Recommended Posts

Publicado

Boas!! estou desesperado, os meus ciclideos anoes e alguns outros peixes começaram a apresentar uns pontos brancos, que me parecem a primeira vista ictio, mas como pode ser se o aqua nao baixa dos 27º nunca no verao???

o unico tratamento que tenho disponivel hoje é o sera omnipur, nao sei se fará alguma coisa...

o que devo fazer?? ontem a noite perdi um ramirezi...

obrigado

Publicado:
Boas!! estou desesperado, os meus ciclideos anoes e alguns outros peixes começaram a apresentar uns pontos brancos, que me parecem a primeira vista ictio, mas como pode ser se o aqua nao baixa dos 27º nunca no verao???

o unico tratamento que tenho disponivel hoje é o sera omnipur, nao sei se fará alguma coisa...

obrigado

aumenta a tº para os 30º

Cpts

Publicado:

obrigado

Boas

Aumenta o nivel de oxigenação no aqua ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

obrigado plas respostas!! nao faço tartamento nenhum ou faço o omnipur??

cumps

Publicado:
Boas

se for ictio não necessitas de fazer nenhum tratamento ...basta aumentares a Tº

ok, obrigado! ver se melhoram, cumps

Publicado:
aumenta a tº para os 30º

Cpts

Estou com um platy com pontos brancos e aumentei a temperatura para os 30 graus

Já está assim à 4 dias e ele não tem melhorado

porém, uma das mollys, que eram saudáveis, morreu hoje

Será que elas não aguentam esta temperatura? devo baixar?

Publicado:

já agora, quanto tempo mantenho assim o aqua??

cumps

Publicado: (editado)
Estou com um platy com pontos brancos e aumentei a temperatura para os 30 graus

Já está assim à 4 dias e ele não tem melhorado

porém, uma das mollys, que eram saudáveis, morreu hoje

Será que elas não aguentam esta temperatura? devo baixar?

O pessoal é tramado... recomenda quimicos quando não são necessários nem os peixes estão doentes (ele é fluvermal e flagyl para desparazitar, esha2000 para prevenir). E depois, quando um peixe está visivelmente doente, manda subir a temperatura. ::D:

Meu caro,

Punktol para cima deles, acaba com o ictio num instante. E sim, ao mesmo tempo sobe a temperatura para 29/30º. Mas é ao mesmo tempo, não é em vez de.

Boa sorte.

Editado por Pato

No caso do ictio basta subires a temperatura acima dos 29º durante uns 6 dias. O parasita é atacado quando está fora do hospedero, ou seja durante o curto espaço de tempo que aproveita para se reproduzir, ficando vulnerável pois é muito difícil ser atacado quando está protegido na epiderme do peixe. Depois de sairem do Hospedeiro morrem em 48 horas caso não encontrei nova vítima, este ciclo leva 10 a 12 dias a temperaturas de 22º e pode chegar a 21 dias em temperaturas mais baixas. Se se subir a temperatura acima dos 29º aceleramos o ciclo do parasita e o mesmo morre quando se liberta do hospedeiro pois quando tenta a reprodução fica exposto e não tolera estas temperaturas, uns 5 a 7 dias é o suficiente.

Os pontos brancos que aparecem no peixe infetado, são o resultado da defesa da epiderme da pele ao ser penetrada pelo parasita, este pode já nem lá estar.

Agora se quizeres gastar dinheiro e quimicos lá para dentro, há mil e um produtos, é só escolheres não te recomendo nenhum porque não os testei, pois utilizo o método natural e já não me lembro de ter ictio em algum dos meus aquários. Boa sorte

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Publicado:

Pois, o problema é que se os peixes estiverem com o sistema imunitário fraco não duram o tempo suficiente para a temperatura acabar com o ictio, daí a vantagem dos medicamentos.

...ou seja, na minha opinião, o que é natural é bom, mas é arriscado...

tenta prevenir.

Desde que passei a acrescentar a água das tpas à temperatura do áqua nunca mais tive ictio...

é só a minha experiência, só tive ictio 2 vezes...

Publicado:

ok, comprei protazol!!

aplico no aqua comunitario certo?? e mantenho a temperatura as 3 semanas na msma????

cumps

Segue a bula à risca...

Isso em duas aplicações deve ficar impecável, 4 dias. Depois baixas, entretanto não te esqueças de arejar bem o aquário. Podes por uma pedra difusora.

Editado por Pato
Publicado:

Boas!! o tratamento funcionou com o protozol...mas morreu-me uma corydora..acham que está relacionado???

cumps