Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,

 

Antes de mais queria dizer q apesar de já ter um aquário à cerca de 3 anos sou mt inexperiente, tb nunca tive mts problemas, os peixes foram sobrevivendo (algumas mortes pelo caminho) apenas com os cuidados básicos (limpeza dos filtros semanalmente e mudança de 1/3 da àgua quinzenalmente).

 

Tenho um aquário comunitário de 130L com flora natural, um tronco e rochedo (sintéctico) com buracos.

No aquário tenho um escalar dourado com 14cm +/-, 1 bótia palhaço de 6cm, 2 corydoras bronze e 3 hypostomus plecostomus.

 

À cerca de um mês o escalar começou a apresentar deformações na barbatana lateral esquerda (tendo já perdido quase toda a barbatana) e a criar uma zona de ferida(?) à volta da barbatana (está sem pele) e pouco depois começou a apresentar sintomas semelhates na barbatana lateral direita, a babatana em si não apresenta deformações, aparenta estar óptima, mas tem uma ferida(?) a cincundar a barbatana e apresenta o que parece ser um buraco entre a barbatana lateral e o olho (lado direito).

Fiz tratamento com sera backtopur conforme indicações da embalagem (1º e 3º dias) mas o escalar não apresenta melhoras (todos os outros peixes aparentam estar óptimos).

Faço novo tratamento com o sera backtopur?

Vou anexar imagens...

 

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda

 

PS - os dados da àgua são:

temperatura - 28º

ph - 6,8

NO2 - 0

NO3 - <10

dKH - 0º a 3º

 

não consigo editar as imagens - elas estão aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...m&album=699

Editado por nportugal
Publicado:

Vá lá ppl... dêem-me lá uma ajuda... eu não queria ficar sem o escalar... e nas "lojas" de animais não me souberam dar nenhuma indicação concreta... as respostas foram "se calahar deve usar sera backtopur... deve resolver o seu problema"... mas não resolveu... o peixe aparentemente parce estar "bem", pois o comportamento está normal. O que não é normal é ele estar em "carne viva"...

 

Obrigado mais uma vez

Publicado:

Não consegui visualizar a tua foto mas pelo q descreves o baktopur é o mais correcto para o teu problema...no entanto tb podes usar o Omnipur da Sera pois este abrange um leque mais alargado de doenças...é uma questão de tentares.

 

Boa sorte.

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Já utilizei vários tratamentos e ele está na mesma... agradecia mais ajuda se possível

 

Carla, obrigado pela tua sugestão

Publicado:

Penso que possas experimentar um medicamento que costuma ter bastante resultado em Ciclideos..

 

Hexamita da eSHa

 

No entanto e sem querer de forma alguma te retirar as esperanças...se o teu escalar já está em estado tão avançado dificilmente sobreviverá....no entanto tenta....quem sabe....na aquariofilia já vi acontecer coisas verdadeiramente espantosas....!!!

 

 

Um abraço e boa sorte

Publicado:

Amigo hlaranjo

 

Não consegui arranjar o "hexamita" da esha como me recomendou... em Aveiro percorri várias lojasde aquariofilia e nenhuma tinha :D((... mas vi em outro post que recomendou flagyl... vou tentar com esse que consigo arranjar em qq farmácia... que me diz???

 

Obrigado pela sua atenção

  • 1 mês depois...
Publicado:
  nportugal disse:
Amigo hlaranjo

 

Não consegui arranjar o "hexamita" da esha como me recomendou... em Aveiro percorri várias lojasde aquariofilia e nenhuma tinha :?((... mas vi em outro post que recomendou flagyl... vou tentar com esse que consigo arranjar em qq farmácia... que me diz???

 

Obrigado pela sua atenção

 

 

 

Olá amigo,

 

 

 

Hoje quando cheguei a casa deparei-me com os meus 2 escalares na mesma situação...:roll:

 

Conseguiu recuperar o seu?

Se sim, com o quê?

 

 

 

Obrigado.

P.Martinho