Bruno Carmo Publicado Agosto 23, 2008 Publicado Agosto 23, 2008 Boas comunidade... Tenho um aquário de 60 litros com uma lâmpada 15w ligada 10 horas diárias e o Substrato é areao e uma mecanismo de filtração interior... Como fauna tenho um casal de Corydas, um pleco pequeno e cerca de 6 Gupys adultos... Como flora tenho: shinnersia weiss grun ceratophilum demersum saggitaria cryptocoryne wendtii brown feto java rotala sp green cryptocoryne lucens As plantas foram colocadas há cerca de 10 dias.. nos primeiros dias pareceu-me uma boa adaptação mas ao final do 4 dia verifiquei a agua turva e uma grande quantidade de algas verdes nas plantas e trocos, bem como no material filtrante... Não tenho testes para fazer alem do PH e sempre esteve ( e está) neutro... Com base em algumas info´s aqui no fórum, efectuei nos dias seguintes TPA´s e dei uma lavagem ao material filtrante que também tinha algumas algas... Diminui as horas diárias e fechei a janela no timing de 25 minutos (uma parte do dia em que o agua levava com luz directa do sol entre a janela e o móvel onde ele está)... Usei também um produto chamado "algicid" para combater as algas e em 3 dias pareceu-me que estas desapareceram do aquário, e com as seguintes TPA´s a qualidade da agua melhorou... Há 3 dias atras notei uma fragilidade nas sagitárias e nas Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' o tom lindo de esverdeado passou no seio das folhas a avermelhado (estas nestes dias cresceram significativamente)... Como complemento voltei ás 10 horas diários de luz e fertelizante ferropol... Hoje um pé das sagitárias estava completamente podre (ou seja as folhas transparentes e desfizeram-se ao toque e noto que as Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' continua com o tom avermelhado e não o seu verde com que estava... 1º - Alem dos testes que sei que tenho de fazer, alguém sabe qual será a causa das plantas estarem a perder qualidade? 2 º Estou a pensar utilizar um sistema de co2 simples que vi numa loja, ajudará nestas plantas ou é desnecessário? 3º - Quão é importante uma boa filtragem da agua? Acho que o meu sistema tem pouca capacidade de filtragem da agura e não lhe dá muito movimento... Estou a pensar em adquirir um sistema extermo... abraço a todos e aguardo pelas ajudas...
krypticall Publicado: Agosto 24, 2008 Publicado: Agosto 24, 2008 Boas comunidade... Tenho um aquário de 60 litros com uma lâmpada 15w ligada 10 horas diárias e o Substrato é areao e uma mecanismo de filtração interior... Como fauna tenho um casal de Corydas, um pleco pequeno e cerca de 6 Gupys adultos... Como flora tenho: shinnersia weiss grun ceratophilum demersum saggitaria cryptocoryne wendtii brown feto java rotala sp green cryptocoryne lucens As plantas foram colocadas há cerca de 10 dias.. nos primeiros dias pareceu-me uma boa adaptação mas ao final do 4 dia verifiquei a agua turva e uma grande quantidade de algas verdes nas plantas e trocos, bem como no material filtrante... Não tenho testes para fazer alem do PH e sempre esteve ( e está) neutro... Com base em algumas info´s aqui no fórum, efectuei nos dias seguintes TPA´s e dei uma lavagem ao material filtrante que também tinha algumas algas... Diminui as horas diárias e fechei a janela no timing de 25 minutos (uma parte do dia em que o agua levava com luz directa do sol entre a janela e o móvel onde ele está)... Usei também um produto chamado "algicid" para combater as algas e em 3 dias pareceu-me que estas desapareceram do aquário, e com as seguintes TPA´s a qualidade da agua melhorou... Há 3 dias atras notei uma fragilidade nas sagitárias e nas Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' o tom lindo de esverdeado passou no seio das folhas a avermelhado (estas nestes dias cresceram significativamente)... Como complemento voltei ás 10 horas diários de luz e fertelizante ferropol... Hoje um pé das sagitárias estava completamente podre (ou seja as folhas transparentes e desfizeram-se ao toque e noto que as Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' continua com o tom avermelhado e não o seu verde com que estava... 1º - Alem dos testes que sei que tenho de fazer, alguém sabe qual será a causa das plantas estarem a perder qualidade? 2 º Estou a pensar utilizar um sistema de co2 simples que vi numa loja, ajudará nestas plantas ou é desnecessário? 3º - Quão é importante uma boa filtragem da agua? Acho que o meu sistema tem pouca capacidade de filtragem da agura e não lhe dá muito movimento... Estou a pensar em adquirir um sistema extermo... abraço a todos e aguardo pelas ajudas... o primeiro problema provem da tua iluminaçao ser muito fraca. falta de luz e alimentaçao para as flantas ( fertelizaçao ).
Bruno Carmo Publicado: Agosto 24, 2008 Autor Publicado: Agosto 24, 2008 Mas estas plantas tem uma exigência fraca de Luz...
Bruno Carmo Publicado: Agosto 26, 2008 Autor Publicado: Agosto 26, 2008 Obrigado a todos pelas ajudas. Foram muit prestáveis, as plantas acabaram quase todas por morrer... abraço
krypticall Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 boas mesmo sendo plantas pouco exigentes ( algumas ) 15w para 60litros era mesmo muito fraço e tambem essas precisao de um pouco de fertelizaçao no minimo micros e ferro. tinha-te dado o meu concelho se metesses no minimo mais 15w ficando com 0,5w/l tinhas safado as plantas. abraços.
Recommended Posts