mustang_1972 Publicado Agosto 19, 2008 Publicado Agosto 19, 2008 (editado) Boas tardes. Como sou novato nestas andanças de aquarios marinhos, maçarico mesmo, venho pedir a vossa ajuda. Tenho um aquario de 126c*48a*35l. tenho um filtro externo 1500 l/hora, termoestato 200w. Esta montado num movel feito especificamente para o aquario. tenho espaço dentro do movel. Queria mudar para um aquario marinho. Que fazer?? Usar sump?? nao usar??etc.... fico a espera obrigado Editado Agosto 19, 2008 por mustang_1972
Pedro Ferrer Publicado: Agosto 19, 2008 Publicado: Agosto 19, 2008 Boas tardes. Como sou novato nestas andanças de aquarios marinhos, maçarico mesmo, venho pedir a vossa ajuda. Tenho um aquario de 126c*48a*35l. tenho um filtro externo 1500 l/hora, termoestato 200w. Esta montado num movel feito especificamente para o aquario. tenho espaço dentro do movel. Queria mudar para um aquario marinho. Que fazer?? Usar sump?? nao usar??etc.... fico a espera obrigado Boa tarde Mustang Antes de mais é sempre bom pesquisar no(s) fórum(ns) Uma das formas que uso sempre nas minhas pesquisas é procurar membros que tenham aquários cujas dimensões são semelhantes ao projecto que pretendo iniciar. Ao encontrar, tento perceber a sua montagem, procurando o seu setup. Acho que é uma forma de aprendizagem. O filtro externo será para eliminar, pois o filtro num aquário marinho é a rocha viva (RV) e o substrato (areão de coral) Quanto à sump, é daquelas coisa que não gosto de comentar, pois para mim é óbvio. Em qualquer sistema, quanto mais água melhor! Logo a sump para mim é um dado adquirido! pois para além de aumentar o volume de água permite esconder os equipamentos. Abaixo segue algo que eu faria hoje. Eu tenho um aquário 100x40x50 e claro está, se fosse hoje fazia de forma diferente. Comprimento de 120 a 150cm, com largura a ir para os 50-60cm e se calhar baixava dos 50 para os 40cm em altura. Provavelmente colocaria 2 paredes laterais, portanto, um sexto e sétimo vidro, furados para colocar as bombas escondidas. Se pudesse também tentava fazer uma sump, não por debaixo do aquário, mas ao lado deste, pois para aspirar os sedimentos é muito mais prático. Criaria igualmente um refúgio ou um compartimento algures apenas para Chaetomorpha. Criava um compartimento na sump, apenas para realização de água salgada para as TPA's. Fazia 3 furos de descarga no aquário em vez de um. Dois seriam em lados opostos para melhor retirar gorduras/sedimentos e o 3º seria ladrão. Enfim... alterava muita coisa... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
mustang_1972 Publicado: Agosto 19, 2008 Autor Publicado: Agosto 19, 2008 Boa tarde Mustang Antes de mais é sempre bom pesquisar no(s) fórum(ns) Uma das formas que uso sempre nas minhas pesquisas é procurar membros que tenham aquários cujas dimensões são semelhantes ao projecto que pretendo iniciar. Ao encontrar, tento perceber a sua montagem, procurando o seu setup. Acho que é uma forma de aprendizagem. O filtro externo será para eliminar, pois o filtro num aquário marinho é a rocha viva (RV) e o substrato (areão de coral) Quanto à sump, é daquelas coisa que não gosto de comentar, pois para mim é óbvio. Em qualquer sistema, quanto mais água melhor! Logo a sump para mim é um dado adquirido! pois para além de aumentar o volume de água permite esconder os equipamentos. Abaixo segue algo que eu faria hoje. Eu tenho um aquário 100x40x50 e claro está, se fosse hoje fazia de forma diferente. Comprimento de 120 a 150cm, com largura a ir para os 50-60cm e se calhar baixava dos 50 para os 40cm em altura. Provavelmente colocaria 2 paredes laterais, portanto, um sexto e sétimo vidro, furados para colocar as bombas escondidas. Se pudesse também tentava fazer uma sump, não por debaixo do aquário, mas ao lado deste, pois para aspirar os sedimentos é muito mais prático. Criaria igualmente um refúgio ou um compartimento algures apenas para Chaetomorpha. Criava um compartimento na sump, apenas para realização de água salgada para as TPA's. Fazia 3 furos de descarga no aquário em vez de um. Dois seriam em lados opostos para melhor retirar gorduras/sedimentos e o 3º seria ladrão. Enfim... alterava muita coisa... Abraço Pedro Ferrer Bom antes demais obrigado pelo puxao de orelhas..... As minhas duvidas como e natural sao imensas. Sump sim ja vi que toda a gente aconselha. Furo o aquario?? nao furo??? dimensoes da sump???a minha maior duvida mesmo e a questao da sump
mustang_1972 Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 Bom entao começando pela sump. Que Dimensões??? o Meu movel tem um espaço de 50*40. sera suficente para o aquario de 126Comp.*48ALT*35 Larg??Como fazer a mesma?? ja vi mil e uma maneiras...
Pedro Conceição Publicado: Agosto 20, 2008 Publicado: Agosto 20, 2008 Boas! Tal como o Pedro disse, estamos sempre a aprender e a ter novas ideias, por isso neste hobie, estamos sempre a aprender coisas novas e a ter novas ideias, muitas das vezes, ideias vindas de pessoas com menos experiência! Neste caso, acho que tens algumas alterações a fazer no aqua! Eu fazia pelo menos 2 furos com coluna seca. No meu aqua também tenho 2 furos, que correspondem ao retorno e ao escoamento. No retorno tenho um buraco de 50mm, com tubo, que por dentro dele tenho outro tubo que faz o retorno. O resto do tubo de 50mm serve de ladrão. Assim poupei espaço no aqua tendo a segurança do ladrão. A ideia do Pedro, de ter 2 escoamentos, uma em cada lado do aqua, é uma ideia que eu optava no caso de ter um aqua grande a cima de 150cm, pois a possibilidade de termos a película de gordura na superfície é maior, na parte central do aqua. Em aquas de dimensões menores acho que tendo uma boa circulação de água com uma agitação mínima na superfície, não provoca essa película, mas é só uma ideia minha! Sobre as medidas da sump, não existe uma medida certa para o tamanho do aqua, quando maior melhor! A minha sump tem pouco mais de metade do volume do aqua, se bem que tem menos água que essa metade. Deves ver primeiro o que queres colocar de equipamento que não possa estar dentro de água para teres espaço dentro do móvel e depois vês as medidas. Se quiseres uma sump de tamanho mínimo, dever ter atenção às medidas da bomba de retorno, termostato e do escumador, estes são os equipamentos que devem estar dentro da sump. Já agora, dá uma olhadela aqui MEGA ARQUIVO
mustang_1972 Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 ok entao. coluna seca com 2 furos. isso da coluna faz-se mas e para e para fazer os furos???consegue-se fazer os mesmos sem ter de desmontar o aquario??? dentro da sump quero meter o escumador, termoestato, bomba de retorno. esta tem de ter divisorias certo?por causa do escumador?? como fazer os furos??ha pessoal que faz isso?? obrigado
Pedro Conceição Publicado: Agosto 20, 2008 Publicado: Agosto 20, 2008 Existe vários locais que fazem os furos sem ter de o desmontar. Sei que a Redfish faz esse tipo de serviço e a Vidromoldura. O meu foi feito na Vidromoldura. Existe sempre o risco do aqua poder rachar ao fazer o vidro, mas é raro isso acontecer! Sobre teres divisórias na sump...há quem diga que sim e quem diga que não! Eu já só na sump que tenho agora é que coloquei divisórias, mas só para fazer de quebra bolhas, mais nada, de resto nunca tive nem senti a necessidade de ter, mas se quiseres colocar alguma macro alga convém ter. MEGA ARQUIVO
mustang_1972 Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 Sera que eles fazem isso em casa??ou temos que la levar o dito aquario??
Pedro Conceição Publicado: Agosto 20, 2008 Publicado: Agosto 20, 2008 Sera que eles fazem isso em casa??ou temos que la levar o dito aquario?? Tens de levar lá, mas pergunta, pode ser que tenhas sorte! MEGA ARQUIVO
mustang_1972 Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 Tens de levar lá, mas pergunta, pode ser que tenhas sorte! obrigado vou pesquisar preços nalgumas lojas da especialidade.
Recommended Posts