Recommended Posts

Publicado

Boa Noite.

Primeiro de tudo gostaria de dizer que sou um total analfabeto no que toca a aquariofilia logo peço desde já que perdoem a minha ignorância.

Continuando... eu quero adquirir um aquario como prenda de anos para a minha mãe que é a "expert" (pelo menos aos meus olhos ;)) em aquariofilia, ela já tem 2 aquarios e os mantêm á alguns anos. Este ano decidi aproveitar os meses de trabalho no estrangeiro por parte da minha mãe para lhe preparar a surpresa de aniversário (finais de novembro), um novo aquario para um móvel que temos no corredor, algo que era desejado á muito.

E digo isto tudo porquê? Ora bem sendo o novato que sou na matéria e querendo que isto seja surpresa o forum vai ser a minha principal fonte para tirar as duvidas :P, tendo já sido uma grande ajuda para compreender alguns principios básicos.

Ora bem... Primeiro de tudo a compra do aquário... O móvel tem 185 de comprimento e 40 de largura/profundidade, no entanto não achava muito boa ideia ter o aquário assim ao limite limite... Para além disso posso acrescentar que será de água quente que é o que de momento a minha mãe tem. Portanto a questão é a seguinte:

1- Compro um aquário á medida com 180x45x(altura que recomendam?), e se optar por esta onde posso pedir para fazer, considerando que vivo em lisboa e preços bons era agradável.

2- Têm ideia de alguma medida standard e/ou algum aquario com medidas próximas de modo a que poupe na compra...

Desde já agradeço qualquer ajuda :) e peço desculpas pelo testamento ;).

Pedro Costa

Publicado:
ola

so uma coisa o movel aguenta com um aqua deses em cima sem se desmanchar

Por acaso não foi algo em que tivesse pensado muito. O móvel neste caso até são dois gémeos lado a lado, cada um com uma porta e algum espaço interior. Portanto basicamente tem um apoio extra no centro. Durante este tempo todo (2 anos) o móvel tem servido para aguentar algumas, bastantes enciclopedias e loiça, a madeira é de qualidade e é claro ainda não vergou... Vendo bem não posso assegurar que aguente todo o peso... Alguém conhece algum modo de testar?

Publicado: (editado)

boa noite costa

mais do k tudo bem vindo ao nosso mundo aquatico

bem em relação ao aquario n tenho nada a dizer mas tem em concideração ao peso.

bem vou explicar. lol .... ora se keres um aquario 180x45x40=324000 ora isto da 324litros..

grande aquario pá mas 324litros equivale a 350kg...

hora os moveis vão aguentar este peso??????????????

ha ainda falta as pedras as plantas e o ariao.

pensa bem

abraço

Editado por cliotuning
Publicado:
Por acaso não foi algo em que tivesse pensado muito. O móvel neste caso até são dois gémeos lado a lado, cada um com uma porta e algum espaço interior. Portanto basicamente tem um apoio extra no centro. Durante este tempo todo (2 anos) o móvel tem servido para aguentar algumas, bastantes enciclopedias e loiça, a madeira é de qualidade e é claro ainda não vergou... Vendo bem não posso assegurar que aguente todo o peso... Alguém conhece algum modo de testar?

tira umas fotos do movel e ve quanto mede a madeira de espessura

principalmente o tampo

TOYOTA

Publicado:

Realmente pode ser um pouco arriscado. 350 kg é um peso substancial que já justificava uma armação em ferro no movel de suporte.

Porque não optas por algo ligeiramente menor?

160x40x40=256L --> qualquer coisa a volta dos 280kg... um peso mais seguro...

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Fotos não vou conseguir pelo menos até pedir emprestado uma máquina ou telemovél... Quando á espessura, tanto o tampo como as laterais têm 3cm de espessura.

Quanto a reduzir também é uma hipótese, que provavelmente será o que vou ter de fazer, agora, aposto mais na largura, altura ou comprimento?

Quanto ao aquário em si pergunto-me ainda se o mando fazer ou encontro algum com medidas semelhantes (ou faço-o eu o que não me parece lá mt provável), tudo depende muito do preço, vantagens e desvantagens.

Publicado:
Fotos não vou conseguir pelo menos até pedir emprestado uma máquina ou telemovél... Quando á espessura, tanto o tampo como as laterais têm 3cm de espessura.

Quanto a reduzir também é uma hipótese, que provavelmente será o que vou ter de fazer, agora, aposto mais na largura, altura ou comprimento?

Quanto ao aquário em si pergunto-me ainda se o mando fazer ou encontro algum com medidas semelhantes (ou faço-o eu o que não me parece lá mt provável), tudo depende muito do preço, vantagens e desvantagens.

e o movel e de madeira maçica ou e de aparite (madeira prensada e colada )

em relaçao ao movel sempre podes meter uma placa de contraplacado maritimo por cima do movel do tamanho do aqua

e por dentro meteres umas pecas em ferro para reforçar os cantos de maneira que nao fique o movel a abanar

TOYOTA

Publicado:

Não, os móveis são mesmo madeira maciça, doutra forma nem punha a questão de aguentarem... Hoje a tarde tou a pensar colocar de novos os livros todos por cima e sentarme em cima dele pa tentar fazer pelo menos +100kg, em apenas um móvel. Bem como ir dá uma volta ao centro comercial e a umas lojas ver se encontro alguma coisa..

Publicado:
Não, os móveis são mesmo madeira maciça, doutra forma nem punha a questão de aguentarem... Hoje a tarde tou a pensar colocar de novos os livros todos por cima e sentarme em cima dele pa tentar fazer pelo menos +100kg, em apenas um móvel. Bem como ir dá uma volta ao centro comercial e a umas lojas ver se encontro alguma coisa..

entao se e mesmo madeira macica basta meteres uns exquadros em baixo a reforcar que em prencipio deve dar

fica bem

TOYOTA

Publicado:

Eu mandava fazer.

Mas tambem depende do que queres fazer. Eu aí metia no minimo 150x o tamanho de fundo que tens e metia-lhe umas rochas cacárias. Depois era ciclideos africanos, umas anubias/ valisnérias/echinodorus ou outras plantas rijas.

E ficava lindo!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
...Eu mandava fazer....

Ou então, falaria com algum serralheiro no sentido em ir lá a casa e ver se seria possível refoçar os ditos com ferro.

Na minha opinião, não será tanto a espessura do tampo que suportará o peso mas, sim a estrutura e, existem alguns móveis que não têm estrutura para suportar muito peso. Mandar fazer o móvel deve sair muito caro.

Em relação ao aqua, acho que devias tentar encurtar a largura em 5 cm e a profundidade também se, o corredor for um local de passagem estreito. Em relação à altura, acho que poderias colocar 50 cm. E ficarias com 350 litros brutos; descontando a agua que não chega ao topo e acrescentado uns valentes quilos de areão dir-te-ia que esses 350 vão ser ultrapassados!!

Boa sorte bigsmile

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:
Ou então, falaria com algum serralheiro no sentido em ir lá a casa e ver se seria possível refoçar os ditos com ferro.

Na minha opinião, não será tanto a espessura do tampo que suportará o peso mas, sim a estrutura e, existem alguns móveis que não têm estrutura para suportar muito peso. Mandar fazer o móvel deve sair muito caro.

Em relação ao aqua, acho que devias tentar encurtar a largura em 5 cm e a profundidade também se, o corredor for um local de passagem estreito. Em relação à altura, acho que poderias colocar 50 cm. E ficarias com 350 litros brutos; descontando a agua que não chega ao topo e acrescentado uns valentes quilos de areão dir-te-ia que esses 350 vão ser ultrapassados!!

Boa sorte biggrin

Não sei porquê, mas pelas descrições que ele tem feito, o móvel dele é muito mais resistente que a porcaria que se vende nas lojas, com aquas da mesma litragem...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!