Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Julgo ainda não ter sido retratada a minha dúvida aqui no fórum. Se por acaso já tiver sido, peço que me orientem para a thread em questão e que apaguem esta.

Pois bem, ao longo dos últimos tempos tive dois troncos de razoáveis dimensões que utilizei no meu aquário. Primeiro um e agora mais recentemente outro.

Ambos foram tratados pelos anteriores donos que apontam os bons resultados que tiveram com a utilização nos seus aquários; para além disso, o primeiro que comprei também levou um tratamento meu pois estava fora de água há muito tempo e achei por bem repetir alguns passos.

Esteve de molho durante umas semanas e emerso em água a ferver....

Pois bem, ambos são troncos de Mangrove. O que eu não consigo é que eles afundem e assentem de livre e espontânea vontade no fundo do aquário..

O máximo que consigo é que atinjam um muito precário equilíbrio na água que faz com que qualquer toque descuidado os faça voar aquário fora.

Uma vez que não pretendo manter uma pedra em cima do tronco para que este fique estável procuro saber as razões da impossibilidade de ter estes troncos.

Poderão os parâmetros da água influenciar o resultado final?

Tenho um pH um pouco alto para o que pretendo, e estou a tratar de o baixar mas ainda não consegui lá chegar. Também a dureza excede os valores que desejo por enquanto.

Até que ponto é aceitável pensar que o pH e dureza altos influenciam a quantidade de água que o tronco absorve e consequentemente a sua flutuabilidade?

Obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Vouga

Publicado:

Eu usei uma pedra nos primeiros dias e ficou bom em todos os troncos que usei

Publicado:

Pois, a questão é que este já está afundado há mais de dois meses e mesmo assim não afunda... Posso certamente metê-lo numa panela bem grande e pô-lo a ferver mas não sei bem o que esperar do procedimento...

Publicado:

Boas

Eu tenho uma raiz de Eucalipto partida a meio pois não a conseguia colocar numa panela com água a ferver se não a partisse.

O mais absurdo é que uma parte afundou e ficou quieta no sitio e a outra tem a mania da exploração sub-aquática e não pára quieta se eu não a convencer (à pedrada).

No caso do Mangrove não tenho experiência própria, mas 'as rule of thumb' experimenta juntar um pouco de sal à água da cozedura e deixa que a madeira fique submersa nessa água enquanto ela arrefece durante a noite, pode ser que resulte.

Ajuda a desinfectar e pode ser que atinja uma quantidade de sais que lhe retirem flutuabilidade.

É só a minha opinião, não é um mandamento!!!

As Cory's reagem muito mal à presença de sal!!!

No teu caso queres baixar o pH e a dureza, por isso não sei até que ponto a minha dica possa ser útil...

Abraço

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boa noite,

Ora bem, parece que finalmente consegui afundar o meu primeiro tronco.

Para tal foi preciso submergir o tronco durante mais uns 7 dias em água com muito sal. Devo dizer que o Tronco se encontrava ao sol há já várias semanas e como tal, estava bem seco.

Consegui então arranjar uma Panela bem grande (cerca de 80L) onde consegui a custo, e à custa de uma ponta de tronco, inseri-lo para ferver com sensivelmente 4 colheres de sopa de Sal grosso.

Fervi durante cerca de 40 minutos num dia, desliguei o fogão e deixei arrefecer. No dia seguinte fiz o mesmo tratamento.

Depois deixei o tronco ainda na panela durante 3 dias e nessa altura mudei-o de novo para o balde onde o tinha inicialmente. Foi ent\ao que reparei que o Tronco já não boiava.

Adicionei novamente sal e alí o deixei até agora, ja lá vão uns 3 dias.

Agora tenho de arranjar panela para fazer isso ao meu outro tronco que embora mais estreito, é mais comprido...

Publicado:

Boas

Ainda bem que conseguiste.

Se este tronco é mais comprido, primeiro fazes uma metade e depois vira-lo e fazes a outra metade.

Na volta o sal ajuda muito, tem é cuidado para não te alterar as 'características' ao Aqua.

Abraço

Publicado:
Boas

Ainda bem que conseguiste.

Se este tronco é mais comprido, primeiro fazes uma metade e depois vira-lo e fazes a outra metade.

Na volta o sal ajuda muito, tem é cuidado para não te alterar as 'características' ao Aqua.

Abraço

Pois, também pensei nisso, mas como o aquário é de 45L brutos, a quantidade de sal que terá sido absorvida pelo Tronco será, espero eu, pequena...

quanto a fazer uma metade e depois a outra, sinceramente não me parece muito viável pois enquanto fervo uma parte, a outra vai secado...

Mais rapidamente faço o que tinha feito da primeira vez a este tronco agora afundado.\Fervo água e deito-lhe para cima.\

É certo que não é a mesma coisa mas é o que se pode fazer...

Publicado:

Se um qualquer tronco já esteve emerso durante muito tempo e depois é retirado da água e seca também durante muito tempo, para afundar de novo é muito díficil.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Se um qualquer tronco já esteve emerso durante muito tempo e depois é retirado da água e seca também durante muito tempo, para afundar de novo é muito díficil.

sim é verdade (ja me aconteceu)

Movido para o subforum correcto

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!