Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos e queria a vossa opinião para o seguinte:

1: qual das duas propostas é a melhor? se é que é boa ideia esta divisão.

2: a agua deverá ser a mesma para todos os peixes? com pequenos furos entre as placas ou cada um com a sua agua?

3: Não penso ter filtro, apenas TPA semanais de 20 a 25%.

4: Os primeiros peixes são Fundulopanchax Gardneri Lafia Gold que pelo que li, são de facil manutenção e reprodução.

foto projecto

Pic_16358_1.jpg

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Boa tarde,

Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos e queria a vossa opinião para o seguinte:

1: qual das duas propostas é a melhor? se é que é boa ideia esta divisão.

2: a agua deverá ser a mesma para todos os peixes? com pequenos furos entre as placas ou cada um com a sua agua?

3: Não penso ter filtro, apenas TPA semanais de 20 a 25%.

4: Os primeiros peixes são Fundulopanchax Gardneri Lafia Gold que pelo que li, são de facil manutenção e reprodução.

foto projecto

Pic_16358_1.jpg

abc

JJ

Eu penso que não devias meter a água de uns em contacto com a dos outro, porque se tiveres perda de ovos de uns para os outros depois podes ter dificuldades em identifica-los. Especialmente se forem parecidos´.

Abraços deste novo killófilo!

David Lucas

Publicado:

Viva,

Em primeiro lugar eu pessoalmente acho que um aquario dividido e com comunicação tem os seus inconvenientes, principalmente no que diz respeito à propagação das doenças. Há, no entanto, quem na APK utilize um sistema de filtragem para todos os aquarios ou o aquario dividido e em comunicação e em ambas as situações com bastante sucesso.

Acho que a tua primeira opção é preferivel, sobretudo se tens Fundulopanchax. Os litros de água são importantes para um bom crescimento desta espécie.

A segunda tem o inconveniente do maneiro (limpeza, recolha de ovos, etc..), sobretudo se o aquario está encostado a uma parede e o acesso à segunda fila é complicado.

Poderá, no entanto, ser adequado para espécies mais pequenas.

Espero ter ajudado e estou ao teu dispor para esclarecimento de qualquer dúvida.

Convido-te a aparecer nas reuniões da APK que são abertas a todos os interessados na killifilia. Aí poderás contactar com alguns dos melhores criadores a nível internacional.

Luis Oliveira

APK 06

Tesoureiro e Gestão de Sócios

Publicado:
Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos(...)

É um tema complicado e não existe uma resposta simples. Há vantagens e desvantagens na utilização de espaços divididos que partilham a mesma água.

Porém, dado que estás a começar, recomendo-te vivamente que não uses aquários divididos porque acrescentam maior complexidade ao sistema.

Começa apenas com uma espéce (os Lafia são bons) e passa à seguinte só quando fizeres pelo menos um ciclo completo, isto é, obteres ovos, criares as crias e estas, por sua vez, colocarem ovos.

A etapa mais dificil é criares os alevins e é aqui que deves concentrar esforços. Os peixes pequenos são mais sensiveis a doenças tais como o odinium e, como estão geralmente em espaços pequenos, basta um ligeiro descuido para morrerem.

É desaconselhável passares a outra especie sem dominares bem as técnicas de criação de alevins e sem teres conseguido retirar alguns adultos a partir do teu primeiro casal.

Miguel

Publicado:

Olá Jorge, boas noites.

Desculpe, mas tenho que dizer isto: as duas soluçôes apresentadas não são viáveis.

Eu explico:

A minha experiência diz que cada espécie deve ter o seu aquário por motivos de limpeza/higienização periódica

quando se muda de espécie!

Diga-me lá se não é mais fácil lavar um aquário de 20 l numa varanda, terraço ou banheira, do que lavar um aquário de 135 l, ainda por cima com algumas divisórias com água?

É verdade que tem a razão económica mas ponderando os prós e os contras penso que se optar por esta solução fica a perder em mobilidade.

Claro que isto é apenas uma opinião...

Cps

A. CAstro, apk137

Publicado:
Olá Jorge, boas noites.

Desculpe, mas tenho que dizer isto: as duas soluçôes apresentadas não são viáveis.

Eu explico:

A minha experiência diz que cada espécie deve ter o seu aquário por motivos de limpeza/higienização periódica

quando se muda de espécie!

Diga-me lá se não é mais fácil lavar um aquário de 20 l numa varanda, terraço ou banheira, do que lavar um aquário de 135 l, ainda por cima com algumas divisórias com água?

É verdade que tem a razão económica mas ponderando os prós e os contras penso que se optar por esta solução fica a perder em mobilidade.

Claro que isto é apenas uma opinião...

Cps

A. CAstro, apk137

Boas,

Eu aceito todas as vossas opiniões e criticas, até porque aqui estou a zeros em conhecimento.

realmente a ideia de ter a mesma agua para as varias partições já tinha sido colocada de parte, agora o negocio que ia fazer com aqua de 1 metro foi cancelado, o vendedor vende-o quando ja estava comprometido comigo, enfim, por mim tudo bem, passemos a frente...

A minha opção passa por comprar os vidros e montar pequenos aquas conforme a necessidade destes pequenos, isto porque não gosto muito de ve-los em caixas de plastico porque retiram a visibilidade sobre os mesmos, mas em ultimo caso lá terá que ser...

Luis Oliveira, quando são as reuniões da APK? e em que local?

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Olá Jorge.

Desde já bem vindo ao mundo dos killis.

Eu sou de corroios,se quiseres podes passar por cá pa veres os meus killis e depois se quiseres vamos juntos á reunião(é no de 13 deste mes em monsanto).

Se por acaso te fizeres sócio da APK o teu problema vai ser arranjar sitio para tantos peixes,eu que o diga,sou sócio desde fevereiro e já tenho 8 especies diferentes e todas elas oferecidas por socios da APK.Já tive que dizer que não a alguns pois já não tenho espaço para tanto peixe. bang

Um abraço,

Luís Passeiro

APK 250

Luís Passeiro-APK250

Publicado:

Viva,

O Luis já te respondeu.

És sempre bem vindo e poderemos conversar sobre o caminho mais adequado para o que pretendes.

Luis Oliveira