Em relação ao reservatório de kalk ser colocado por baixo do aquario, penso nao ser boa ideia, uma vez que a agua vai sair do reservatorio para o aquario por acção da gravidade... e como este esta por cima, não vai la chegar nada.

A maior parte do pessoal tem um sistema muito simples para fazer esta reposição... um garrafão de 5L por cima do aquario (escondido) com um daqueles sistemas de soro de modo a fazer a reposição gota a gota.

Boa sorte!!

Hugo Santos

Publicado:

Olá Joaquim

Em primeiro lugar quero te dizer que tambem eu comprei "mal" equipado o meu primeiro aquario para ser montado como aquario de recife...Não foste o unico e certamente não serás o ultimo.... :)

Em segundo lugar o aspecto estetico dos aquas talvez seja um dos maiores desafios de todos os aquariofilistas um pouco mais experienttes, que começa no tamanho da casa, ás dimenssões da sala e até ao tamanho do aquario (movel de suporte). Dava sempre jeito mais um pouco de espaço.

(Compreendo as tuas razões esteticas e a minha mulher tambem sabe disso)

Respondendo agora as tuas questões começo por te dizer para tomares nota das recomendações do nosso colega Rui Ferreira de Almeida.

Em relacção ao Kalwasser recomendo -te a compra de um osmolator pois com isso resolves 2 problemas:

- A reposição da agua ( ao minuto de acordo com a evaporação)

- Introdução de Kalkwasser

Conheço poucos aquaristas que todos os dias ponham a pingar durante a noite o kalk, eu e alguns mais que conheço, adicionam-no directamente na agua de reposição e assim vai sendo introduzida no aquario de acordo com a evaporação.

Como não tens um refrigerador recomendo-te o uso de garrafas de gelo durante o dia e de ventuinha durante a noite, já que assim provocas mais evaporação durante a noite e por sua vez introduzes mais kalk, que te ajudará a manter op PH do aquario (durante a noite sem luz o PH cai ).

Em relacção á iluminação, acho que já observastes que so serve mesmo para "betas" :)

Esqueci-me da água.... mas quanto a agua , eu se morasse em Faro não gastava dinheiro em sal (pensso que digo tudo).

Publicado:

Olá

Eis algumas da hipoteses para a recolha de agua do mar (em minha opinião):

1 - Leva testes contigo e procura a apanhar junto á rocha (evita apanhar a agua junto a foz de um rio)

2 - Caso desconfies da agua leva-a para casa e passa-a por um filtro UV (Ultra Violeta)

3 - Guarda-a em casa 8 dias dentro de um deposito ás escuras.

4 - Apanha a agua numa zona batida (evita zonas de agua parada)

A agua do mar tem milhões de anos de equilibrio jamais a conseguiremos equiparar nos nossos aquarios.

Um abraço