Recommended Posts

Publicado (editado)

boas

Tou com um problema que e o seguinte:

o meu aqua e de 80 x 40 55 de 120 litros

tem um bom sistema de filtragem , 1 filtro 2217, a biobox interna com ceramicas,aquela lã verde de fio de pesca,e nutrigen da seachem para retirar nitritos.

Na saida da filtragem da biobox uma bomba de 300 l/h para o uv externo da jbl de 9 watts, que so ligo uma vez por semana.

A agua tem estado superlimpa.

PH anda nos 7.0/7.04 com o medidor electronico, e com o teste da nutrafin dá 7.2

A amónia nao tem ou esta abaixo dos valores maximos permitidos, a escala o valor a partir do qual precocupa é 1.2 ,eu devo ter 0,4

Nitratos tem um pouco mas disseram-me que nao e problematico.

O KH e GH é que esta a minha duvida,isto porque tenho molys, platys,espadas,2 gupys, 4 rasboras, 5 boraras,camaroes, 2 ancistrus, 3 pitbull,

e só os platis e espadas é que me estao a morrer, comecam com as barbatanas encolhidas, e escondidos, ou as barbatanas roidas, e principalmente

manchas brancas pelo corpo e morrem, os molys andam bem da vida ,assim como os outros.

A unica coisa que reparo é que por vezes cocam-se assim de repente nas plantas ,mas nas lojas nao dao grande importancia a isso ,dizem que é o parasita Costia e mandam colocar sal.

Hoje comprei o teste de KHe GH da nutrafin, e medi o KH e o GH

O GH dividi-se em 0-60- ligeiramente dura

60--100 ligeiramente dura

101 ---200 - moderadamente dura

mais de 200 --- muito dura

O meu GH está a 180, mas disseram-me que os viviparos gostam de agua dura.

Agora no KH é que tenho duvidas se esta nos valores corrrectos

O KH divide-se em :

< 20 mg/l --ajuste com o defensor apropriado se necessario

20---80- normalmente associado a um ph baixo- excelente para peixes acidofilos

> 80 - excelente capacidade de defesa, o KH alto associa-se a um ph elevado

105--125 - ajuste com o defensor apropriado

Eu tenho 30 nesta escala, sera que o Kh esta demasiado baixo ?

Tenho bastantes Plantas,so nao tenho CO2, e mudo 30 litros semanalmente,depois coloco Sera Aquatan logo a seguir a agua da torneira directa pro aqua, e 1 hora depois Sera Nitrivec.

Uma outra questao, se quiser fazer um tratamento com backtopur direct no aqua todo , os camaroes morrem ?

é que disseram-me que sim, pois tenho caridinas, reds , e greens babuilt

Editado por fjabrantes
Publicado:

Faz uma busca por Ictio! Depois se concluires que é ictio ou doença dos pontos brancos, basta comprares o produto e zas! Problema resolvido! Ah! Podes subir um pouco a temperatura, ajuda a extreminar a doença!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Não parece ser da água, embora com esse valor de kH fosse de esperar um pH mais baixo. Já agora experimenta medir o kH e pH em alturas do dia diferentes: por exemplo de manhã bem cedo e ao fim da tarde (especialmente se tiveres valisnérias e se as notares com uma camada esbranquiçada por cima).

Quanto à doença, espero que a consigas diagnosticar (o que não é fácil), caso contrário, mais vale tratar com medicamento de largo espectro.

Sorte para isso.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Se as tais manchas brancas forem grandes e parecidas com crostas, é provavelmente costia, é uma doença bastante agressiva a meu vêr, tive um surto disso no meu aqua o que levou a muitas mortes entre os meus peixes.

Tratei a doença com sera costapur e lá consegui salvar os peixes que me restaram, tratamento de dois dias intercalados e aumento de temperatura, no 4º dia fiz uma tpa de 50% e meti carvão no filtro.

Publicado: (editado)

nao e ictio, pois parece-me mais que o peixe fica sem a pele, e a parte colorida e sao manchas grandes , como se fosse atacado por outro peixe

Editado por fjabrantes
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!