RicardoBC Publicado Agosto 22, 2008 Publicado Agosto 22, 2008 Boas amigos, Os bichinho continua cá e apesar de me encontrar na ilha, com muito pouco tempo livre, estou com a ideia de fazer um pequeno cubo. As condições monetárias não me permitem alongar-me mais infelizmente.... As minha ideias são estas: Aquário : 50x50x45 (CxLxA) (108L)- À procura de preço ou Blau Cubic 45x45x45 (91L) - 56€ Naturline, problema transporte para cá. Escumador : TMC Nano Skim (120L) - 99€ melhor preço que encontrei. Circulação : 3xKoralia Nano (total: 2700l/h)- 25,6€ cada na Aquaristic. RV : 10Kg - Será colocado em 2 Fases. 5kg de cada vez. Total de gastos à volta de 80€. RM: 8Kk - Já possuo rocha morta, tenho para lá na garagem, ja deve estar mesmo mortinha.... Substrato : 3,5 cm de Areia viva (9kg) - 25€ Sal : Ati Coral Ocean 5,5kg - 16,5€ - Não sei se use água natural logo de inicio.... Iluminação : Parte dificil, não sei o que coloque. Pensei numa calha de 3x24W, só que tem 60cm, como não vi ao vivo, não sei como possa ficar. Aceitam-se sugestões até para outro tipo de iluminação. Um foco de 70w HQI, é boa escolha? Uma calha 2x55PC pode ser também uma escolha? Ajudem-me neste aspecto. Medição : Refractometro - 52€ Este irá ser um cubo "low cost". Estou a pensar não gastar mais de 500€ com tudo, julgo que vou conseguir. As TPA's pretendo faze-las com água natural, afinal estou aqui rodeado de água, é de aproveitar. O ciclo e quantidade é que ainda não sei, dêem-me umas dicas. Em termos de corais, estou apostado em manter moles e LPS. Em termos de peixinhos, um casalinho de palhaços e talvez mais 1/2 peixinho de pequeno ou peqenino porte. Julgo que poderei fazer uma coisa engraçada... Agora primeiros problemas que posso já ver assim à distancia. Aqui não existe oferta nenhuma de peixes e corais, assim sendo teria de mandar vir daí, como é que poderei fazer?? Um tarefa complicada. Um abraço a todos e aguardo as vossas opiniões, ajudas e dicas... Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
RicardoBC Publicado: Agosto 22, 2008 Autor Publicado: Agosto 22, 2008 Pessoal, bom dia. O que acham desta calha: http://cgi.ebay.de/T5-HO-LIGHT-REEF-...3286.m63.l1177 com portes ficaria por 115€. Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Pedro Conceição Publicado: Agosto 22, 2008 Publicado: Agosto 22, 2008 Boas Aquário : 50x50x45 (CxLxA) (108L)- À procura de preço ou Blau Cubic 45x45x45 (91L) - 56€ Naturline, problema transporte para cá. Se poderes ir para o de 50, melhor! Escumador : TMC Nano Skim (120L) - 99€ melhor preço que encontrei. Nunca vi a funcionar, mas até acho que é capaz de fazer melhor serviço que os de pedra difusora. Circulação : 3xKoralia Nano (total: 2700l/h)- 25,6€ cada na Aquaristic. Acho que ficas bem servido, ficas com cerca de 25x o volume da água no aqua de 108lts. RV : 10Kg - Será colocado em 2 Fases. 5kg de cada vez. Total de gastos à volta de 80€. RM: 8Kk - Já possuo rocha morta, tenho para lá na garagem, ja deve estar mesmo mortinha.... É suficiente. Substrato : 3,5 cm de Areia viva (9kg) - 25€ chega bem. Há quem diga que uma boa DSB de pelo menos 10cm é o ideal, mas eu não acho. Se calhar colocava antes algo mais grosso que a areia viva. Coral moído com cerca de 2/3mm de espessura. Iluminação : Parte dificil, não sei o que coloque. Pensei numa calha de 3x24W, só que tem 60cm, como não vi ao vivo, não sei como possa ficar. Aceitam-se sugestões até para outro tipo de iluminação. Um foco de 70w HQI, é boa escolha? Uma calha 2x55PC pode ser também uma escolha? Ajudem-me neste aspecto. Se optares pelo HQI, os 70w para um aqua de 50cm de altura não é suficiente. O ideal é mesmo 150w, mas nesse aqua podes manter só com T5. Eu colocava pelo menos umas 5 ou 6 lampadas. O ideald era 4 daylight e 2 actinicas. As TPA's pretendo faze-las com água natural, afinal estou aqui rodeado de água, é de aproveitar. O ciclo e quantidade é que ainda não sei, dêem-me umas dicas. Faz TPAs de 10% por semana, é o ideal. Lá mais para a frente podes fazer de 15 em 15 dias, mas quando ele tiver bem maturado!7 Em termos de peixinhos, um casalinho de palhaços e talvez mais 1/2 peixinho de pequeno ou peqenino porte. concordo Aqui não existe oferta nenhuma de peixes e corais, assim sendo teria de mandar vir daí, como é que poderei fazer?? Um tarefa complicada. Tarefa bastante complicada!!! Mandares via avião é para esquecer, pois nos porões dos aviões as temperaturas não são nada aconselhadas! Por barco...demora tempo demais! Olha, nem sei como deves fazer! Sobre o link da calha, coloca de novo porque não abre! Citar MEGA ARQUIVO
RicardoBC Publicado: Agosto 22, 2008 Autor Publicado: Agosto 22, 2008 Boas, Pedro. Obrigado já pelas primeiras dicas/impressões. Quanto ao Aquário, se for o de 50 terei de ser eu a faze-lo. Precisava de algo que me indicasse mesmo bem como faze-lo. Já vi o Eduardo a fazer o meu antigo (180x70x60), mas mesmo assim preciso de uma especie de "tutorial" Escumador, parece-me indicado para 120l, como terei menos que isso e uma carga orgânica reduzida, julgo que fará o seu trabalho perfeitamente. Circulação, acho que é um capítulo fechado. Só posso mudar se aparecer algum negócio bom para as Tunze 6025, e aí reduziria para duas.~ RV e RM, capítulo fechado. A introdução faseada não me parece que vá causar transtornos, ou vai? Isto que vou dizer até pode ser uma barbaridade, mas aqui vai, a introdução faseada de RV pode provicar um pico de amónia? Vou apostar na Areia Viva, Natur's Ocean... Iluminação, viste mal Pedro, a altura do aquário é de 45cm, e tirando 2cm da borda e a altura da areia, vamos ter uma coluna de água de 40cm, 70W não será mais que suficiente? Fora isso, T5. Mas as calhas são carotes. Aquela do Link, é uma 6x24W, made in China, mas lembrei-me que poderei pagar impostos na Alfandega.... por isso será uma aposta descartada... TPA's, obrigado. É isso que irei fazer. Quanto tempo a água poderá estar fechada num bidon? Peixes, parece-me o ideal, 4 peixes no máximo! Transporte, ora aí está. Os porões dos aviões já são climatizados, por causa disto mesmo, transporte de animais, não digo de peixes, mas principalmente, cães e gatos. Agora, como é que pode ser feito o envio, isso é que já é mais complicado. Mais uma vez obrigado pelas ajudas.... Um abraço Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Pedro Conceição Publicado: Agosto 22, 2008 Publicado: Agosto 22, 2008 Quanto ao Aquário, se for o de 50 terei de ser eu a faze-lo. Precisava de algo que me indicasse mesmo bem como faze-lo. Já vi o Eduardo a fazer o meu antigo (180x70x60), mas mesmo assim preciso de uma especie de "tutorial" Sei algumas dicas de ver fazer, mas explicar é que é complicado....mas pode ser que daqui a uns dias se arranje qualquer coisa! Isto que vou dizer até pode ser uma barbaridade, mas aqui vai, a introdução faseada de RV pode provicar um pico de amónia? Aqui poderá haver alguns valores que podem fazer alguma diferença! Não direi pico, mas uns aumentos de nitratos, nitritos e talvez amónia. Sempre que colocas rocha viva, é natural que alguma da bicharada morra derivado à diferença quimica da água, por isso devemos colocar o máximo que podermos de rocha viva no inicio antes de colocar vivos, mas se fores com calma e colocares 1Kg hoje, 1Kg passado 1 mês a coisa não deve ser grave. Iluminação, viste mal Pedro, a altura do aquário é de 45cm, e tirando 2cm da borda e a altura da areia, vamos ter uma coluna de água de 40cm, 70W não será mais que suficiente? Fora isso, T5. Mas as calhas são carotes. Aquela do Link, é uma 6x24W, made in China, mas lembrei-me que poderei pagar impostos na Alfandega.... por isso será uma aposta descartada... Ah...sendo 45 de altura, a coisa fica com 40cm ou menos ainda! Aí o foco de 70w deve chegar bem, mas terás que ter sempre pelo menos 1 ou 2 lâmpadas actinicas! Acho que podes apostar nas T5...Em vez de mandares vir da china, procura em algum país da comunidade europeia que não pagas nada de alfândega. Vê também preços nos nossos patrocinadores que até podes arranjar a um bom preço e a manutenção, caso avarie, é sempre garantida se adquirires a um dos patrocinadores. TPA's, obrigado. É isso que irei fazer. Quanto tempo a água poderá estar fechada num bidon? Fechado e num local seco e escuro, deve aguentar alguns meses, mas é sempre melhor fazer para gastar na altura, se tiveres o aparelho é o ideal! Transporte, ora aí está. Os porões dos aviões já são climatizados, por causa disto mesmo, transporte de animais, não digo de peixes, mas principalmente, cães e gatos. Agora, como é que pode ser feito o envio, isso é que já é mais complicado. Se eles forem num local climatizado, excelente! O ideal é irem para aí em sacos separados, cada peixe num, bem acondicionados numa caixa de esferovite resistente! Citar MEGA ARQUIVO
Recommended Posts