Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Ando numa de montar um aquário novo e fazer um tapete pela primeira vez!

Já andei a ver HC "Cuba" e Riccia Fluitains mas pelo que li são plantas de grande manutenção e secalhar demais para um iniciado como eu.

Continuei a procurar e descobri as Eleocharis que também me agradaram.

Sobre a Eleocharis Parvula a informação que encontrei é que era um planta de baixa manutenção e simples de manter.

Quanto à Eleocharis Aciculares não encontrei quase nada...

Esta planta (eleocharis aciculares) também é de baixa manutenção e fácil de manter?

Tanto a Aciculares como a Parvula necessitam de CO2?

Qual é que dá um aspecto mais bonito em tapete (aciculares ou parvula) ? Na verdade achei que eram muito parecidas...

Obrigado.

Cpts.

Francisco

Editado por xikopit

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Boas, são de facto muito parecidas com a diferença que a acicularis atinge uma altura maior (o dobro) da parvula.

podes usar a Eleocharis parvula para um tapete frontal e a Eleocharis aciculares para o fundo. São ambas de fácil manutenção e a utilização de CO2 depende exclusivamente da rapidez com que pretendas que o tapete se crie, eu não uso CO2 e a Eleocharis espalha-se muito bem, mas o que demora 6 meses sem CO2 é conseguido com 2 com CO2, grosso modo.

Espero que sirva de ajuda.

Publicado:

Se quiseres formar um tapete com uma dessas plantas terás que ter condições razoáveis de Co2, iluminação e alguma fertilização. A riccia tem que ser presa com algo ao fundo e não dará um aspecto tão uniforme como tapete se não for trabalhada.

A Eleocharis Acicularis é mais alta que a Eleocharis Parvula, demorando por isso mais tempo a compactar. Dará mais trabalho.

As plantas em si até nem são muito difíceis de manter, mas para se desenvolverem de modo a formarem o tal tapete precisam de algumas condições, de algumas exigências.

Para veres os efeitos que produzem basta googlares, tens lá muitos aquários.

One Fish Standing

Kurichiba