Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola,

Tenho uma aquário de agua doce, mas sempre me senti fascinado pelos de agua salgada...

Agora que tenho oportunidade de começar um de agua salgada, queria algumas sugestões e alguns esclarecimentos....

Eu gostava de ir montando tudo ao poucos tipo, por a agua e o areao, depois ir pondo a rocha aos poucos e por fim alguns corais e peixes!

O Aquário já o tenho ele tem 80x40x50h, também já arranjei o areão de coral esmagado, e agora gostava de saber quantos kg deve levar e saber se tem de ser lavado ou passado por agua apenas ou se o posso colocar directamente?

A questão da Agua posso por directamente da torneira com o sal ou tenho de comprar o aparelho de osmose e colocar logo essa??

O aquário não tem sump por baixo, mas por detras tem o local para as bombas de circulação, o escumador, e uma zona com uma esponja verde e umas bolas de plástico,

sem ter qualquer tipo de corais ou peixes tenho de por as bombas a funcionar na mesma, certo???

Quanto a bombas tenho tambem já 2 Powerhead 802 e 2 New-Jet 1200 e 1700, isto serve?!?!

Na questão da iluminação tenho uma calha de HQI de uma lâmpada, preciso de uma lâmpada como sei qual a melhor? e onde comprar? e outra coisa quantas horas vai ser preciso estar ligada.

Obrigado a todas as ajudas que poderem dar...

Tiago

Editado por TiagoSTI
Publicado:

Antes de mais, bem vindo ao fórum, vizinho (também sou de Belas)

O Aquário já o tenho ele tem 80x40x50h, também já arranjei o areão de coral esmagado, e agora gostava de saber quantos kg deve levar e saber se tem de ser lavado ou passado por agua apenas ou se o posso colocar directamente?

No total necessitas de 30Kg de rocha. Podes colocar metade viva e metade morta, mas para iniciar deves colocar mais viva.

Deves dar só uma lavagem só com água ao aqua para retirar algum resíduo que tenha.

A questão da Agua posso por directamente da torneira com o sal ou tenho de comprar o aparelho de osmose e colocar logo essa??

Deves utilizar osmose + sal ou água natural. A água da torneira promove o crescimento de algas indesejáveis e os parametros da mesma são negativos para os vivos, principalmente quando vais começar. Mesmo que utilizes água natural, necessitas na mesma de osmose para repor a água que evapora, pois é só h2o.

O aquário não tem sump por baixo, mas por detras tem o local para as bombas de circulação, o escumador, e uma zona com uma esponja verde e umas bolas de plástico,

sem ter qualquer tipo de corais ou peixes tenho de por as bombas a funcionar na mesma, certo???

as bolas de plástico (biobolas) podes ter no inicio, mas depois de teres uma boa quantidade de rocha viva, podes retirar, pois a filtragem biológica passará a ser feita pela rocha. Essa esponja verde, deves retirar, pois vai acumular bastantes detritos que vão entrar em decomposição rapidamente.

Assim que iniciares o aqua e colocares rocha, deves ter pelo menos uma bomba a funcionar, o termostato e o escumador, para iniciares a ciclagem da água.

Quanto a bombas tenho tambem já 2 Powerhead 802 e 2 New-Jet 1200 e 1700, isto serve?!?!

Sobre circulação, deves ter cerca de 4000lts/h.

Na questão da iluminação tenho uma calha de HQI de uma lâmpada, preciso de uma lâmpada como sei qual a melhor? e onde comprar? e outra coisa quantas horas vai ser preciso estar ligada.

Antes de mais tens de ver de quantos Ws é que é a lâmpada. Seja de 70w ou 150w, deves comprar, na minha opinião, uma lampada de 10.000k ou 14.000k. Eu gosto bastante das lâmpadas da Aquamedic.

Quanto ao tempo que deve estar ligada, é relativo, pois há quem tenha mais do que outros. Eu tenho cerca de 9h, mas podes colocar mais 1 ou menos 1. Deves também colocar pelo menos 1 lâmpada actinica, de preferência T5, pois terás mais potência em Ws.

Publicado: (editado)

Thanks Vizinho!!!!

Entao so devo por o aquario a funcionar quando tiver tudo!

Outra coisa o que e uma lâmpada actinica ou t5?

Editado por TiagoSTI
Publicado:

Lampadas actínicas são lampadas azuis proprias para aquário. normalmente têm 25.000k ou mais.

Lampadas T5 são lampadas tubolares, tipo as da cozinha, mas mais finas e com uma concentração de energia (Ws) superior.

Não queres passar um dia por minha casa? Podia mostrar-te isto tudo e dar uma explicação ao vivo com exemplos de materiais.

Publicado:

Obrigado pelo convite, vou mesmo aceitar!!!

Para aprender e mesmo falar com quem sabe!!!

Vou te enviar PM com os meus contactos....