Monoespecie Tanganyika


Recommended Posts

enquanto não me decido a montar um aqua grande dedicado ao Tanganyika... o primeiro correu mal... vou observando as especies que mais gosto em separado

 

Setup

Medidas : 70x40x50

Filtragem : 1 Rena IV4

Substracto : Areia de Silica

 

Ocellatushoje1.jpg

Ocellatushoje2.jpg

Ocellatushoje3.jpg

Ocellatushoje4-1.jpg

Ocellatushoje.jpg

Editado por Pedro Miguel Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que correu mal? O teu aqua tinha tudo para dar certo, houve algum azar? Isso acontece é preciso é seguir em frente…

 

Bem o aquário esteticamente está bonito, mas ao meteres essas conchas todas para um casal de Ocellatus estás a dar uma grande dor de cabeça ao desgraçado do macho que vai ter de enterrar uma “porrada” de conchas…Pedro os Ocellatus só deixam 2 a 3 conchas à vista no seu território as outras eles enterram, para evitar concorrência…facilita a vida a esse ocellatus tira as conchas maiores e deixa só umas 4 ou 5, espalhadas pelo aqua, ele logo escolhe as que mais lhe agradarem e leva-as para o sitio que escolher…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que correu mal? O teu aqua tinha tudo para dar certo, houve algum azar? Isso acontece é preciso é seguir em frente…

 

Bem o aquário esteticamente está bonito, mas ao meteres essas conchas todas para um casal de Ocellatus estás a dar uma grande dor de cabeça ao desgraçado do macho que vai ter de enterrar uma “porrada” de conchas…Pedro os Ocellatus só deixam 2 a 3 conchas à vista no seu território as outras eles enterram, para evitar concorrência…facilita a vida a esse ocellatus tira as conchas maiores e deixa só umas 4 ou 5, espalhadas pelo aqua, ele logo escolhe as que mais lhe agradarem e leva-as para o sitio que escolher…

 

Um abraço, até breve

 

 

o primeiro que montei foi fruto da vontade de ter logo muita coisa de uma só vez.... conclusão fartei-me momentaneamente dos tangas e dediquei-me somente aos Malawi.. e tambem estava montado de uma maneira muito ortodoxa.... :wink: :-D

 

o que agora é um aqua de crescimento foi á uns meses a minha primeira experiencia em Tanganyika

 

2435648484_e9705a6791.jpg

 

 

mas já esta outro projecto em andamento, mas este ja estou a tentar ponderar tudo muito bem primeiro antes de o montar.. pois quero apenas peixes F0, e o aqua quevai albergar esse projecto é este : 150x50x75

 

Gafanha2.jpg

2300365274_e46bd7682b.jpg

 

mas antes de o processo estar concluido ainda vou chatear muita gente primeiro...

 

em relação aos ocellatus ja retirei as conchas á uns dias atras... já esta mais liberto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é areia de silica?

parece de praia...

que é geralmente calcario

 

A água destes ciclideos tb é suposto ser alcalina, logo ser calcária (a areia) é de sua menos importância (se calhar até benéfica p subir pH e dureza).

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água destes ciclideos tb é suposto ser alcalina, logo ser calcária (a areia) é de sua menos importância (se calhar até benéfica p subir pH e dureza).

Boa sorte

 

 

o que disse é q parece ser de praia (calcária) e ñ de silica (vulgo quartzo) como ele escreveu no post.

ser de calcário e água alcalina é fundamental para manter estes peixolas vivos... ( devido aos parametros de pH e durezas.. como e mt bem disseste)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que disse é q parece ser de praia (calcária) e ñ de silica (vulgo quartzo) como ele escreveu no post.

ser de calcário e água alcalina é fundamental para manter estes peixolas vivos... ( devido aos parametros de pH e durezas.. como e mt bem disseste)

 

 

Sem stress,

O q interessa é a boa manutenção destes Ocellatus sem mtos contratempos.

Boa sorte e cump. :D :wink:

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

toda a areia que uso nos aquarios é de silica... a dos ocellatus é que tem uma granometria um pouco maior para evitar grandes escavações... o mesmo se passa nos aquarios dos multies...

a areia é inerte, mas como a água da rede sai com um PH de +/- 8.... só de tempos a tempos adiciono um pouco de buffer caseiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pedro

O facto da água da torneira sair a pH 8, não significa que não tens de adicionar pelo menos bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio…

E já agora serve de aviso para mais pessoal…a medição da água que sai das nossas torneiras deve ser feita após 24 a 48 hora de repouso…outra nota de atenção água com pH alto mas com GH baixo é muito perigosa para este tipo de aquas, é que sem sais para fazer de “tampão” o pH pode (vais) descer bruscamente e isso é muito perigoso para os peixes dos Lagos em especial para os Tangas…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pedro

O facto da água da torneira sair a pH 8, não significa que não tens de adicionar pelo menos bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio…

E já agora serve de aviso para mais pessoal…a medição da água que sai das nossas torneiras deve ser feita após 24 a 48 hora de repouso…outra nota de atenção água com pH alto mas com GH baixo é muito perigosa para este tipo de aquas, é que sem sais para fazer de “tampão” o pH pode (vais) descer bruscamente e isso é muito perigoso para os peixes dos Lagos em especial para os Tangas…

 

Um abraço, até breve

 

boas e antes de mais obrigado. o buffer que uso esporadicamente é o que circula nos foruns ( sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha ), mas apenas o uso no máximo 2 vezes por mes... sem excepção semanal faço TPA's de +/- 40% em todos os aquarios... e costumo medir sempre no dia seguinte... até agora sem problema, mas sendo assim vou tentar de futuro ser mais rigoroso nas medições

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tanganyka correu muito mal. Mas vou tentar novamente, porque identifiquei o grande erro.

 

A minah duvida é: osal da cozinha faz o mesmo efeito do sal para aquarios?

Estou a pensar usar essa receita: sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tanganyka correu muito mal. Mas vou tentar novamente, porque identifiquei o grande erro.

 

A minah duvida é: osal da cozinha faz o mesmo efeito do sal para aquarios?

Estou a pensar usar essa receita: sulfato magnesio + bicarbonato de sodio + sal cozinha

 

eu uso o sal de cozinha normal da marca continente... e é uma maravilha...... em termos de €€€€€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou meter outra vez a colher no Buffer…o sal vulgar de cozinha é cloreto de sódio refinado e isso não acrescenta nada de útil à agua dos Tangas, a ideia de acrescentar “sal” prendesse mais para compensar a falta de outros elemento necessários aos Tangas, como potássio, ferro, iodo, e outros elementos “traço”, e isso consegues-se com o sal puro, normalmente vendido na secção de dieta dos Hipers…custa à volta de 1€ o quilo, por isso também não vai ser pelo custo que não o vamos substituir pelo vulgar sal de cozinha…existem várias marcas, mas todas trazem a composição na embalagem, portanto quanto maior for a percentagem de Magnésio, potássio, ferro e iodo, melhor…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh eh ehe eh as vezes sou mesmo daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

quando eu escrevi marca continente queria dizer que o compro lá.. e uso o sal que vem no frasco plástico :D :D :D :D

 

peço desculpa pela gaffe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é eu uso o sal que o Nuno disse…Marnoto, mas no Jumbo há um sal com melhor concentração de outros elementos, mas como é no Continente que faço as minhas compras é o Marnoto que uso, quem compra no Jumbo, procure na secção de dieta, não sei a marca, mas a nível de magnésio tem mais do dobro que o Marnoto…e isso ajuda muito ao pessoal que não adiciona sulfato de magnésio…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem isso do sal desinfectar, é “um mito” antigo, agora há espécies de água doce que preferem água com um pouco de sal, e para elas a adição de sal “marinho não refinado”, sai ajudar a manter o pH e o GH mais alto e a ajudar no equilíbrio osmótico deles…um exemplo desses peixes são os vivíparos em especial as mollys que na natureza descem os rio até à água salobra…mas isso agora dava pano para mangas…no caso dos Tanganyikas não se deve abusar do cloreto de sódio, no lado a sua concentração é mínima, os sais dissolvidos são em grande maioria de magnésio e cálcio…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais