wahit Publicado Julho 23, 2004 Publicado Julho 23, 2004 Boas! Comprei este móvel com tampo 100x30 numa loja de animais, que vai levar em cima um aquário com 100x30x40 e cheio de calhaus (biotopo Tanganyika). Portanto o peso vai ser de uns 180-200Kg (muito por alto nos 200Kg). A espessura do contraplacado é de 1,5 cm em todo o movel. A questão que tenho é: irá este movel aguentar com o aquário? É que falei com um membro aqui do fórum e ele mostrou-se bastante reticente. Não quero estar a arriscar encher o aqua de água e ao fim... POOOFF!! Ir tudo para o chão :D :D Obrigado pela ajuda!!! Citar
nunomiguel Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Viva, Eu tive um móvel desses e aguentava na boa. Depois de levar com o aqua em cima nem abanava. Da maneira como está feito (desenho/dispoisção da madeira "nas pernas") penso que não terás problemas. Citar Cumprimentos, Nuno
wahit Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Sim, o desenho do movel aguenta bem... mas tou a falar da espessura do contraplacado que é 1,5 cm... Citar
rec Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Aquario 180*65*65 80K rocha viva 25k rocha morta e mais umas ninharias movel semelhante de 20 mm expessura .........nunca deu problemas............. PS. verifica BEM com um nivel de bolha de ar se o movel esta bem direito. Citar
wahit Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Aquario 180*65*65 80K rocha viva 25k rocha morta e mais umas ninharias movel semelhante de 20 mm expessura .........nunca deu problemas............. PS. verifica BEM com um nivel de bolha de ar se o movel esta bem direito. Too late! O móvel está já metade cheio, mas não abana... Mais opiniões please Citar
Pedro Pelote Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 O movel parece o suficiente Porem só uma ideia que até pode ser desnecessária. Caso ai em casa haja crianças ou algum cão (grandinho) o melhor é na parede atrás do movel colocar umas poleias aparafusadas à parede e à superficie topo do movel. è que como ele é relativamente estreito uma força bem aplicada atrá e lá vai ele para a frente (ou talvez não) Mas aqui fica o esquema (opsss.) fiz um desenho todo à maneira mas não percebo como o posso colocar aqui. Espero ter ajudado cumprimentos Pedro Pelote[/img] Citar
Tiago Proença Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Eu tenho um movel igualzinho a esse e ate agora aguenta á vontade,nunca deu problemas,nem abana Citar EX-Naysel
Mónica Nunes Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Boas. Também tenho um movel igualzinho ao teu, e aguenta na boa o meu aquario, mas também so deve ter uns 140kg, mais coisa menos coisa, mas o meu pai ja o afastou duas vezes da parede e ate agora zero problemas. Citar All the pretty things are going to hell!!!
Nuno Antunes Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 O problema dos móveis é o equilibrio de forças que tem que ser conseguido para conseguirem descarregar todo o peso do aquário. No caso do teu móvel o peso é descarregado por esses 2 pés com essa estrutura em T. Além disso tens a prateleira que ajuda a distribuir o peso de forma uniforme e impede que a madeira vergue e parta. Depois isso não é um contraplacado qualquer. São madeiras prensadas e aguentam bem a pressão. Poderias ter problemas se a base de apoio do móvel fosse instável ou não plana. Se a base assentar numa superficie plana o peso é convenientemente distribuido e como tal o equilibrio de forças mantem-se. Eu vou construir para o meu aquário de 200L um móvel com base em vigas de madeira de 10X5. Mas isso é porque o meu móvel é oco por dentro e como tal tenho que compensar a falta de um suporte central com um aumento da grossura das pernas do móvel e das barras de sustentação. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
wahit Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Boas! Obrigado pelas opiniões... Vou mesmo arriscar e montar já tudo. O peso total do aqua deve rondar os 160Kg, vejamos: - aqua de 120litros - +- 28Kg de areia - +- 18Kg de pedras Citar
Nélio Santos Publicado: Julho 24, 2004 Publicado: Julho 24, 2004 oi, eu tenho um aquário desses e 120 litros é a capacidade em bruto, na verdade acho que só consegues mesmo por uns 80 litros de água lá dentro... e o móvel aguenta na boa Citar
Miguel Madeira Publicado: Julho 24, 2004 Publicado: Julho 24, 2004 Eu não sei é se o aqua aguenta com as pedras, se for igual ao meu, ou seja, com vidros de 6 mm de espessura. Citar Ao natural
Ricardo Pinto Publicado: Julho 24, 2004 Publicado: Julho 24, 2004 Nesse caso poes uma placa de esferovite para distribuir o peso sobre o vidro. Citar
ZANITO Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Wahit, mais preocupado que tu tou eu, com um movel de 120*40, q tem la um aqua 120*40*50 em cima, com aproximadamente 240 litros e 30 Kg areão. Comprei o móvel, veio desmontado, tive a monta-lo e tal, acabado de montar, sentei-me eu e mais 2 amigos em cima, so para testar, e rangia. Agarrava no movel abanava-o dum lado po outro e sentia-se um pouco. O porque nao sei, mas arrisquei, e até agora não partiu. Penso que como tava desmontado, os buracos onde levam as juncoes de madeira para encaixe nao deviam estar (inxados), por isso o barulho. Tava preciusar dum peso destes para ficar tudo no devido lugar. Se ele partir eu aviso ehehe, KIDDING, espero q n parta!! Isto tudo para te dizer, que não tens que ter nenhum problema com o teu movel, há casos mto piores que o teu ehehe. Citar
wahit Publicado: Julho 25, 2004 Autor Publicado: Julho 25, 2004 hehehe... thanks! Já montei o aqua e para já o movel parece rijo Para fotos.. cliquem na minha assinatura Citar
Gil Miguel Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Boas pessoal eu fui o primeiro a dar uma opiniao ao wahit sobre o movel e pela ma experiencia que ja tive com contraplacados aconselhei-o a ter mto cuidado com o movel e ir observando a tabua aonde assenta o aquario. Mtos aki disseram que o Peso ta mto bem distribuido no movel etc, mas eu tenho um movel tb assim e o facto é que partiu, tar a sobrecarregar madeira prensada com pesos na ordem dos 200 kilos ou mais é sempre uma ideia arriscada, nao a curto prazo, mas a longo prazo e aos poucos e poucos mtas vezes a placa de contraplacado começa a ceder... e as vezes o risco é desnecessario QTo ao Aqua vai observando se a placa ta a dobrar ou nao . Se achas que aguenta mete mais pedras que um aquario de africanos sem mta pedra nao rende Citar www.ecorecife.com
RicardoBC Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Olá a todos, gostei muito do móvel, tou a pensar fazer um para mim do mesmo género, mas ao meu gosto, so tenho um problema, é para aguentar com perto de 600KG, e não sei qual a espessura e tipo de madeiras utilizar. Alguem me pode dar umas dicas? Abraço Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Frenchy Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Fala com o utilizador Pedro Pacheco! Usa a função pesquisar e encontra-o! Ele faz móveis na zona do Porto, pode ser que te ajude! Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Recommended Posts