whity Publicado Julho 20, 2004 Publicado Julho 20, 2004 Boas. Alguem me diz sff se a alface k se mete no akuario por causa dos caracois é cozida ou não? Outras meniras de tirar caracois sao bem vindas. Já tenho um botia e n chega... Obrigado
hotrodder Publicado: Julho 20, 2004 Publicado: Julho 20, 2004 acho que sim pelo menos pelo que tenho lido A Água está cada vez mais Viva!
Fernando Carvalho Publicado: Julho 22, 2004 Publicado: Julho 22, 2004 Olá! Aqui eu uso simples, crua sem qualquer cozimento, apenas com uma desinfetada básica, para evitar micro-organismos indesejáveis. Abrass, FHAC GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net
André Costa Publicado: Julho 22, 2004 Publicado: Julho 22, 2004 Boas! Olha eu tive recentemente um Mega-Problema com caracóis no meu aquario... Começaram por ser 2 ou 3 mas eu por falta de tempo derivado ao excesso de trabalho, não pude tratar deles! Quando pus mãos à obra era normal ter cerca de 15 a 20 caracóis todas as manhãs "colados" ao vidro da frente do aqua! Andei durante cerca de 2 semanas a tentar resolver o problema com folhas de couve e alface (apenas dava uma desinfecção de 2 minutos em agua a ferver!) mas apesar de me sairem carradas de caracois agarrados o problema não ficava resolvido, todos os dias tinha outros 15/20 caracois no vidro... Até que estourei e resolvi pôr mãos à obra: Tirei TODAS as plantas do aqua e limpei uma a uma folha a folha! Tive especial cuidado com as raizes dos fetos de java pois os caracóis adoram enfiar-se lá especialmente quando estão agarrados a troncos! Tirei todos os troncos retirei todos os caracois que via e fervi os troncos! Aspirei o fundo do aqua (mesmo sem caracois ele estava a precisar!) Retirei 50% da agua do aqua limpei todos os vidro do aqua com um pano (cuidado para o pano não ter detergentes!) Por fim replantei o aqua...(Retirei algumas plantas onde vi que a limpeza não seria eficaz) Limpei o filtro externo! coloquei a nova agua. E pus um medicamento proprio para caracois (waterlife Molluzin) Este ultimo é eficaz apenas para caracois pequenos... que em principio foram os unicos sobreviventes a esta mega-limpeza Por fim comprei duas lindas bótias palhaço para me ajudarem na prevenção! Qualquer dica, estou disponivel! Já passou uma semana e parece que os resultados foram optimos! Cumps André
Just_me Publicado: Julho 22, 2004 Publicado: Julho 22, 2004 Eu penso que essa caça ao caracol foi "um optimo exterminio da cura sem tentar identificar o problema"... já que os caracois num aquario aparecem quando algo esta desiquilibrado e eles conseguem proliferar, e ao mesmo tempo que proliferam vao dando conta do prolema...acho que agora sem caracois é que os problemas a sério poderao começar.... Para alem disso, agua nova, filtro limpo...= menos bacterias do ciclo... boa sorte Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
André Costa Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Boas, Pedro, quando me referi a limpar o filtro, como é obvio foi com agua do proprio aquário, o que não reduz assim tanto as bactérias do ciclo... Fiz isso por uma questão não só de manutenção como também para limpar algum caracol mais pequeno que pudesse ter sido aspirado lá para dentro... Quanto a agua nova é um procedimento normal, eu costumo fazer trocas de agua todas as semanas de 40% e não fazia muito sentido pôr medicamento para os caracois e depois fazer uma troca de agua... Quanto à origem do problema, no meu caso, foi sem dúvida uma planta mal limpa que devia conter ovos e foi para dentro do aquário. Não vejo quais serão os problemas que possam agora acontecer na ausência dos caracóis... Podem acontecer vários mas não é por os caracóis terem morrido, penso eu... Cumps André
Marquito2004 Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Boas! bem eu não tinha Muitos caracois mas tinha alguns... no meu aqua de 200L comprei dois bótias, os caracois não duraram uma semana! Peixe eficaz sem dúvida. se eu fosse ati apostava em mais um ou dois bótias e mais importante não lhes forneças comida para peixes de fundo até que tenhas o problema resolvido. isto claro se não demorar muito tempo. Lembra-te que as soluções biológicas e naturais são sempre melhores que as mecanicas e quimicas........ Marco_fontes
Recommended Posts