Lescanjr Publicado Agosto 17, 2008 Publicado Agosto 17, 2008 (editado) Olá Pessoal Com esse tópico resolví mostrar a evolução do meu aquário plantado montado há cerca de 4 meses atrás . Hoje (20/03/2008) resolví colocar a mão na massa e remontar meu aquário plantado. Ainda não está pronto...talvez eu mude algumas rochas, terei que colocar mais plantas e vou colocar uma areia bem mais branca para encher o riozinho delineado pelas rochas . Por fim, percebí que neste tipo de montagem, só podemos ter uma noção exata do resultado, após o fechamento total do carpete . Set Up : Aquário Via Aqua 1,53x56x46 vidro curvo . Luminária e transformadores Atman 110 V. c/ 2 Hqi Coralife 10.000 k e 4 PL 18 watts 7.500 k. Canister Sera - Serafill 1300 l/h contendo mídias filtrantes + Sera Siporax e removedor de nitrato Coralife . UV Supreme Submersible 10 watts Surface Atman (desnatador de superfície) C02 Fertilization System Sera - (sistema completo) com teste permanente de CO2 e reator/difusor interligado ao Canister Termometro Digital Coralife Alimentador Automático Sera Limpador magnético Mag Float Reator de Fosfato Phosban - Two Little Fishes Mídia para reator - Phosban - Two Little Fishes Substrato : Sera Floredepot (4 baldes de 4.700 kgs.) misturado com um pouco de eco complete + humus e laterita e 70 kgs. de areia de filtro de piscina - granulação média Rochas : pedras de mato adquiridas em Atibaia - SP Flora : Carpete : Hemianthus calitrichoides - cuba Fauna : pretendo colocar pequenos peixes de cardume Vejam as fotos : Este é o riozinho . Tomei o cuidado de fazer uma proteção para ele com uma garrafa pet devidamente cortada, a fim de que o substrato fertil não se misturasse coma areia inerte - vejam : Nessa foto eu estava colocando e ajeitando o substrato : Aquí estou fazendo as declividades do substrato para depois iniciar o pedragismo : Colocando água para a areia ficar mais firme : Escolhendo as rochas e posicionando-as (quem foi que inventou esse raio de ponto focal, hein ???) Rochas "mais ou menos no lugar" ...iniciando o plantio : Vista geral da montagem : Vista parcial da montagem : Resolví fazer esta montagem inspirado nesse belíssimo aquário de Peter Kirwan - Irlanda : Peter Kirwan - Irlanda Sei que ainda tá muito longe da perfeição técnica do original, mas vou continuar tentando...ajeitando uma pedrinha aquí, outra alí...elevando o substrato, etc...aliás, depois dessas fotos já retirei três pedras que estão ao fundo do lado direito do aquário apontadas para a esquerda que estavam me incomodando...achei que melhorou bem o layout . Meu consolo é que até mesmo o aquário do Peter Kirwan passou por isso : Peter Kirwan - Irlanda Peter Kirwan - Irlanda Olá Pessoal Quatro dias depois e com algumas pequenas modificações, seguem fotos atualizadas do meu novo plantado : Olá Pessoal Conforme podem ver (15 dias depois da montagem inicial) dei uma pequena remodelada no layout (disposição das pedras e altura do substrato na lateral direita) . Além disso coloquei alguns seixos no "rio" a fim de dar um pouco mais de movimento a montagem . As plantas estão se desenvolvendo bem...em breve posto mais fotos. Enfim, conseguí fazer fechar o carpete (quatro meses e dez dias após a montagem inicial) e agora já posso colocar peixes. Colocarei pequenos peixes de cardume (neons, rodostomus, tetrinhas,...ainda não decidí bem) . Sei que as garrafas estão meio feias em cima do aqua, mas é que acabou o CO2 dos cilindros e não tive tempo de recarregar. Seguem as fotos atualizadas da montagem : Percebam que com uma simples "erguida" de uma pedra que demarca o início do rio (lado esquerdo) conseguí estreita-lo fazendo uma curva para a direita, conferindo uma melhor fluidez ao layout : Pedra utilizada para "estreitar o rio" na montagem em close : É incrível o poder que essa planta (Hemianthus calitrichoides var. cuba) tem de simplesmente "andar entre as pedras" : Esse é o aquário visto de cima - do alto de uma escada que fica na sala : Vejam a importância de ter isolado à camada fértil no início da montagem. Do contrário, as plantas já teriam invadido totalmente a areia branca que caracteriza o rio no layout : Reparem como algumas pedras já foram totalmente cobertas pela vegetação rasteira : Ampulárias são sempre bem vindas nesse tipo de montagem, pois evitam o aparecimento de algas nas pedras. É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo ? Reparem nos níveis (topografia) da montagem - em uma perspectiva longitudinal : Espero que tenham gostado da evolução do aquário. Aproveito o ensejo para solicitar a todos que visitem o Aquablog (link abaixo na assinatura) onde encontrarão outras montagens como essa e deixem lá seus comentários . Abraço a todos Lescanjr Editado Agosto 17, 2008 por Lescanjr 1
Bruno Carmo Publicado: Agosto 17, 2008 Publicado: Agosto 17, 2008 Excelente trabalho!! Alem do CO2 usaste algum fertilizante em especial? em que dosagens?
Lescanjr Publicado: Agosto 17, 2008 Autor Publicado: Agosto 17, 2008 (editado) Olá Bruno Obrigado pelo incentivo. Uso fertilizações adicionais sim. Existe um produto aquí no Brasil (americano) chamado Green Grow da Mydor . É um excelente fertilizante que contém macro nutrientes (que são necessários, uma vez que o aquário ainda está desabitado), além de micros e com o qual estou obtendo excelentes resultados. Também já utilizei o Florena da Sera e gostei bastante . Fora isso, cheguei a utilizar um produto da Marc Weiss (americano também) chamado CO2 liquid carbonator, que é uma forma de suplementação dos níveis de CO2 em forma líquida . Some-se a isso trocas parciais de 40% do volume total a cada 5 dias . Abs. Lescanjr Editado Agosto 17, 2008 por Lescanjr
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 17, 2008 Publicado: Agosto 17, 2008 fantástico mesmo,parabéns O meu feedback
Vasco Matos Publicado: Agosto 18, 2008 Publicado: Agosto 18, 2008 Olá Lescanjr! Gostei bastante do teu aqua, de inicio , quando da montagem fiquei indeciso, pareciam-me muitas pedras, mais parecia um salgado,mas o resultado final é bom. Se calhar para ficar perfeito eu retirava uma ou outra pedra que se calhar corta a harmonia do todo. Depois só fazia 2 coisas: colocava pedras pequenas no bordo do rio, de modo a parecer algo mais natural. E escondia o equipamento. Parabéns, tens ai um belo aqua! Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
macastrox Publicado: Agosto 19, 2008 Publicado: Agosto 19, 2008 Completamente inexperiente em plantados e completo iniciante na aquariofilia venho perguntar o seguinte: podemos colocar os peixes no inicio da plantação? ou temos mesmo de deixar o "tapete" tal como vemos nas imagens finais??? Abraço e obrigado
Miguel Reis Publicado: Agosto 19, 2008 Publicado: Agosto 19, 2008 Amo este tipo de layouts! Muito bom e o melhor disso é que está com um aspecto super saudável. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraço
Lescanjr Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 Agradeço imensamente os elogios e sugestões deixados. Isso nos motiva a querer melhorar cada vez mais . Obrigado a todos . Excelente forum e ótima acolhida . Completamente inexperiente em plantados e completo iniciante na aquariofilia venho perguntar o seguinte: podemos colocar os peixes no inicio da plantação? ou temos mesmo de deixar o "tapete" tal como vemos nas imagens finais??? Macastrox Quando lidamos com aquários densamente plantados, ainda mais em se tratando de plantas um pouco mais delicadas que necessitam de suplementação de CO2, muita luz, etc...trabalhamos num limite extremo entre o sucesso e o desastre. Isso porque por mais belos que sejam os carpetes de plantas naturais que encontramos na Natureza, esse estilo de aquário chega a extremos e busca uma meta um tanto trabalhosa em termos de paisagismo estético. Desta forma, não podemos correr riscos de desequilíbrios enquanto a montagem não estiver totalmente pronta e estabilizada e a colocação de peixes nesse estágio, exceto alguns poucos peixes que ajudam na limpeza, poderia causar surtos de algas que prejudicariam o aquário . Isso se deve ao fato de que os dejetos produzidos pelos peixes acarretam, na maioria das vezes, um excesso de nutrientes, por melhor que seja a filtragem e todo o excesso de nutrientes que não pode ser prontamente aproveitado pelas plantas, com certeza, alimentará às algas que são seres extremamente adaptáveis e oportunistas . Por essa razão, os aquaristas que dedicam-se aos aquários densamente plantados evitam a colocação de peixes nessa fase . Abs. Lescanjr
Recommended Posts