Vai este móvel (contraplacado) aguentar??

Recommended Posts

Boas!

Comprei este móvel com tampo 100x30 numa loja de animais, que vai levar em cima um aquário com 100x30x40 e cheio de calhaus (biotopo Tanganyika). Portanto o peso vai ser de uns 180-200Kg (muito por alto nos 200Kg).

movele.gif

A espessura do contraplacado é de 1,5 cm em todo o movel.

A questão que tenho é: irá este movel aguentar com o aquário? É que falei com um membro aqui do fórum e ele mostrou-se bastante reticente. Não quero estar a arriscar encher o aqua de água e ao fim... POOOFF!! Ir tudo para o chão :lol: :D :lol: :D

Obrigado pela ajuda!!!

Partilhar nas redes sociais

Aquario 180*65*65

80K rocha viva

25k rocha morta

e mais umas ninharias

movel semelhante de 20 mm expessura

.........nunca deu problemas.............

PS. verifica BEM com um nivel de bolha de ar se o movel esta bem direito.

Aquario 180*65*65  

80K rocha viva  

25k rocha morta  

e mais umas ninharias

movel semelhante de 20 mm expessura

.........nunca deu problemas.............

PS. verifica BEM com um nivel de bolha de ar se o movel esta bem direito.

Too late! O móvel está já metade cheio, mas não abana... :?

Mais opiniões please :oops:

O movel parece o suficiente

Porem só uma ideia que até pode ser desnecessária.

Caso ai em casa haja crianças ou algum cão (grandinho) o melhor é na parede atrás do movel colocar umas poleias aparafusadas à parede e à superficie topo do movel.

è que como ele é relativamente estreito uma força bem aplicada atrá e lá vai ele para a frente (ou talvez não)

Mas aqui fica o esquema

(opsss.)

fiz um desenho todo à maneira mas não percebo como o posso colocar aqui.

Espero ter ajudado

cumprimentos

Pedro Pelote[/img]

Boas.

Também tenho um movel igualzinho ao teu, e aguenta na boa o meu aquario, mas também so deve ter uns 140kg, mais coisa menos coisa, mas o meu pai ja o afastou duas vezes da parede e ate agora zero problemas.

All the pretty things are going to hell!!!

O problema dos móveis é o equilibrio de forças que tem que ser conseguido para conseguirem descarregar todo o peso do aquário.

No caso do teu móvel o peso é descarregado por esses 2 pés com essa estrutura em T. Além disso tens a prateleira que ajuda a distribuir o peso de forma uniforme e impede que a madeira vergue e parta.

Depois isso não é um contraplacado qualquer. São madeiras prensadas e aguentam bem a pressão.

Poderias ter problemas se a base de apoio do móvel fosse instável ou não plana.

Se a base assentar numa superficie plana o peso é convenientemente distribuido e como tal o equilibrio de forças mantem-se.

Eu vou construir para o meu aquário de 200L um móvel com base em vigas de madeira de 10X5. Mas isso é porque o meu móvel é oco por dentro e como tal tenho que compensar a falta de um suporte central com um aumento da grossura das pernas do móvel e das barras de sustentação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Boas!

Obrigado pelas opiniões...

Vou mesmo arriscar e montar já tudo. O peso total do aqua deve rondar os 160Kg, vejamos:

- aqua de 120litros

- +- 28Kg de areia

- +- 18Kg de pedras

:)

Wahit, mais preocupado que tu tou eu, com um movel de 120*40, q tem la um aqua 120*40*50 em cima, com aproximadamente 240 litros e 30 Kg areão. Comprei o móvel, veio desmontado, tive a monta-lo e tal, acabado de montar, sentei-me eu e mais 2 amigos em cima, so para testar, e rangia. Agarrava no movel abanava-o dum lado po outro e sentia-se um pouco. O porque nao sei, mas arrisquei, e até agora não partiu. Penso que como tava desmontado, os buracos onde levam as juncoes de madeira para encaixe nao deviam estar (inxados), por isso o barulho. Tava preciusar dum peso destes para ficar tudo no devido lugar. Se ele partir eu aviso :P ehehe, KIDDING, espero q n parta!!

Isto tudo para te dizer, que não tens que ter nenhum problema com o teu movel, há casos mto piores que o teu ehehe.

cheers

Pic_652_1.jpg

Boas pessoal cheers

eu fui o primeiro a dar uma opiniao ao wahit sobre o movel e pela ma experiencia que ja tive com contraplacados aconselhei-o a ter mto cuidado com o movel e ir observando a tabua aonde assenta o aquario.

Mtos aki disseram que o Peso ta mto bem distribuido no movel etc, mas eu tenho um movel tb assim e o facto é que partiu, tar a sobrecarregar madeira prensada com pesos na ordem dos 200 kilos ou mais é sempre uma ideia arriscada, nao a curto prazo, mas a longo prazo e aos poucos e poucos mtas vezes a placa de contraplacado começa a ceder...

e as vezes o risco é desnecessario :P

QTo ao Aqua vai observando se a placa ta a dobrar ou nao ;). Se achas que aguenta mete mais pedras :roll: que um aquario de africanos sem mta pedra nao rende 8)

• 1 mês depois...

Olá a todos, gostei muito do móvel, tou a pensar fazer um para mim do mesmo género, mas ao meu gosto, so tenho um problema, é para aguentar com perto de 600KG, e não sei qual a espessura e tipo de madeiras utilizar. Alguem me pode dar umas dicas?

Abraço

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!