Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

 

No seguimento de muitas pesquisas que fiz antes de começar a ter invertebrados e após muitas visualizações de processos de aclimatização aconselhados decidi tentar a sorte no concurso da Jardim-Submerso, bem como criar este tópico aqui para quem o necessitar. Espero que seja util para todos!

 

Quando se adquirem invertebrados, especialmente camarões por encomenda postal ou transportadora, estes podem permanecer em trânsito por diversos dias (especialmente se forem adquiridos através de um vendedor internacional).

 

As condições e parâmetros dos aquários nos quais eles são mantidos na origem são, salvo raras excepções, totalmente desconhecidos para nós. Mudanças rápidas na química da água são potencialmente letais para os camarões, sendo, por este caso, totalmente desaconselhado que sejam imediatamente despejados para o aquário aquando da sua recepção.

 

O método proposto descreve o que penso ser a melhor forma de aclimatizar camarões que tenham estado em trânsito por algum tempo, bem como os que provenham de aquários que desconhecemos e portanto sem informações dos seus parâmetros.

 

Aconselho o presente método para todos os camarões adquiridos online, sendo que para os adquiridos em lojas locais o tempo de aclimatação possa ser reduzido para 2 horas no mínimo.

 

Como aclimatizar os seus novos camarões

 

Embora a maior parte dos camarões possam adaptar-se a diversos parâmetros, eles necessitam de tempo para se ajustarem a um novo ambiente, neste caso o seu aquário. Este método, descrito passo a passo, tem surtido bons efeitos na aclimatização, mas como todos deverá ser utilizado por sua conta e risco.

 

1.jpg

 

Utilize um recipiente de plástico que assegure no mínimo um litro de água para o processo de aclimatização, tenha em atenção que o mesmo deverá flutuar no seu aquário para que ao mesmo tempo que a aclimatização seja feita com respeito à química da água se respeita igualmente a climatização à temperatura à que a mesma se encontra.

 

2.jpg

 

Use uma tesoura para abrir o saco que contém os camarões. Corte inicialmente o topo e assente o saco no fundo do recipiente, após isto, corte lateralmente o saco até à base, para que este abra completamente sem que corra o risco de prender algum dos exemplares no processo.

 

3.jpg

 

Se os camarões forem enviados devidamente, virão com um pequeno pedaço de musgo ou lã de vidro, se porventura não vierem com nada adicione um pequeno pedaço de musgo no recipiente.

 

4.jpg

 

Com os camarões já dentro do recipiente e retirado o plástico do transporte, adicione um produto acondicionador de água para remover algum amoníaco que eventualmente se tenha formado.

 

5.jpg

 

Após todos os passos descritos acima estamos finalmente preparados para aclimatizar os nossos novos habitantes.

 

Com um pequeno copo adicione água do aquário no recipiente onde agora tem os camarões. Adicione lentamente água do aquário num volume não superior a 5% da quantidade de água com a qual os recebeu. Aguarde 15 a 30 minutos até repetir o passo anterior e adicionar mais água, durante este processo repare cuidadosamente como os camarões reagem.

 

Os camarões deverão manter-se calmos. Se reparar que os mesmos começam a nadar freneticamente verifique os parâmetros da água do seu aquário nomeadamente os níveis de nitritos (NO2), nitratos (NO3) e amónia (NH4/NH3). Se os parâmetros estiverem dentro do considerado normal para a espécie em causa é um indicador de que deve espaçar mais em tempo a adição da água do seu aquário ao recipiente.

 

Concluindo, é apenas uma questão de ir adicionando água do aquário como descrito acima e respeitar ou aumentar o tempo entre adições. Lembre-se que o processo de aclimatização serve o propósito de alterar os parâmetros da água na qual os camarões lhe foram entregues de forma lenta e faseada para que os mesmos se adaptem às condições presentes no seu aquário.

 

Não se apresse neste processo, para se assegurar que a adaptação é de facto perfeita o período de tempo necessário pode ir até 12 horas até finalmente libertar os novos habitantes no seu aquário. Se estiver perante uma espécie muito sensível e difícil e/ou reparar que os camarões estão com algum problema relacionado com a adaptação, estenda o processo até 24 horas. Para o efeito quando o recipiente estiver quase cheio retire 50% da água que ele contém podendo desta forma prosseguir na adição de mais água do seu aquário.

 

Não se espante com o tempo de aclimatação, é de facto preferível investir neste processo e no tempo que o mesmo exige, do que observar os seus camarões a morrerem 1 a 1 nos próximos dias porque não se conseguiram aclimatizar aos parâmetros do seu aquário.

Editado por João Teixeira
Publicado:

Boas

Está muito bom acho que era o tópico pra ficar inamovivel pra os que começam nos camaroes há pouco tempo apreder mais sobre a sua aclimatização.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

Olá João.

 

O artigo está muito bom mas faço o seguinte reparo: falas numa aclimatização até 12h e, em espécies mai sensíveis/com problemas, 24h.

 

Na minha opinião, esse tempo é exagerado. Se os animais se ressentem com uma aclimatização rápida, o mesmo pode acontecer com o facto de permanecerem tanto tempo em aclimatização. Não podemos ser de extremos mas sim tentar encontrar um meio termo.

 

Também costumo retirá-los do saco para um recipiente à parte, mais largo, com metade da água inicial. Depois, monto um sistema de pinga-pinga com um fluxo adequado e deixo estar até encher o recipiente. Para além de ser mais cómodo porque não precisas de estar a meter água de x em x tempo, é um processo confortável para os animais porque é constante ( temp e pH). Normalmente, numa 1h e 30min / 2h, tenho o processo de aclimatização completo e faço isto com todas as espécies, quer sejam sensíveis ou mais tolerantes.

 

Até hoje, tive 100% sucesso. Se os animais já vêm combalidos da viagem ( normalmente apáticos, rígidos, não sendo raro vê-los de patas para o ar), aclimatizações rápidas bem como aclimatizações lentas são prejudiciais. Os animais precisam de água nova, " limpa", de estarem dentro do aquário o mais rápido possível mas devagar o suficiente para serem devidamente aclimatizados aos novos parâmetros.

 

Por isso, na minha opinião, prolongar o tempo de aclimatização é tão errado quanto não lhes fazer aclimatização, falando grosso modo. De resto, nada apontar. Parabéns pelo artigo.

 

 

Abraço,

André

Publicado:

Boas

 

Agradeço as opiniões, bem como as criticas :arrow:

 

... na minha opinião, prolongar o tempo de aclimatização é tão errado quanto não lhes fazer aclimatização, falando grosso modo. De resto, nada apontar. Parabéns pelo artigo.

 

Caro André Silvestre

 

O sistema pinga pinga é igualmente bom, no entanto como no meu caso costumo receber alguns exemplares da Alemanha e da Austria o processo moroso que descrevo tem sido utilizado com muito sucesso.

 

De facto irei experimentar a proposta de pinga pinga para a próxima vez que fizer uma aclimatização de camarões ao mesmo tempo que verifico a sua reacção.

 

Obrigado

 

JT

  • 4 semanas depois...
Publicado:

exelente voto para inamovivel mas deverias adicionar a possiblidade da gota a gota pk tambem é uma boa suluçao que acaba por ser mais pratica

 

isto pode ajudar muitos novatos veijo muito eles dizerem que comprarao dois peixes meterao e um morreu ou camaroes