Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Estou em preparações para a montagem de um aquario, que terá 80 ou 100 cm de frente.

Gostava de um plantado com camarões.

Mas acho que um aqua desse tamanho fica meio vazio sem uns peixes, estava a pensar por um cardume de neons e pensei num casal de apistogramas cacatuoides...

Agora a minha duvida, será que os apistos não vão agradecer a mariscada?

Bruno Palhares

Publicado:
Boas!

Os apistogramas vão agradecer e secalhar pedir por mais.... :-D

Ou nao, eu ja tive um casal de macmasteri com 5 camaroes daqueles do brasil, nunca houve uma perseguiçao, até pelo contrário, os apistos é que fugiam.

Cada caso é um caso, não é verdade?

Daniel Almeida

Publicado: (editado)
Ou nao, eu ja tive um casal de macmasteri com 5 camaroes daqueles do brasil, nunca houve uma perseguiçao, até pelo contrário, os apistos é que fugiam.

Cada caso é um caso, não é verdade?

Sim, tens razão! Não me lembrei desses! Também já os tive com os barbos tigres! :-D

Edit: os que eu tinha eram os Macrobachium

Editado por João Lopes
Publicado:

Viva,

Eu acho que tambem depende da especie de apistograma.

Por exemplo, os meus hongsloi, não lhes ligam nenhuma. Já os trifasciata... quantos mais melhor.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Humm, se calhar entao é melhor escolher outros habitantes para companhia ao marisco...

Alguma sugestão?

Atenciosamente

Bruno Palhares

Publicado:
Humm, se calhar entao é melhor escolher outros habitantes para companhia ao marisco...

Alguma sugestão?

Atenciosamente

Bruno Palhares

Os guppys sei que não lhes tocam.

Cump,

Sofia Mira

• 2 semanas depois...
Publicado:

Gupys, platys, corydoras, nenos, alguns tetras, espadas, certamente nao se vao importar com camaroes. Eu tenho junto com alguns reds, e nunca dei por falta de nenhum, e fazem criação...

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

Qualquer ciclideo anão devora os comuns camarões que mantémos nos nossos aquarios, tais como red cherries, caridinas japonicas que não sejam adultas, CRS etc etc..

Esses camarões brasileiros que referes têm um tamanho superior aos reds, logo torna-se mais dificil de os ciclideos anões investirem contra eles..

Olha eu quando montei um meu aqua sul americano, tinha 3 trios de apistos e por volta de 40 caridinas japonicas...

Como os peixes vieram muito juvenis não tocavam nas caridinas, mas passado 2 meses, ui... foram todas excepto 1... foi o camarão guerreiro.. mas infelizmente também desapareceu...

E cheguei a ver o meu Ap. Viejita por 2x com caridinas grandes na boca..

Já ouvi conversas que esses camaroes do brasil se aguentam à bomboca... mas os juvenis dos mesmos duvido.

Cumps

Publicado:

Curiosamente nem os meus Trifasciata nem os Borelli tocam nos camarões.

Fiz uma experiência e coloquei um Blue Pearl já adulto num aquário com um trio de Trifasciata e um trio de Borellis e não aconteceu nada. Ao fim de 3 meses anda lá o camarão sossegado a pastar e ninguém lhe toca.

Aparentemente deve depender não só da espécie de apistograma como também do seu carácter como eventualmente da forma como eles andam entretidos uns com os outros.

Ou então do carácter do camarão :snipersmile: