Apresentação e dúvidas, o costume :)

M4sterGuru

Recommended Posts

Boas, aderi a este hobby, por acidente, pois foi capricho da minha filha, que queria uns peixinhos, e ajuda de um amigo ( Obrigado Telmo ), que me ofereceu um aquario, mais ou menos grande, 600 x 300 x 200 ou 300 , não o medi mas, a olho parece me ser assim. Bem vinha cheio de material, para agua doce quente, pedras, areia, lampadas, filtros, bem, material para por em dois aquarios :). Montei, e em 30 segundos apaixonei me com isto tudo...... fiquei viciado :D . Então á principiante, comprei tudo que era peixeis bonitos, sem me preocupar, se eram compativeis, temperaturas, ph... pois também desconhecia disto tudo... depois de tudo montado, é que vim procurar informação, tipicamente português, confesso :D. Bem tenho 30 peixes, desde platios, zebras, limpa fundos, limpa vidros, guppys, etc... esta altamente, adoro, so falta la umas plantas....

Mas como tudo na vida, vou partir para uma aquario maior... trabalho numa fabrica de caixilharia de pvc, e vidros aqui é á fartura.... por isso uma pergunta.

Sei que o vidro desejado é sempre o 10mm ou 12mm, que infelizmente na vida real, essa aplicação é para montras de lojas, aqui nas janelas o maximo que temos são os laminados.

por isso um aquario com laminado 4+4 ou 5+5 ou talvez 6+6 não vi ainda direito, que tamanho pode ter. Qual a altura minima, para um aquario ? pergunto isto prk a pressão tem haver com a altura, e como sou um newbie, pergunto se a altura é relevante para um aquario de agua doce quente ?

ou melhor, para os experts, se tivessem este vidro, que dimensões ultilizavam ? eu posso travar o aquario com um caixilho de inox em baixo e em cima ? e uma ao meio em cima?

Se alguem expert por me ajudar agradecia, e se soubesse que é tão fixe este hobby, ja o tinha começado á tempos !!!

Os meus cumprimentos para todos os membros.

Mais tarde tiro uma foto do meu aqua.

Pedro

Partilhar nas redes sociais

Ola

Quanto as dimensoes do aquario, eu tenho uma aquario de 112 litros, 80-40-35, os vidros maiores, de 80 por 35, (da frente de traz e do fundo) coloquei 6mm, os menores, de 40 por 35, que ficam nas laterais coloquei de 4mm, mais ainda, coloquei reforço nos encontros dos vidros e em cima, formando uma caixa perfeita !

Você me parace novo neste ramo, sabe oque é ciclo de azoto ?

porque se não, ainda tem um longo caminho pela frente, e nesse caminho, poderas ter muitas mortes no aquario, pois se entendi bem, colocaste 30 peixes de uma vez so ?

Coloque uma fotos aqui, deste modo, vamos poder ajudar-te muito mais !

Ola

Quanto as dimensoes do aquario, eu tenho uma aquario de 112 litros, 80-40-35, os vidros maiores, de 80 por 35, (da frente de traz e do fundo) coloquei 6mm, os menores, de 40 por 35, que ficam nas laterais coloquei de 4mm, mais ainda, coloquei reforço nos encontros dos vidros e em cima, formando uma caixa perfeita !

Você me parace novo neste ramo, sabe oque é ciclo de azoto ?

porque se não, ainda tem um longo caminho pela frente, e nesse caminho, poderas ter muitas mortes no aquario, pois se entendi bem, colocaste 30 peixes de uma vez so ?

Coloque uma fotos aqui, deste modo, vamos poder ajudar-te muito mais !

Não faço minima idea o que é um ciclo de azoto, entrei nisto á 4 dias :D, o que sei, li aqui no forum. E sim, coloquei 30 peixes de uma só vez. Vou tirar umas fotos.

em relação ao aquario, o teu 6mm é laminado tipo 3+3?

isto

já li, :D , espetei me como todos os que detêm o desconhecimentos das coisas. O ciclo da amonia, estava a pensar em renovar 1/3 da água todas as semanas, mas vou comprar uns testes para comprovar isso. O teste de ph tenho, deu 7.2, deitei meia tampa de um liquido para reduzir, para ver se chego a 7.0 - 6.8. Os peixes são todos pequenos, 1,5 cm , por isso acho que n ultrapassei, mas tb n sou nenhum expert, mal chegue a casa eu tiro umas fotos e ponho aqui.

Obrigado

não! por cada cm de peixe 1 litro de água, e isto a pensar no tamanho adulto deles! e deve-se deixar uma pequeno margem para os peixes nadarem, no meu aquário de 96litros vou pôr 14 peixes e tu meteste 30 em 50 e tal....! ultrupassaste e bem

Acho que o Ciclo passa sempre por um pico de amónia antes de estabilizar, isso vai acontecer com o aquário cheio de peixinhos!!!

Enquanto não surgirem sugestões dos mais expert... eu fazia TPA todos os dias de 10% e comprava um acelerador de bactérias.

Sabes que tens de adicionar anti cloro antes de meter água no aquário? quer dizer, água já meteste e muita, peixes também, mas como entre mortos e feridos alguém há-de escapar e por aqui até já se viu pior... afinal, ainda bem que já tinhas o aquário quando compráste os peixes, fica atento às opiniões acerca da compatibilidade entre os teus peixes e de tudo o resto, eu percebo só um bocadinho de Corydoras... diz-me que ainda não compráste nenhuma!!!

Boa sorte e mesmo que morram uns peixitos não desistas, mas aproveita bem as sugestões que te derem.

Acho que o Ciclo passa sempre por um pico de amónia antes de estabilizar, isso vai acontecer com o aquário cheio de peixinhos!!!

Enquanto não surgirem sugestões dos mais expert... eu fazia TPA todos os dias de 10% e comprava um acelerador de bactérias.

Sabes que tens de adicionar anti cloro antes de meter água no aquário? quer dizer, água já meteste e muita, peixes também, mas como entre mortos e feridos alguém há-de escapar e por aqui até já se viu pior... afinal, ainda bem que já tinhas o aquário quando compráste os peixes, fica atento às opiniões acerca da compatibilidade entre os teus peixes e de tudo o resto, eu percebo só um bocadinho de Corydoras... diz-me que ainda não compráste nenhuma!!!

Boa sorte e mesmo que morram uns peixitos não desistas, mas aproveita bem as sugestões que te derem.

muito obrigado, sim comprei dois, para limpar o fundo. Deitei cloro, e faço o teste de ph todos os dias, agora TPA n sei o que é isso, quanto ao acelerador de bactérias vou ver isso amanha.

Obrigado

muito obrigado, sim comprei dois, para limpar o fundo. Deitei cloro, e faço o teste de ph todos os dias, agora TPA n sei o que é isso, quanto ao acelerador de bactérias vou ver isso amanha.

Obrigado

TPA= TROCA PARCIAL DE AGUA

Tirei umas fotos mas percebe se mal, mas fica aqui uns videos.

http://br.youtube.com/watch?v=wzjqsmFW0YM

http://br.youtube.com/watch?v=p3IjzVanNaU

Comentários e criticas, são sempre bem vindas.

Pedro

Editado por M4sterGuru

Podias ter feito um video com mais claridade starwars

Não deu para ter noção do aspecto geral, mas vou ter de referir que tens população excessiva no aqua. Outra coisa, atenção aos objectos que pões no aqua. porque eles podem alterar as características do mm. (pH, gh, kh...)

Estou a dizer isto porque vi uma estrela estranha no fundo do aqua, que não minha opinião era torna o aqua. pouco "real".

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Sei que o vidro desejado é sempre o 10mm ou 12mm, que infelizmente na vida real, essa aplicação é para montras de lojas, aqui nas janelas o maximo que temos são os laminados.

por isso um aquario com laminado 4+4 ou 5+5 ou talvez 6+6 não vi ainda direito, que tamanho pode ter. Qual a altura minima, para um aquario ? pergunto isto prk a pressão tem haver com a altura, e como sou um newbie, pergunto se a altura é relevante para um aquario de agua doce quente ?

Bom, não me posso considerar um expert, mas do que sei, não é muito normal usar laminados para montar aquários havendo mesmo sites que o desaconselham. Não te sei dizer ao certo porquê, mas suspeito que tenha algo que ver com o facto de serem talvez um pouco mais complicados de trabalhar que o vidro normal, mas isso tu saberás bem melhor que eu.

Sobre os 10mm, isso é para aquários com uma dimensão considerável, algo com 100 a 120 cm de comprimento e entre 50 e 60cm de altura, não sei bem se é isso que queres fazer.

Sobre a altura ser relevante, de facto assim é. Os peixes precisam de uma certa coluna de água, para não falar das plantas que por vezes crescem bastante em altura. O normal para alturas gira entre os 30 e os 70cm. Acima de 70 cm começas a ter problemas em chegar com os braços ao fundo do aquário para limpezas e plantar. Para mim a melhor altura está entre os 50 e os 60cm, pois permite plantas com algum porte, meter alguns cms de areia e os peixes agradecem.

Sobre a calha de aluminio no topo e fundo, podes efectivamente fazê-lo, ganhas em solidez de conjunto e fica também um aspecto melhor.

Finalmente a fauna actual... 30 peixes em 54l é demais. Em breve poderás começar a ter problemas quando os niveis de amónia começarem a disparar. A amónia é letal para os peixes, pois destroi-lhes as guelras e acaba por os matar a médio prazo.

O que podes fazer até resolveres o problema é mudar 10% diariamente até teres um novo aquário para colocar o excesso de peixes que tens nesse.

A alternativa não é agradável. :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Bom, não me posso considerar um expert, mas do que sei, não é muito normal usar laminados para montar aquários havendo mesmo sites que o desaconselham. Não te sei dizer ao certo porquê, mas suspeito que tenha algo que ver com o facto de serem talvez um pouco mais complicados de trabalhar que o vidro normal, mas isso tu saberás bem melhor que eu.

Sobre os 10mm, isso é para aquários com uma dimensão considerável, algo com 100 a 120 cm de comprimento e entre 50 e 60cm de altura, não sei bem se é isso que queres fazer.

Sobre a altura ser relevante, de facto assim é. Os peixes precisam de uma certa coluna de água, para não falar das plantas que por vezes crescem bastante em altura. O normal para alturas gira entre os 30 e os 70cm. Acima de 70 cm começas a ter problemas em chegar com os braços ao fundo do aquário para limpezas e plantar. Para mim a melhor altura está entre os 50 e os 60cm, pois permite plantas com algum porte, meter alguns cms de areia e os peixes agradecem.

Sobre a calha de aluminio no topo e fundo, podes efectivamente fazê-lo, ganhas em solidez de conjunto e fica também um aspecto melhor.

Finalmente a fauna actual... 30 peixes em 54l é demais. Em breve poderás começar a ter problemas quando os niveis de amónia começarem a disparar. A amónia é letal para os peixes, pois destroi-lhes as guelras e acaba por os matar a médio prazo.

O que podes fazer até resolveres o problema é mudar 10% diariamente até teres um novo aquário para colocar o excesso de peixes que tens nesse.

A alternativa não é agradável. :)

Obrigado pela resposta, ando a fazer tpa todos os dias... e limpar o filtro tb, faço tpa de 20 a 30%, para ter melhor resultados.... vou me despachar o mais rapido com o meu novo aquário.

Obrigado

Pedro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!