Recommended Posts

Publicado (editado)

boa tarde,

estou a usar CO2 caseiro à algum tempo, desde que o pus o pH desceu, a dureza da agua é que já era alta e parece mais alta ainda (os testes não são os melhores, são aqueles 5 em 1 de fita)

no outro dia tive a infeliz ideia de desligar o CO2 enquanto tinhas as luzes desligadas, resultado o pH subiu drasticamente e morreu o meu otocinclu

conclusão nao posso desligar o CO2?

como ter CO2 e conseguir baixar a dureza KH e dH da agua que já é alto que chegue à saida da torneira ?

Editado por snsc
Publicado:
boa tarde,

estou a usar CO2 caseiro à algum tempo, desde que o pus o pH desceu, a dureza da agua é que já era alta e parece mais alta ainda (os testes não são os melhores, são aqueles 5 em 1 de fita)

no outro dia tive a infeliz ideia de desligar o CO2 enquanto tinhas as luzes desligadas, resultado o pH subiu drasticamente e morreu o meu otocinclu

conclusão nao posso desligar o CO2?

como ter CO2 e conseguir baixar a dureza KH e dH da agua que já é alto que chegue à saida da torneira ?

Bem, há aqui algumas coisas a considerar...

Dizes que a água de Ermesinde não presta (no sub-título) porque tem dureza alta e por causa dos teus problemas com o CO2...

1º- Qual dureza?

2º- Define alto. Alto relativamente a quê? Qual o valor?

3º- O que é que a água de Ermesinde tem a ver com os teus problemas de CO2?

4º- Achas que a água devia ser afinada tendo em conta as tuas necessidades ou as necessidades gerais?

5º- Tens a certeza que sabes do que estás a falar?

Estou a ser um pouco duro contigo, mas não acho correcto que se coloque em causa a qualidade da água de uma localidade dessa forma...

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Bem, há aqui algumas coisas a considerar...

Dizes que a água de Ermesinde não presta (no sub-título) porque tem dureza alta e por causa dos teus problemas com o CO2...

1º- Qual dureza?

2º- Define alto. Alto relativamente a quê? Qual o valor?

3º- O que é que a água de Ermesinde tem a ver com os teus problemas de CO2?

4º- Achas que a água devia ser afinada tendo em conta as tuas necessidades ou as necessidades gerais?

5º- Tens a certeza que sabes do que estás a falar?

Estou a ser um pouco duro contigo, mas não acho correcto que se coloque em causa a qualidade da água de uma localidade dessa forma...

Cumps

como disse no 1 post nao te sei dar valores exactos porque só tenho os teste 5 em 1 da tropica, e apenas dá para ver que estão muito mais altos do que os considerados aceitaveis nesses teste, o ph ao sair da torneira tb é de 8, 8 e pouco. gostava de ter a sorte da agua sair já com pH 7 ou 7.5 e uma dureza um pouco mais baixa

Publicado:

boas!! qual a litragem do teu aqua?? tenho o mesmo prob com a agua do meu furo, vem muito "dura", entao tenho que misturar agua del garrafon para melhorar a saúde dos bichos.... felizmente a agua do lidl tem um ph fixe e custa 0,38€ os 5 litros, gasto 6 garrafoes por semana nao me sai muito caro...cumps

Publicado:
como disse no 1 post nao te sei dar valores exactos porque só tenho os teste 5 em 1 da tropica, e apenas dá para ver que estão muito mais altos do que os considerados aceitaveis nesses teste, o ph ao sair da torneira tb é de 8, 8 e pouco. gostava de ter a sorte da agua sair já com pH 7 ou 7.5 e uma dureza um pouco mais baixa

Sim, mas isso não significa que a água seja má... só significa que ela não é boa para o que queres.

Tens ideia dos valores de kH? Estou a achar esse pH muito elevado tendo em conta o local. Por outro lado, esses valores indiciam um kH elevado, pouco concordante com alterações bruscas de pH devido ao CO2.

De qualquer forma, há tabelas de kH x CO2 x pH que te dão uma ideia de qual o pH que podes ter com determinada quantidade de CO2 e kH, é ajustares, com calma esses valores. (não podes conseguir um pH qualquer sem outro tipo de intervenção).

Ainda assim acho que deve haver algum erro nessa leitura de pH.

Cumps

Publicado:

os testes da dureza é que estão mais sujeitos a erros por causa da qualidade dos testes em si, mas de pH tenho o teste quimico e a cor nao engana.

pois realmente acho estranho porque pelo que li o pH está mais sujeito a variações se o kH estiver baixo, mas o facto é que com CO2 ele me baixa.

Estou a ver que só posso tirar elacções depois de ter testes quimicos de Kh e dH

Publicado:

Boas,

se queres um conselho...

para teres resultados dos testes a serio tens que comprar testes a serio, eu tb tenho esses da palhinha, quando faço esses testes e os normais os valores são sempre discrepantes.

Abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
os testes da dureza é que estão mais sujeitos a erros por causa da qualidade dos testes em si, mas de pH tenho o teste quimico e a cor nao engana.

pois realmente acho estranho porque pelo que li o pH está mais sujeito a variações se o kH estiver baixo, mas o facto é que com CO2 ele me baixa.

Estou a ver que só posso tirar elacções depois de ter testes quimicos de Kh e dH

A injecção de CO2 baixa o pH, agora pelo que dizes estás com uma variação muito grande, embora não tenhas dito quanto.

Basta-te o teste de kH. Há alternativas a isto, por observação do comportamento dos peixes e não injectando muito CO2.

Também podes colocar a hipótese do otto ter morrido porque... sim!

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!