Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho andado interessado nos sistemas de filtragem com sump e tenho algumas dúvidas em relação aos furos no aquário: qual a vantagem em furar o aquário em baixo, em vez de o furar num dos lados? Como leigo, só vejo que o tubo de saída da água ocupa espaço no aquário...

Já agora, qual é a mais valia de montar uma coluna seca?

Embora sejam perguntas básicas, este é um projecto meu a longo prazo e decidi começar por aprender estes rudimentos antes de me lançar de cabeça (se não fosse o barulho que as sumps fazem, seria para mais breve...).

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
(se não fosse o barulho que as sumps fazem, seria para mais breve...).

as sumps quando sao bem montadas, nao fazem barulho nenhum. Pesquiza aqui mesmo no forum sobre isso, porque ja foi discutido esse tema. Ainda a pouco tempo fui visitar um aquario recem montado com sump (Hugo) e faz tanto ou menos barulho que o meu que nao tem sump... :wink: Ja agora Hugo, os meus parabens pela montagem do teu aqua, pois esta brutal !! :shock: :D

Abraço...

Publicado:

Podes encontrar toda a informação na revista Aquario magazine nº4, no forum do sistema reef do forum, e espalhado aqui pelo forum em diversos tópicos.

O essencial, na minha opinião é:

- retorno do maior caudal possível.

- furo de saida do maior tamanhoa possível.

Obrigado Marco :shock:

Tive bons mestres :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

ja que estao na onda alguem me sabe dizer se e possivel furar o aquario cheio, pode ser feito por min ou nao?

obrigado

Publicado:

Boas,

Já agora, pelo que li por aqui, no caso dos aquários de água doce a captação da água deve ser feita o mais perto do fundo possível, ao contrário dos salgados em que deve ser feita à superfície do aquário.

Assim, no caso de um aquário de água doce, qual seria a melhor solução?

Estive a ver um esquema de um membro aqui do forum em que é utilizada uma segunda curvatura no tubo de captação da água, para evitar que sump seja inundada (overflow-pipe??). No caso da bomba de retorno parar, a água do aquário só desce até ao nível da 2ª curva. Até aqui tudo bem...

Mas e o que acontece quando a bomba volta a funcionar??? não é necessário voltar a "ferrar" o tubo de captação da água? Já agora, o T da 2ª curva é aberto(entra ar por aí)?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Bem, Paulo, não é bem assim.

Não é uma questão de Água doce Vs Água salgada.

O que se passa é que há inconvenientes e vantagens em cada caso. Quando a recolha é feita em pela linha de água, aqueles óleos que se acomulam à superfície são retirados pelo efeitos de escumação superficial. Isto é uma vantagem em relação ao método de fundo. POr sua vez, quando a captação é feita perto do fundo, é melhor para remover detritos, porque normalmente os detritos acomulam-se no fundo e não na linha de água.

Julgo que tem mais a ver com o tipo de peixes, que com o tipo de água. Por exemplo para ciclideos africanos, é claramente melhor a captação ser feita junto do fundo, porque são peixes que poluem muito a água. Tudo depende do que se quer. Não tem propriamente a ver com água doce e água salgada.

Por outro lado e em relação a esse overlow, que eu já construí, é isso tudo que dizes e é aberto sim, para controlo da pressão atmosférica.

A questão do ferrar é para isso precisamente que ele tem 2 curvas em vez de apenas uma ;)

Publicado:

Obrigado Hugo.

Quer então dizer que que quando a bomba volta a trabalhar a água volta a correr para dentro da sump?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Quer...

Isto porque a água não passa da primeira curva e então fica automaticamente ferrado, digamos assim...

Publicado:

Portanto, se montar este sistema no meu futuro aqua de CAs não corro o risco de ter a casa inundada nem o sistema totalmente parado quando vier de férias e tiver faltado a luz?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Corres, assim como corres risco se o aquário for furado. E assim como corres risco se nem tiveres sump, ou furo, ou overflow e uma mangueira de um filtro externo se soltar, como já conheço casos...

Risco há sempre. Mas esse sistema bem montado, tem um risco relativo.

Publicado:

OK... estou a perceber, não corro mais riscos do que com outro sistema qualquer! Parece-me que este sistema, aliado a uma sump simples é uma boa alternativa a um seco-húmido...concordas?

Já agora é fácil comprar o material para fazer esta tubagem? E como é que calculo a potência da bomba de retorno em função da largura do tubo e mangueira?

Obrigado mais uma vez

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
OK... estou a perceber, não corro mais riscos do que com outro sistema qualquer! Parece-me que este sistema, aliado a uma sump simples é uma boa alternativa a um seco-húmido...concordas?  
Se for bem estruturado sim. O simples facto de ter sump, não quer dizer que tenhas as capacidades de um seco-humido. A grande vantagem de um seco-humido não é a componente mecânica, mas sim a biológica. Agora podes facilmente fazer um seco-humido numa sump, sim!

Já agora é fácil comprar o material para fazer esta tubagem? E como é que calculo a potência da bomba de retorno em função da largura do tubo e mangueira?

Sim é fácil. O importante é que fique sem qualquer fuga (sibretudo de ar), senão o sifão pode parar...

Quanto à potência, não calculas. É precisamente o mesmo pensamento que um furo no aquário:

- A mais fraca bomba possível.

- O mais largo tubo possível.