Kebras Publicado Julho 22, 2004 Publicado Julho 22, 2004 ola a todos !!! Bem tenho um aqua de 60 cm, da aquapor, já vai ai uns seis meses, no entanto estou com o mesmo problema que todas as outras pessoas tiveram quando compraram estes aquarios, A ILUMINAÇÃO!!!! É muito fraquinha,mesmo para conseguir manter poucas plantas,e ainda por cima tem um tom amarelado, que esse problema ja resolvi e coloquei uma daylight, mas continua a ser insuficiente, 20w para 60 litros é muito pouco !!! O que devo fazer pa corrijir este problema ? Eu ja pesquisei bues por todas as mensagens que têm a ver com iluminação, só que queria evitar fazer uma tampa nova queria so colocar mais uma ou duas lampadas, para assim prefazer uma boa iluminação tanto para as plantas como para a estetica do aqua !!!! já agora o meu aquario e o aquapor space junior!!! Desde ja agradeço a vossa ajuda !!! Citar http://aquanaturae.blogspot.com
Nuno Antunes Publicado: Julho 22, 2004 Publicado: Julho 22, 2004 Simples... Se o que queres é apenas mais potencia luminosa e não queres andar a construir coisas novas e usar a calha existente então é assim: 1- Retiras o balastro, lampada, casquilhos, etc da calha. 2- Vais a uma loja de electricidade ou hipermercado e compras casquilhos para lampadas normais 3- aproveitas a embalagem e compras 2 ou 3 lampadas fluorescentes compactas (lampadas economizadoras de energia) Estas lampadas têm potencias de 18w e com jeito consegues colocar 3 numa calha dessas da aquapor. Só precisas de um pouco de bricolage e consegues colocar tudo a funcionar numa calha aquapor. Se procurares bem por aqui no forum há mensagens de vários users que fizeram essa "engenhoca". Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Kebras Publicado: Julho 22, 2004 Autor Publicado: Julho 22, 2004 Antes de mais obrigado pela resposta !!!! Não é assim tão simples, antes fosse, pois a calha que vem com o meu aqua é uma calha desenhada apenas para uma lampada compacta !!!! E o que eu pretendo é em vez de ter la uma ter 3, mas aquela calha so dá mesmo para uma!!! Já sei que muitos alteraram calhas de flurescentes normais para calhas duas ou tres compactas, mas nesse caso a calha é grande tem muito espaço !!!! Agora no meu caso, aquela calha não passa mesmo de um pedaço de plastico com uma compacta la dentro, nao sei se me fiz entender!!!! mais uma vez obrigado, se alguem tiver uma solução para este problema, postem aqui sff!!! Citar http://aquanaturae.blogspot.com
Ivo Serralha Publicado: Julho 22, 2004 Publicado: Julho 22, 2004 olá, Epah colocar mais lampadas nessas calhas... Não estao preparadas para levar mais lampadas e se puseres mais lampadas a calha sendo de plantico é capaz de derreter. Um elemento do forum (samufish) alterou a sua calha e pos 2 lampadas, envia-lhe uma MP a perguntar como fez a alteração. Acho que era melhor fazeres uma calha nova em madeira, não custa muito (dinheiro e trabalho). abraços Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Kebras Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Vou tentar entao mandar lhe mp !!!! pois mas era mesmo isso que queria era fazer uma pequena alteração na calha, e so mesmo na calha porque no meu caso a calha e a tampa sao coisas diferentes !!!!! Obrigado pela resposta Citar http://aquanaturae.blogspot.com
mao-morta Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 tenho a soluçao para ti :D :D :D :D :D tive o mm problem, tenho 1 aqua = ao teu tenho 48 watts e ainda da para mais, é muito facil de fazer e baratucho, só preçisas de ter mesmo uma lampada fluorescente, cola forte, uma garrafa(é o problema a garrafa) e dois parafusos!!lol é imaginaçao minha, é 1 bocado arriscada, mas acho que esta segura a minha, tens de dar atençao a isso a maneira de fazer... tens de ter 1º a lampada e o casquilho montados, essencial!! arranjas uma garrafa, em que o casquilho se adapte ao burako da garrafa por onde se bebe o gargalo ou lá cm s escreve. apartir dai, colas o casquilho ao gargalo, para fazeres a lampada entrar na garrafa, cortas a parte do fundo da garrafa para a lampada entrar, depois fica tipo 1 candeeiro. apartir dai, arranjas dois parafusos que te garantam segurança para: pegas na tampa do aquario, esperas os dois parafusos na zona ideal, onde a lampada caiba ao fechar, e aparafusas a garrafa á tampa!! a minha é 1 bocadinho diferente, há 1 parte da garrafa mais cortada, para facilitar a colagem da lampada, amanha vou tentar postar fotos na secção das fotos e videos com a minha iluminaçao, depois ves!! Citar
Governa Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Deixo a minha sugestão: - Tirar do aquário tudo o que envolve o vidro (tampa, rebordo, etc.). - Pedir numa vidraria para cortarem vidro um pouco mais largo e mais comprido que o rebordo do aquário de modo a assentar neste. - Pedir para cortar o vidro em dois na horizontal (para levantar uma parte e alimentar os peixes) ou cortar um pequeno círculo em qualquer ponto. - Pedir ainda para cortar os cantos dos vidros, por onde vão passar os cabos do aquecedor, filtro, etc. - Pousar o vidro nos rebordos do aquário - Comprar uma ou duas calhas que vão simplesmente apoiar no vidro. Deixo uma foto exemplificativa das calhas: Se preferir um aquário descoberto, pode optar por uma calha que assente nos rebordos (dispensa a compra de vidro), dentro deste estilo: Esta em particular tem 60 cms e anuncia 2 x 36 watts Espero ter sido útil. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Sportinguista Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Governa essa calhas compram-se onde? Vou arranjar outro aqua e quero mudar a iluminação, porque a minha mãe diz que faz muita luz no quarto, como está E o meu pai disse que me ajudava! Ele entende de um pouco de tudo. Citar Lobita do Sporting. Sporting na cabeça e Portugal no coração.
Kebras Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Obrigado pelas respostas !!!! Bem quanto á solução da garrafa de plastico ja tinha pensado nisso, mas com uma diferença que em vez de ser uma garrafa a revestir a lampada tinha pensado em fazer uma caixinha de acrilico !!!! Sempre posso experimentar !!! se esta nao resultar tirei mesmo de comprar uma calha daquelhas já feitas que assentam nos rebordos do aquario, que ainda pesam na carteira !!!! No entanto fico a espera das fotos e de mais sugestoes, para escolher uma solução simples e que pese pouco na carteira !!!!! Mais uma vez agradeço a vossa atenção!!! Abraços Citar http://aquanaturae.blogspot.com
mao-morta Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 tambem pensei na caixa de acrilico, é uma boa ideia, mas o acrilico é um material bastante duro, dificil de trabalhar apartir de casa(pelo menos para min) e uma placa de acrilico pelo que me disseram ainda é bastante cara.... de facto a melhor opção de todas é mesmo a que o Governa falou, a segunda hipotese, fica lindissimo e é segura e bastante eficás! logo vou postar fotos da minha Citar
Governa Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Governa essa calhas compram-se onde? O primeiro tipo de calha encontra-se à venda tanto em casas de aquariofilia (as regras do fórum não permitem colocar os nomes das lojas) como, por exemplo, em hipermercados ou lojas de iluminação onde uma simples calha de cozinha pode ser utilizada para o mesmo fim. A calha que aparece na imagem é uma Starpor da Aquapor ( http://www.aquapor.pt/pt/starpor.htm ). O segundo tipo de calha é mais caro mas de efeito muito mais vistoso, além de normalmente oferecerem muito maior potência. Estas calhas encontram-se quase exclusivamente em casas dedicadas à aquariofilia. A que surge na imagem sinceramente desconheço a marca mas sei que o seu preço ronda os 90 Euros e tem uma potência de 2x36 watts. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Nuno Antunes Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Kebras O meu aqua também é um aquapor de 60 cm (embora não o space... o meu é dos convencionais) . A calha que vem no meu é de aluminio e trazia uma fluorescente lá dentro e daí te ter respondido que era simples. Eu resolvi o problema de inicio assim: 1- Tirei a tampa preta fora porque só me estorvava, nunca se segurava como devia e tenho um filtro de cascata. 2- Depois fui a uma vidreira , pedi que me cortassem uma peça de acrilico de 2 mm de espessura e que ma dividissem em duas partes. 3- Com as duas peças de acrilico na mão fui a uma loja de ferragens comprei 3 dobradiças e 20 parafusos dos mais pequenitos que eles tinham, comprei ainda 2 puxadores pequeninos de plástico. 4- Cheguei a casa, fiz uns furinhos (o acrilico é muito fácil de furar) apliquei as dobradiças e os puxadores e pronto... uma tampa à maneira. 5- Depois foi só meter a calha em cima do acrilico. Agora deixei-me de histórias... como o vidro acrilico estava sempre sujo retirei-o simplesmente. Fui a uma grande superficie (daquelas que vendem material de construção) comprei uma calha estanque (das de colocar na rua) de 2X18W e meti-a por cima do aquário (quando tiver paciencia faço um suporte todo bonito para ela) . Já vinha com 2 fluorescentes daylight e custou-me 25€. Problema resolvido Edit: Governa a segunda calha é uma calha da arcadia se não me enganei na marca. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
splash Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 3 dúvidas, 1 - nesses casos da calha ficar apoiada em cima, sem qq outra protecção acrilica ou em vidro, não cairá mt sujidade (pó) para dentro do aqua? 2 - Não haverá uma maior probabilidade de aparecerem cheiros? 3 - A luz fica bem direcionada apenas para o aqua ou ilumina td à volta? Duvidas de quem tem o aqua na sala e tem de conciliar as suas escolhas para o seu hobby com outros frequentadores do mesmo espaço. Obrigado. Citar
Nuno Antunes Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Splash: Pó cai sempre algum é claro. Depende se a zona onde tens o aquário tem ou não muito pó no ar. Cheiros existem sempre (quanto mais não seja o do acondicionador/anti cloro que cheira a medicamento). Da minha experiencia a água do aquário não cheira mal pois está sempre em circulação e o cheiro só se nota se fores mesmo cheirar a água. De resto é o cheiro normal da água onde há seres vivos, o normal que sentes num rio não poluido A luz depende da calha essencialmente. Nas calhas estanques ela é maioritariamente para baixo mas também existe alguma para os lados. Mas podes sempre forrar a calha por dentro para impedir luz para os lados ou então construir uma tampa/campanula para ocultar a calha Em relação ao conciliar as escolhas com os frequentadores é um bocadito mais complicado. Fundamentalmente podes encarar o teu aquário de duas formas: - Um sitio onde tens animais que queres que vivam bem e felizes. - Um objecto que queres ter numa sala, para apreciação dos amigos, parentes,etc. Se considerares a segunda hipótese então fica-te mais caro porque queres esconder todas aquelas coisas inestéticas, mas necessarias ao bem estar dos peixitos e plantas e para isso terás que recorrer a equipamentos especificos para aquários que são substancialmente mais caros que os seus congeneres "humanos". É tudo uma questão de gosto. Meste momento eu tenho o meu aqua numa sala, em cima de uma mesa de madeira com a tralha toda à volta. Está muito pouco estetico mas os peixes estão felizes e eu vou aprendendo. Com o tempo vou melhorando as condições "exteriores" com vista a ficar com um conjunto agradável à vista e onde os peixes estejam bem e de boa saúde. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Visitante Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Olá kebras Eu pus uma coisa destas: Custou pouco mais de 20 euros (sem lâmpada). Eu estou satisfeito e não tive trabalho nenhum. Brotas Citar
Governa Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Governa a segunda calha é uma calha da arcadia se não me enganei na marca. Não creio, este modelo não parece ser da Arcadia (que tem de facto modelos esteticamente idênticos) Infelizmente a marca está ilegível na imagem... Eu pus uma coisa destas: Custou pouco mais de 20 euros (sem lâmpada). Eu estou satisfeito e não tive trabalho nenhum. Como a fixou dentro do aquário? Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Visitante Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 olá Como a fixou dentro do aquário? Por cima das traves sem estar fixa. Brotas Citar
Kebras Publicado: Julho 23, 2004 Autor Publicado: Julho 23, 2004 Ola brotas !!! Era mesmo isso!!! eu ja tinha visto mas de outra marca, que nao convem dizer o nome né !!! O preço tambem era semelhante, mas continuo a ter o mesmo problema!!!! Isso leva apenas uma lampada !!! Mas diz me entre o balastro que penso ser aquela caixinha e o casquilho onde encaixa a lampada o fio e grande ? e podes colocar fora da tampa ? Bem axo que vou seguir a sugestao do darius e comprar uma calha daquelas bonitinhas, e arranjar um vidro cortado em dois para servir de tampa!!! Claro que estas mudanças vao deixar o meu aquario muito mais bonito porque a calha é linda a de aluminio (penso eu que seja), mas quem nao vai gostar da ideia e a carteira que vai ficar magrinha!!! Mas posso sempre ver aqui nos particulares algumaalma caridosa que tenha uma pa venda e baratuxa !!!! Penso que sera perferivel apostar numa coisa um pouco mais cara mas que fique definitivamente do que andar sempre a remediar e a remediar, poruqe ja de si foi um erro ter comprado aquilo assim !!!! abraços Citar http://aquanaturae.blogspot.com
Visitante Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Olá Mas diz me entre o balastro que penso ser aquela caixinha e o casquilho onde encaixa a lampada o fio e grande ? e podes colocar fora da tampa ? Sim a caixa com o arrancador e o outro aparelho tem um fio grande e fica fora da zona de iluminação. Este aparelho tem a vantagem de podermos utilizar facilmente noutro aquario em qualquer altura. Um abraço Brotas Citar
ricardofer Publicado: Dezembro 19, 2005 Publicado: Dezembro 19, 2005 visitante, Envia MP porque eu preciso de um kit desses e não sei onde arranjar, pelo menos por esse preço, pois as que tenho visto custam quase sempre 50€ Obrigado Citar
Recommended Posts