Recommended Posts

Publicado

Tenho um aqua de 130L a maturar a 4 meses, com plantas de seda e fauna Sul America.

Depressa se formaram algas castanhas por todo o lado. Tenho dois ancistrus que comem tudo o que e alga verde nos vidros, mas que nao chegam aos finos ramos das plantas. Sobretudo as folhas perto da luz ficam com uma camada castanha densa e desagradavel.

Estava a pensar comecar a limpar as plantas, quando me ocorreu tentar juntar um Oto para ver se se adaptava ao aqua.

Depois de 2-3 dias em que andou meio parvo, comecou a passear pelas folhas das plantas de seda.

Ora passada uma semana as plantas estao praticamente limpas. Ainda por cima desde Domingo comecou a comer as algas nas folhas perto da superficie e ate os ramos finos, que percorre com a sua boca em varias inclinacoes. Os Ancistrus, muito maiores e mais pesados nao seriam capazes de tal limpeza minuciosa. Limpar as plantas nem pensar.

Posso dizer que um so Oto limpou as algas dificeis do meu aqua, e estamos a falar de muitas plantas e um volume consideravel.

Para recompensa-lo juntei um segundo Oto hoje que se esta a adaptar, antes que as algas desaparecam todas.

Grande pequeno peixe, nunca julguei que isto fosse possivel. Tenho dois Otos num 25L, ate porque gosto muito dos peixinhos, agora esta e que eu nunca esperava.

Portanto, se teem um Amazonico ou comunitario com algas castanhas isso nao e uma praga, e uma bencao!

Publicado:

boas,

os otos q julgo serem vulgarmente comercializados sao das especies Otocinclus affinis e da Otocinclus cocama.

tenho tentado comprar otos, mas nao consigo, aparentemente por agora ninguem os tem, dizem que nao os comercializam ha ja alguns meses, q deve ser uma especie sazonal.

q epoca sao habituais existirem á venda

ou q lojas na area de seixal/almada (ou arredores) os têm para venda ?

mts cumprimentos,

jamartins

Publicado:
q lojas na area de seixal/almada (ou arredores) os têm para venda ?

Eu comprei 2 esta semana no Vasco da Gama, também estes muito trabalhadores....

PC