Luis Dias Publicado Agosto 19, 2008 Publicado Agosto 19, 2008 Viva, Estou em processo de construir uma sump, mas uma serie de dúvidas surgem... Sei que as sumps se usam mais nos salgados, mas como as características de filtragem se adequam muito bem ao que eu pretendo nos doces, resolvi eliminar uma serie de filtros e partir para uma solução única de filtragem. A ideia é com uma sump filtrar 2 aquários, como se pode ver pelo esquema seguinte: Sendo que B é a bomba e os compartimentos 1, 2 , 3 e 4 os espaços para as matérias filtrantes. Na realidade não sei se este esquema funciona. Na teoria, parece-me ser viável, mas tenho dúvidas, se a agua percorre o ‘labirinto’ com eficiência ou se os overflows conseguem escoar a agua ao mesmo ritmo de entrada. Por isso, tenho duvidas sobre que secção deverão ter os tubos de retorno, para uma entrada de água na ordem dos 3400l/h. Estava a pensar algo entre os 16mm e os 22mm… alguém têm uma ideia? No esquema seguinte, mostro em pormenor, a sump propriamente dita: Aqui, talvez dê para se ter uma ideia se este ‘labirinto’ de passagem de água é o ideal ou funcional? As medidas das divisões, são correctas ou normalmente, usam-se outras, conforme as matérias filtrantes? Têm ideias para melhora-lo? Já agora, para matérias filtrantes, que acham: 4 – fibra de vidro, 3 – esponja, 2 – biobolas, 1 – cerâmicas? Qualquer ideia, sugestão ou experiencia, é bem-vinda. Cmprts, Luis.Dias Citar
rui kid Publicado: Agosto 20, 2008 Publicado: Agosto 20, 2008 (editado) Boas. Em relação à SUMP eu tenho uma que só esteve a funcionar uns 15 dias para ver se vertia. Entretanto falta-me a iluminação para terminar o aqua. Na minha opinião acho que deverias dividir a injeção para os dois aquários. Com uma torneira em cada injeção controlas facilmente o caudal para cada aqua. O retorno pode ser feito independentemente. Desta forma evitas que a água de uma aqua passe para o outro sem antes ser filtrada. Caso contrário terás água mais "suja" num dos aquas. Deves ter atenção que o retorno para a SUMP deve ser muito mais largo do que a injecção para evitar inundações. Na minha opinião devias ainda colocar um retorno de emergência, pois se o tubo entopir a água vai subir e transbordar. A minha bomba é de 2500l/h para um aqua de 600l e o tubo é de 22mm. Os retornos são de 50mm. Quanto às medidas acho que percisas de trabalhar mais um pouco. Deves ter sempre o nível de água muito baixo, pois se te faltar a luz a água dos aquas desce para a SUMP e esta deve ter capacidade para aguentar toda esta água. A média que queres colocar depende do aquário. Contudo aconselho-te a usar cerâmica não porosa primeiro, e só depois a lã de vidro. Tens aqui uma foto da minha SUMP (na altura da foto ainda estava sem média e sem água. Se achares necessário posso colocar aqui um esquema com as medidas). Eu optei por tapara a SUMP para reduzir as trocas gasosas. Vista lateral: Edit para colocar a vista lateral. Editado Agosto 20, 2008 por rui kid Citar
Luis Dias Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 Viva Rui, Antes de mais, obrigado por responderes. Pareces ser o unico com sump e sem estar de ferias... Bom, relativamente ao facto de ficar com a agua mais 'suja' num aquario do que noutro... com este meu esquema de facto isso é verdade. Mas para dividir o caudal por dois, tinha que ter mais potencia na bomba. O que eu estou a pensar são 3400l/h, que com uma elevação de cerca de 2m deve baixar para 3000l/h, que a dividir por 2, daria 1500l/h, o que não é assim tanto como eu gostaria... Sobre os retornos, acho que tens razão. Estava a pensar em 16mm, mas de facto era demasiado curto. 50mm dá uma margem de segurança bem maior... acho é que vai ser complicado ferrar os overflows. O nivel da agua, no meu caso até pode ser elevado, uma vez que em caso de falha da bomba a unica agua que cai, é a que está dentro dos tubos. Nos calculos que fiz, não chega a 4,5L. A sump tem uma area de 100x40 pelo que 4,5L tem um impacto de cerca de 1cm no nivel da agua. Obrigado pelas fotos. Dá para ter umas ideias. Cmprts, Luis.Dias Citar
rui kid Publicado: Agosto 21, 2008 Publicado: Agosto 21, 2008 Boas Luís, Deves ter atenção porque quando há um corte de corrente não é só a água dos tubos que desce. O nível de água do aquário costuma estar 1 a 1,5 cm acima do tubo de retorno (eu também não acreditava até ver). Quando a bomba pára essa água desce toda para a SUMP. Na minha SUMP (100*30*40) optei por dividi-la em dois (na foto lateral dá para ter uma ideia). À frente tenho a média de filtragem e por traz tenho a bomba, aquecimento e entrada de água do ponto de água. Acredita que tenho espaço de sobra para média. Actualmente tenho uns 4l de cerâmica não porosa, um saco de lã de vidro, 3l de cerâmica porosa e uns 5l de biobolas (ainda sobrou muito espaço). Citar
ferreira Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 Boas Luís. Também estou seriamente a pensar substituir os meus filtros por uma sump......mas ainda não sei bem como fazer isso porque o pessoal dos doces não as usa, por isso vou seguir o teu post com interesse..........quando chegares a uma solução partilha com o pessoal.. Citar
Ricardo Fonseca Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 Viva Rui, Antes de mais, obrigado por responderes. Pareces ser o unico com sump e sem estar de ferias... Não estou de férias, nem tenho sump... mas estou a planear uma... Bom, relativamente ao facto de ficar com a agua mais 'suja' num aquario do que noutro... com este meu esquema de facto isso é verdade. Mas para dividir o caudal por dois, tinha que ter mais potencia na bomba. O que eu estou a pensar são 3400l/h, que com uma elevação de cerca de 2m deve baixar para 3000l/h, que a dividir por 2, daria 1500l/h, o que não é assim tanto como eu gostaria... Em bom rigor o que aumentas com esse esquema é a velocidade de circulação da água e não a capacidade de filtragem já que esta é fixa pela sump... e aí não interessa como divides o output porque o imput é sempre o mesmo. Cumps Citar Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Luis Dias Publicado: Agosto 27, 2008 Autor Publicado: Agosto 27, 2008 Em bom rigor o que aumentas com esse esquema é a velocidade de circulação da água e não a capacidade de filtragem já que esta é fixa pela sump... e aí não interessa como divides o output porque o imput é sempre o mesmo. Cumps hummm... em sistemas fixos, a capacidade de filtragem, não é medida pela velocidade a que passa a agua? Cmprts, Luis.Dias Citar
Antonio Violante Publicado: Agosto 27, 2008 Publicado: Agosto 27, 2008 (editado) ola luis dias so acho que tens os tubos um bocado baixos a fazer a curva acho que devias deixar ao nivel da agua a curva que eu asinalei a vermelho pois onde tens a curva pode ser que me engane mas vais ficar com muito pouca agua ah e so agora reparei que tens a entrada do tubo no nivel de agua o que acho que vai poder entrar ar e depois pode se acumular no topo do tubo editei a tua foto para perceberes melhor ah e como disse o rui kid e verdade eu tenho 2 aquas de 60 na minibateria ligados e um tem sempre mais agua que o outro fica bem post editado para meter o que esta a verde Editado Agosto 27, 2008 por antonio violante Citar TOYOTA
mexas Publicado: Agosto 27, 2008 Publicado: Agosto 27, 2008 Eu ia dizer precisamente o que o antónio violante disse, mas uma vez que ele até editor a imagem... Resta-me concordar com ele e dizer que só vais melhor o fluxo da água. Citar Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
Ricardo Fonseca Publicado: Agosto 28, 2008 Publicado: Agosto 28, 2008 hummm... em sistemas fixos, a capacidade de filtragem, não é medida pela velocidade a que passa a agua? Cmprts, Luis.Dias Sim, mas repara que a velocidade com que passa a água pela filtragem (sump) é sempre a mesma independentemente da forma como fazes o output. Se divides pelos 2 aquas, diminuis a velocidade de circulação total nos aquários, mas não diminuis na sump... onde interessa. Eu vou montar uma sump para filtragem de um sistema multi aquarios e vou dividir o fluxo de saida da sump pelos vários aquas pois a velocidade total (cerca de 6000 l/h, vencida a subida) vai filtrar cerca de 3000 litros em vários aquas. Ou seja, embora em cada aqua a velocidade de circulação seja inferior do que a por circulação em contínuo, a velocidade de filtragem é a mesma pois o volume de água que passa pela sump e a sua velocidade é igual, independentemente de o fazer é contínuo/série, ou de o dividir por aqua. Cumps Citar Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
ferreira Publicado: Setembro 10, 2008 Publicado: Setembro 10, 2008 Companheiro Luis Dias, então como ficou a sump??? Explica lá porque eu continuo muito interessado em trocar os meus filtros por uma...pena não entender nada do assunto cumps Citar
Recommended Posts