Recommended Posts

Publicado

tou com um problema!:)

vou de férias durante uma semana,vou deixar 1 dakeles blocos de comida k dá para 14dias,pelo menos é o k diz na caixa, e estava a pensar comprar um temporizador de luz.

e tenho umas dúvidas, não sei como é um temporizador de luz,é tipo uma tomada?não estou mesmo a ver como é.

a outra duvida k tenho, é o facto de ter tido bebes de guppies,tenho pra i uns 30,axam k esta comida em bloco dá pra eles?não me parece!

e agora será k eles vão morrer?estou preocupadissima,poderiam-me ajudar :?

Publicado:

Olá!

Vou-te colocar aqui um fotografia de um timer, desculpa nao ser muito visivel:

12581684_56.jpg

Encaixas isto numa ficha. A parte debaixo é onde colocas a tomada da iluminação e a parte de cima é onde programas as horas ON e as horas OFF.

Se são alevins que tens, eu recomendo que compres um alimentador automatico, esmagues a comida dos adultos (Sera Vipan por exemplo), programes as horas que queres que dê a comida e eles de certeza que não morrem á fome...

Fica bem.

Diogo Oliveira

Publicado:

Eu ACHO que eles aquentam 1 semaninha!!Nãoprecisa de um alimentador automatico,eles sao muito caros so para issu!

Até mais

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Publicado:

Olá!

Os peixes aguentam 1 semana de jejum (o que não é muito de fiar), o problema é que a nossa colega pip0ka vai de férias 14 dias, ou seja 2 semanas.

Eu como não gosto de deixar tudo á "largarder", caso venha a precisar, compro um destes aparelhos. :roll: Opiniões...

:)

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá!!

Se voce ler bem a mensagem ela vai sair de ferias por 1 semana,ela coimprou um alimenador de 14 dias!! :roll:

Até amis

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Publicado:

Nada como pedira a um familiar que de um saltinho a casa para dar comida aos peixes.

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

Boas!

Quanto ao temporizador, há pelo menos dois modelos: automático e manual.

Esta foto exemplifica, um pouco mal pelo que peço desculpa, o seu funcionamento:

DSC04717.JPG

Ou seja, primeiro uma extensão grande onde ligo os vários componentes e na qual está ligado o temporizador. Depois tenho uma tripla e por fim as fichas dos dois sistemas de iluminação que tenho nos meus dois aquários.

Esta é uma foto do temporizador manual (o que actualmente utilizo), onde através de umas pequenas patilhas à volta da roda com as horas se define quando a luz deve ficar ligada ou desligada.

DSC04718.JPG

E esta é uma foto do temporizador automático (que quando tiver tempo para descobrir como funciona vou passar a utilizar :roll: ):

DSC04719.JPG

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:
Eu ACHO que eles aquentam 1 semaninha!!Nãoprecisa de um alimentador automatico,eles sao muito caros so para issu!

Alevins aguentar 1 semana sem alimento? Nem pense nisso! :roll:

O ideal é ensinar um vizinho/amigo/parente a alimentar os peixes... e deixar a chave de casa com ele enquanto vai de férias. :)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Olá Pip0ka!

Vou-te dar uma dica, que para mim tem sempre funcionado. NOs peixes grandes, vês a quantidade que eles comem a cada refeição. Analisas bem a situação.

Depois de bem analisada a situação, retiras para um guardanapo uma quantidade de uma refeição. Fechas o guardanapo e metes fita cola á volta. Fazes "pacotinhos" para as refeições que precisares. Nos caso dos alevins é exactamente a mesma coisa, só que tens de esmagar a comida dos adultos antes de meteres no guardanapo e fazer o pacotinho.

Com isto tudo feito, chamas um amigo/vizinho/parente (como disse o amigo Governa) e dizes a ele que a X horas tem que vir aqui a casa abrir o pacotinho e despejar a comida no aquário. Faz 2 pacotinhos por dia. Um á hora do almoço e outro á hora do jantar. Depois, com o timer na iluminação é menos um factor a preocupar.

Isto é uam maneira para não gastares dinheiro num alimentador automático, porque já os vi a 35 euros, não são nada acessiveis. :roll:

Se precisares de mais alguma ajuda é só dizer.

Fica bem.

PS: Os pacotinhos deixa-os numa gaveta ou dentro de uma tupperware (compra uma tupperware nova assim pequena de maneira a colocares os pacotinhos la dentro, para a lavares quando vier do supermercado, passas-a várias vezes por água quente).

Diogo Oliveira

Publicado:

Muito obrigado,ja tou mais descansada!

vou comprar esse temporizador,vou ai aki hoje!

em relação À comida,vou pedir a 1 pessoa conhecida pra vir cá a casa e seja o k deus quizer,tb so vou tar fora 1 semaninha!axo eu :)

quando voltar de férias digo o k aconteceu(ou seja, se deu resultado)

:)

Publicado:

Se a pessoa que vai a tua casa não estiver por dentro da aquariofilia, faz como o minidiogo te disse, pois numa semana dá para fazer muitos estragos. :)

Falo por experiência própria, já que há alguns anos pedi ao meu sogro para alimentar os meus peixes e apesar de ter explicado várias vezes qual era a quantidade que ele deveria colocar, quando cheguei a casa depois das férias tinha 8 peixes mortos e uma camada de comida no fundo dos aqua que dava para alimentar os bichos durante uns dois meses. :)

Cumps

Publicado:

Olá!!!

Felizmente porque já fui, infelizmente porque já acabaram as minhas ferias...

Estive uma semana fora, desde Abril que não aproveita as posturas devido às ferias...

Como fiz:

Na semana que antecede as ferias, limpo todos os filtros e faço as mudas normais de água. Como tenho muitos aquarios ( quando fui de ferias tinha 9 aquarfios com peixes, os mais pequenos nasceram na primeira semana de Abril e os filtros que têm são a ar) coloquei em pequenos pacotes comida suficiente para uma refeição, logo fiz 7 pacotes de comida para cada aquario, coloquei a comida junto do aquario respectivo e pedi a um familiar que desse a comida diariamente aos peixes. Pois bem tenho cerca de 600 peixes, morreram dois peixes que teriam o tamanho de uma moeda de 2 centimos...

Mais um promenor, na sexta-feira à tarde tive uma postura de escalares, à noite coloquei a folha num aquario de criação, quando voltei, no sabado da semana seguite dei de comer aos alevins que já nadavam, pois bem, tenho uma postura de escalares com cerca de 200 escalares e tinha apenas cerca de 5 ovos fungados...

Espero ter ajudado...

A.Mota

Publicado:

sim, tenho de fazer o k o minidiogo disse!

espero k dê certo :)

é pena é k eu não confio muito na pessoa k vem ca a casa,aposto

k deve vir no maximo 2 dias :)

mas é o k se pode arranjar,vou deixar a comida nos guardanapos,

e se calhar meto tambem, akela pastilha pra alimentar os peixes(pra prevenir):)

muito obrigada a todos,pelas vossas ajudas,foram muito úteis.

:P

• 2 semanas depois...
Publicado:

olá!

já vim de férias, e apenas me morreu 1 peixe, 1 guppie femea.

os alvins estão todos bons,a agua esta 1 pouco escura,tenho mais caracois, e as plantas parecem estar doentes.MAs aho k vou por um post na parte das plantas,pra saber o k esta a acontecer. os caules das plantas parece k foram xupados,desfazem-se se todos. ;)

deve ser por causa dos caracois.

mais uma vez obrigado a todos. ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!