Pedro Miguel Santos Publicado Agosto 29, 2008 Publicado Agosto 29, 2008 (editado) enquanto não me decido a montar um aqua grande dedicado ao Tanganyika... o primeiro correu mal... vou observando as especies que mais gosto em separado Setup Medidas : 70x40x50 Filtragem : 1 Rena IV4 Substracto : Areia de Silica Editado Agosto 29, 2008 por Pedro Miguel Santos Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
aquaben Publicado: Agosto 29, 2008 Publicado: Agosto 29, 2008 Então o que correu mal? O teu aqua tinha tudo para dar certo, houve algum azar? Isso acontece é preciso é seguir em frente… Bem o aquário esteticamente está bonito, mas ao meteres essas conchas todas para um casal de Ocellatus estás a dar uma grande dor de cabeça ao desgraçado do macho que vai ter de enterrar uma “porrada” de conchas…Pedro os Ocellatus só deixam 2 a 3 conchas à vista no seu território as outras eles enterram, para evitar concorrência…facilita a vida a esse ocellatus tira as conchas maiores e deixa só umas 4 ou 5, espalhadas pelo aqua, ele logo escolhe as que mais lhe agradarem e leva-as para o sitio que escolher… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Pedro Miguel Santos Publicado: Agosto 29, 2008 Autor Publicado: Agosto 29, 2008 Então o que correu mal? O teu aqua tinha tudo para dar certo, houve algum azar? Isso acontece é preciso é seguir em frente… Bem o aquário esteticamente está bonito, mas ao meteres essas conchas todas para um casal de Ocellatus estás a dar uma grande dor de cabeça ao desgraçado do macho que vai ter de enterrar uma “porrada” de conchas…Pedro os Ocellatus só deixam 2 a 3 conchas à vista no seu território as outras eles enterram, para evitar concorrência…facilita a vida a esse ocellatus tira as conchas maiores e deixa só umas 4 ou 5, espalhadas pelo aqua, ele logo escolhe as que mais lhe agradarem e leva-as para o sitio que escolher… Um abraço, até breve o primeiro que montei foi fruto da vontade de ter logo muita coisa de uma só vez.... conclusão fartei-me momentaneamente dos tangas e dediquei-me somente aos Malawi.. e tambem estava montado de uma maneira muito ortodoxa.... :-D o que agora é um aqua de crescimento foi á uns meses a minha primeira experiencia em Tanganyika mas já esta outro projecto em andamento, mas este ja estou a tentar ponderar tudo muito bem primeiro antes de o montar.. pois quero apenas peixes F0, e o aqua quevai albergar esse projecto é este : 150x50x75 mas antes de o processo estar concluido ainda vou chatear muita gente primeiro... em relação aos ocellatus ja retirei as conchas á uns dias atras... já esta mais liberto.. Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
sluiz Publicado: Agosto 31, 2008 Publicado: Agosto 31, 2008 é areia de silica? parece de praia... que é geralmente calcario
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 31, 2008 Publicado: Agosto 31, 2008 é areia de silica?parece de praia... que é geralmente calcario A água destes ciclideos tb é suposto ser alcalina, logo ser calcária (a areia) é de sua menos importância (se calhar até benéfica p subir pH e dureza). Boa sorte ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
sluiz Publicado: Agosto 31, 2008 Publicado: Agosto 31, 2008 A água destes ciclideos tb é suposto ser alcalina, logo ser calcária (a areia) é de sua menos importância (se calhar até benéfica p subir pH e dureza).Boa sorte o que disse é q parece ser de praia (calcária) e ñ de silica (vulgo quartzo) como ele escreveu no post. ser de calcário e água alcalina é fundamental para manter estes peixolas vivos... ( devido aos parametros de pH e durezas.. como e mt bem disseste)
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 31, 2008 Publicado: Agosto 31, 2008 o que disse é q parece ser de praia (calcária) e ñ de silica (vulgo quartzo) como ele escreveu no post.ser de calcário e água alcalina é fundamental para manter estes peixolas vivos... ( devido aos parametros de pH e durezas.. como e mt bem disseste) Sem stress, O q interessa é a boa manutenção destes Ocellatus sem mtos contratempos. Boa sorte e cump. :D ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Pedro Miguel Santos Publicado: Agosto 31, 2008 Autor Publicado: Agosto 31, 2008 boas... toda a areia que uso nos aquarios é de silica... a dos ocellatus é que tem uma granometria um pouco maior para evitar grandes escavações... o mesmo se passa nos aquarios dos multies... a areia é inerte, mas como a água da rede sai com um PH de +/- 8.... só de tempos a tempos adiciono um pouco de buffer caseiro Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
aquaben Publicado: Setembro 1, 2008 Publicado: Setembro 1, 2008 Boas, Pedro O facto da água da torneira sair a pH 8, não significa que não tens de adicionar pelo menos bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio… E já agora serve de aviso para mais pessoal…a medição da água que sai das nossas torneiras deve ser feita após 24 a 48 hora de repouso…outra nota de atenção água com pH alto mas com GH baixo é muito perigosa para este tipo de aquas, é que sem sais para fazer de “tampão” o pH pode (vais) descer bruscamente e isso é muito perigoso para os peixes dos Lagos em especial para os Tangas… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Pedro Miguel Santos Publicado: Setembro 1, 2008 Autor Publicado: Setembro 1, 2008 Boas, PedroO facto da água da torneira sair a pH 8, não significa que não tens de adicionar pelo menos bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio… E já agora serve de aviso para mais pessoal…a medição da água que sai das nossas torneiras deve ser feita após 24 a 48 hora de repouso…outra nota de atenção água com pH alto mas com GH baixo é muito perigosa para este tipo de aquas, é que sem sais para fazer de “tampão” o pH pode (vais) descer bruscamente e isso é muito perigoso para os peixes dos Lagos em especial para os Tangas… Um abraço, até breve boas e antes de mais obrigado. o buffer que uso esporadicamente é o que circula nos foruns ( sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha ), mas apenas o uso no máximo 2 vezes por mes... sem excepção semanal faço TPA's de +/- 40% em todos os aquarios... e costumo medir sempre no dia seguinte... até agora sem problema, mas sendo assim vou tentar de futuro ser mais rigoroso nas medições Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
Ervilhita Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 o meu tanganyka correu muito mal. Mas vou tentar novamente, porque identifiquei o grande erro. A minah duvida é: osal da cozinha faz o mesmo efeito do sal para aquarios? Estou a pensar usar essa receita: sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
Pedro Miguel Santos Publicado: Setembro 2, 2008 Autor Publicado: Setembro 2, 2008 o meu tanganyka correu muito mal. Mas vou tentar novamente, porque identifiquei o grande erro. A minah duvida é: osal da cozinha faz o mesmo efeito do sal para aquarios? Estou a pensar usar essa receita: sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha eu uso o sal de cozinha normal da marca continente... e é uma maravilha...... em termos de €€€€€ Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
aquaben Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 Bem vou meter outra vez a colher no Buffer…o sal vulgar de cozinha é cloreto de sódio refinado e isso não acrescenta nada de útil à agua dos Tangas, a ideia de acrescentar “sal” prendesse mais para compensar a falta de outros elemento necessários aos Tangas, como potássio, ferro, iodo, e outros elementos “traço”, e isso consegues-se com o sal puro, normalmente vendido na secção de dieta dos Hipers…custa à volta de 1€ o quilo, por isso também não vai ser pelo custo que não o vamos substituir pelo vulgar sal de cozinha…existem várias marcas, mas todas trazem a composição na embalagem, portanto quanto maior for a percentagem de Magnésio, potássio, ferro e iodo, melhor… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Nuno Correia Publicado: Setembro 2, 2008 Publicado: Setembro 2, 2008 (editado) Uma das possiveis marcas de Sal Marnoto .gif' class='bbc_emoticon' alt='banana rock' /> Editado Setembro 2, 2008 por Nuno Correia http://tropheu.blogspot.com
Pedro Miguel Santos Publicado: Setembro 2, 2008 Autor Publicado: Setembro 2, 2008 eh eh ehe eh as vezes sou mesmo daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quando eu escrevi marca continente queria dizer que o compro lá.. e uso o sal que vem no frasco plástico :D :D :D :D peço desculpa pela gaffe Pedro Santos Os meus Actuais Aquários !!!
aquaben Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Pois é eu uso o sal que o Nuno disse…Marnoto, mas no Jumbo há um sal com melhor concentração de outros elementos, mas como é no Continente que faço as minhas compras é o Marnoto que uso, quem compra no Jumbo, procure na secção de dieta, não sei a marca, mas a nível de magnésio tem mais do dobro que o Marnoto…e isso ajuda muito ao pessoal que não adiciona sulfato de magnésio… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
luis_pedro_sato Publicado: Setembro 15, 2008 Publicado: Setembro 15, 2008 Um empregado de uma loja disse me que o sal tb fazia bem porque desifectava o aquario. Estava ele a dizer alguma verdade ? As minhas frontosas
aquaben Publicado: Setembro 15, 2008 Publicado: Setembro 15, 2008 Bem isso do sal desinfectar, é “um mito” antigo, agora há espécies de água doce que preferem água com um pouco de sal, e para elas a adição de sal “marinho não refinado”, sai ajudar a manter o pH e o GH mais alto e a ajudar no equilíbrio osmótico deles…um exemplo desses peixes são os vivíparos em especial as mollys que na natureza descem os rio até à água salobra…mas isso agora dava pano para mangas…no caso dos Tanganyikas não se deve abusar do cloreto de sódio, no lado a sua concentração é mínima, os sais dissolvidos são em grande maioria de magnésio e cálcio… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Recommended Posts