Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes, tenho um aquario de 100 cm com 3 ancistrus, alem de kuhlis e otos, e o meu ancistru macho tem andado a escavar na akadama...

Ele esta acompanhado de duas femeas e primeiro começou a tirar a terra de dentro do coco para aprofundar mais a toca e agora ta a tirar a akadama de ao pe de um tronco...

Alguem me sabe dizer o que este comportamento significa?

Obrigado a todos

Editado por jpp
Publicado:

Territorialidade.

O meu L 147 farta se de escavar ate estar tudo a gosto e encontrar um local bem escurinho para descansar.

Publicado:

lol mas ele e o unico macho... e so hoje e que começou a escavar... antes nunca o tinha feito

Publicado:

Alias afinal noa e o unico... Agora tenho o macho a escavar no coco e uma femea no tronco...

Isto enquanto eu faço um TPA... Sera a mudança da temperatura? Como se fosse uma cheia...?

Publicado:
Boas

são características próprias dos ancistrus ,arranja uns cocos para eles utilizarem e assim não vão escavar.

Eles tem! e estranho porque eu ja os tenho ha muito tempo e so hoje os vi com tal comportamento!

Publicado:

lol era bom... agora ja ta mais calmo... vamos ver!

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Continua energetico! Mas agora com 1 particularidade... Tanto o macho como uma femea... Têm umas manchinhas brancas na cabeça e dorso, a outra femea ja nao o tem e, estes 2 ancistrus que tem as manchas sao aqueles que tem escavado, estado juntos e limpo um dos cocos... Sera alguma marca relacionada com acasalamento? Alguem ja reparou nestas marcas?

Editado por jpp

Reparei agora numa coisa mais interessante! A femea com a marca esta com o ovipositor bastante visivel! Se nao for ovipositor, diria que o orgao genital da fema esta inchado ou maior... Nao sei se será postura.

Tenho os ancistrus num aquario de 100cm com kuhlis, otos e apistogrammas, devido a estes ultimos, havera problema com os ovos/alevins?

Obrigado e...

Editado por jpp
Publicado:

Pessoal confirma se!! Ta gravido! :drinking: Ja vi os ovos! Os macho nao tem saido do coco para os "arejar" como costumam fazer! Ainda estao brancos nao sei se e bom se mau... Mas ja sei que fazem posturas!

Gostava de vos pedir a vossa opiniao/sujestao para fazer estes pequenotes nascerem! O aquario tem 100x30x50cm, esta densamente plantado, tem troncos e cocos mas... tem um casal de apistogrammas...

Gostava de ler as vossas sujestoes quanto ao seu nascimento e protecçao. Quem souber que me diga a manutençao e cuidados que devo ter durante o processo.

Fico a espera de qualquer coisa.

Um Obrigado a todos

Publicado:

Boas

Garantidamente os Apistos vão comer os alevins se os deixares aí.

Experimenta uma maternidade de rede.

Eu tenho uma e aquilo farta-se de ganhar algas.

Se os conseguires apanhar depois de nascerem, enfia-os lá.

O ideal era retirar os Apistos, mas como são muito sensíveis não to aconselho...

Para a próxima já sabes, retiras os papás antes da desova.

Quando puderes posta aí umas fotos.

Parabéns pela postura.

Abraço

• 2 semanas depois...

Ja estava achar estranho o ancistrus macho nao largar o coco e nao e que, hoje que fui fazer umas podes e mexer no substrato, resolvi mexer tambem no coco... Tenho cerca de 20 copias miniatura de ancistrus! Sao espectaculares! Tem cerca de 1cm e ainda nao saem do coco! Andam freneticamente a nadar e bater a cauda dentro do coco :? e estou ansioso de os ver ca fora!

Nao estava a espera desta surpresa! Ja ha muito que tentava que este trio fizesse uma postura e à primeira... TOMA! logo 20 pequenotes! :twisted: Vamos ver o que da! Depois dou noticias.

Obrigado a todos

Editado por jpp
Publicado:
Ja estava achar estranho o ancistrus macho nao largar o coco e nao e que, hoje que fui fazer umas podes e mexer no substrato, resolvi mexer tambem no coco... Tenho cerca de 20 copias miniatura de ancistrus! Sao espectaculares! Tem cerca de 1cm e ainda nao saem do coco! Andam freneticamente a nadar e bater a cauda dentro do coco :? e estou ansioso de os ver ca fora!

Nao estava a espera desta surpresa! Ja ha muito que tentava que este trio fizesse uma postura e à primeira... TOMA! logo 20 pequenotes! :twisted: Vamos ver o que da! Depois dou noticias.

Obrigado a todos

Boas

isso é muito fixe :? ,eu tenho aqui a volta de 80 pequenos ancistrus num aquário com red's .

Publicado:

lol TANTOS!!! Eu ate agora contei 16.

Eles estao agarrados ao vidro a superficie, e normal?

Que lhes das de comida? Eu tou a dar artemia desgongelada, flocos, e pastilhas de spirulina em po. Que aconselhas mais?

Obrigado

Publicado:

os meus tem o mesmo tipo de comportamento :D

Que lhes das de comida? Eu tou a dar artemia desgongelada, flocos, e pastilhas de spirulina em po. Que aconselhas mais?

dou-lhes flocos e granulado made by severum

Publicado:
lol TANTOS!!! Eu ate agora contei 16.

Belo exemplo de criacao de Ancistrus num comunitario.

Apos alguns dias depois do nascimento comecam a nadar livremente e colam-se aos vidors, e a altura de os separar para um aqua de crescimento.

Esses sao de certeza vegetarianos desde o nascimento.

Os Ancistrus recem-nascidos na natureza nadam ate a superficie atraidos pela luz, altura em que sao comidos pelos predadores (nao aquaticos) em maiores quantidades. Isto inclui os juvenis.

So depois vao desenvolver habitos nocturnos, que se acentuam com a idade.

No meu aquario bem estabilizado os meus L180 ja comem com a luz acesa, mas sao muito mais activos a noite.

Publicado:

Obrigado pelas respostas. Ja entrei em contacto com o membro Severum.

Tenho lhes dado os flocos e granulados. Puz agora umas rodelas de pepino.

O aquario tem 100x30x50. Apistogrammas trifasciata, ancistrus, kuhlis, otos e um Sae. Depois logo faço um topico com fotografias.

PS- Jose tu tens quantos ancistrus a reproduzir?

Publicado:
PS- Jose tu tens quantos ancistrus a reproduzir?

um casal :D num aquário de 100cm ,ainda não experimentei colocar mais que um casal ,por isso não sei se por acaso reproduzem com mais que um casal por aquário ...como têm estado a reproduzir não mexo :(

Publicado:
um casal :D num aquário de 100cm ,ainda não experimentei colocar mais que um casal ,por isso não sei se por acaso reproduzem com mais que um casal por aquário ...como têm estado a reproduzir não mexo :(

Os machos Ancistrus sao muito territoriais, mas os seus territorios sao geralmente pequenos. Quando da para o torto um dos machos mata todos os outros, mas com essa dimensao nao me parece. O problema e que ja ha um senhor instalado, os novos machos vao sofrer.

Em 100cm penso que 2-3 machos podem viver bem com esconderijos, mas provavelmente so o macho dominante vai reproduzir. As femeas em principio vao procurar apenas o macho dominante para desovar, mas tambem vai depender de outros factores, como o numero de femeas.

O que os pros da reproducao fazem e colocar um macho e duas-tres femeas no mesmo aqua.

Publicado:
Em 100cm penso que 2-3 machos podem viver bem com esconderijos, mas provavelmente so o macho dominante vai reproduzir. As femeas em principio vao procurar apenas o macho dominante para desovar, mas tambem vai depender de outros factores, como o numero de femeas.

Nao sei! Eu tambem so tenho um macho em 100cm e acho que se tivesse 2 havia porrada da grossa!

O que os pros da reproducao fazem e colocar um macho e duas-tres femeas no mesmo aqua.

Ñisto acredito mesmo! Porque ue acho que eles fazem reproduçao em conjunto! Eu tenho um trio (1M+2F) e acho que as femas poes os ovos no mesmo sitio para o macho os fertilizar! Nos dias antes da postura, eu tinhas as 2 femeas bem gordas e com o ovopositor saliente.

Agora andam todos contentes nos vidros e pepinos eheh :)

Publicado:

Ja contei mais de 26 pequenotes! E muito interessante o desenvolvimento deles, eles passam da toca para os vidros perto da superficie, depois começam a investigar as algas das folhas das plantas e agora ja andam todos juntos a vasculhar a akadama! Entao quando ponho flocos, conto mais de 9 na parte central e frontal do meu aquario!

Deixo aqui 2 fotos dos meus pequenos ancistrus:

dsc05902qr3.jpg

dsc05901fj0.jpg

Espero que gostem!

Publicado:

Epa isso mete mm nojo! Eu aqui todo contente com 26 ancistrus bebes e tu ja tens mais de 80! :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

De certeza que tens mais nas plantas e substrato! Eu ja vejo poucos no vidros!

eheh :)

Publicado:
Epa isso mete mm nojo! Eu aqui todo contente com 26 ancistrus bebes e tu ja tens mais de 80! :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

De certeza que tens mais nas plantas e substrato! Eu ja vejo poucos no vidros!

eheh :)

Boas

:lol: nas plantas não me dei ao trabalho .

Abraço