Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal é o seguinte:

Comecei a fazer a ciclagem do Aqua á 1 mês atrás. e hoje fiz os testes de Ammonia, Nitratos, Kh, Gh e pH.

Valores da Ammonia: 0.0 Mg/l (a volta disso, quando fiz o teste a cor da água ficou igual (Transparente), ou seja está nos 0.0 Mg/l)

Valores De Nitratos: 0.0 Mg/l

Valores de Kh: Eu fiz o teste com Material da "Prodac" conhecem !? e no conjunto de testes que comprei o KH (Durez temporária da água) e GH (Dureza Total da água) é medido em DKH E DGH. Sendo cada Gota adiconada corresponde a 1 Dkh ou 1 Dgh depende do teste que estiver a fazer. 1Gota = 1 Dkh ou 1 Dgh

Quando fiz o teste do KH tive que adiconar 5 Gotas para chegar á cor pretendida, ou seja 5 Gotas = 5 DKH

Depois fiz o teste de GH, e tive que adicionar 8 Gotas, ou seja 8 Gotas = 8 DGH

A nivel do pH está entre os 7.0 / 7.5

Temperatura varia ente os 25º e 27º

Acham que já posso por uns Peixes lá ?! Quero uns Guppys, mas queria saber mais especies que sejam compatives com guppys. Não posso popular muito o meu aquario sendo este somente de 40 L. Mas estou a pensar em adquirir um novo.

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Publicado:

Comecei a fazer a ciclagem do Aqua á 1 mês atrás. e hoje fiz os testes de Ammonia, Nitratos, Kh, Gh e pH.

Valores da Ammonia: 0.0 Mg/l (a volta disso, quando fiz o teste a cor da água ficou igual (Transparente), ou seja está nos 0.0 Mg/l)

Valores de Kh: Eu fiz o teste com Material da "Prodac" conhecem !? e no conjunto de testes que comprei o KH (Durez temporária da água) e GH (Dureza Total da água) é medido em DKH E DGH. Sendo cada Gota adiconada corresponde a 1 Dkh ou 1 Dgh depende do teste que estiver a fazer. 1Gota = 1 Dkh ou 1 Dgh

Quando fiz o teste do KH tive que adiconar 5 Gotas para chegar á cor pretendida, ou seja 5 Gotas = 5 DKH

Acham que já posso por uns Peixes lá ?! Quero uns Guppys, mas queria saber mais especies que sejam compatives com guppys. Não posso popular muito o meu aquario sendo este somente de 40 L. Mas estou a pensar em adquirir um novo.

Parece que estiveste a fazer ciclagem sem "qualquer" fonte de amónia no aquário, logo é normal que os testes não te tivessem detectado amónia nem os nitratos que seriam consequência da sua degradação.

É possível (provável) que já tenhas algumas bactérias no filtro e aquário, mas eu se fosse a ti ia com muita calma na introdução de peixes e fazia TPA´s e testes com alguma frequência depois dos introduzires, pois prevejo que não tenhas uma colónia de bactérias em quantidade suficiente para aguentar grandes cargas de amónia.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Parece que estiveste a fazer ciclagem sem "qualquer" fonte de amónia no aquário, logo é normal que os testes não te tivessem detectado amónia nem os nitratos que seriam consequência da sua degradação.

É possível (provável) que já tenhas algumas bactérias no filtro e aquário, mas eu se fosse a ti ia com muita calma na introdução de peixes e fazia TPA´s e testes com alguma frequência depois dos introduzires, pois prevejo que não tenhas uma colónia de bactérias em quantidade suficiente para aguentar grandes cargas de amónia.

Cumps

Eu fiz a Ciclagem com UM Peixe Cliclador (Guppy) até agora não morreu e está saudável.. penso que se está a dar Bem... !!!

Mas posso por mais alguns Peixes no Aqua !? uns 2 ou 3 não mais porque o aqua não tem assim tanto espaço. :P

A nivel de TPa´s tenho feito todas as semanas. o aqua é de 40 L tiro á volta de 5 L todas as semanas e ponho água da nascente. (sem Cloro).

Publicado:

boas,

os valores parecem-me bem, só tenho duvidas sobre os nitratos, pois são necessários penso eu de que...

em relação a compatibilidades podes por invertebrados e outros viviparos bem como as corydoras...

http://www.ratemyfishtank.com/freshwater_c...bility_tool.php

aqui tens uma ajuda...

cumps

Publicado:
Eu fiz a Ciclagem com UM Peixe Cliclador (Guppy) até agora não morreu e está saudável.. penso que se está a dar Bem... !!!

Mas posso por mais alguns Peixes no Aqua !? uns 2 ou 3 não mais porque o aqua não tem assim tanto espaço. ;)

A nivel de TPa´s tenho feito todas as semanas. o aqua é de 40 L tiro á volta de 5 L todas as semanas e ponho água da nascente. (sem Cloro).

Então parece que fizeste as coisas bem feitas. :P

Acho que podes adicionar esses peixes, mas mantém-te atento aos valores de amónia. Não fará mal fazeres uma TPA extra uns dias depois de introduzires os novos peixes, só para retirar/ diluir alguma amónia e nitritos que o filtro não tenha conseguido degradar.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Parabens pela paciencia, mas para iniciar o ciclo sao necessarios peixes!

(Eu NUNCA seria capaz de esperar esse tempo todo c um aqua novo).

Eu colocava um Guppy macho e duas ou tres femeas. Depois ia colocando 2-4 peixes por semana, quantos menos melhor.

Como nao tenho esses testes, faria TPA frequentes de 20-30% ate fazer um mes, altura em que o filtro ja deve estar maduro.

1a semana TPA 3-3 dias, 2a semana TPA 2-2 ou 3-3 dias (picos mais provaveis), 3a semana TPA 3-3 dias ou 2x por semana, 4a semana 2x TPA. Depois TPA 1x semana.

C/ Guppys, juntava Mollinesias, um casal de espadas de certeza e num aqua mto grande tambem uns Platys.

Nota: tens um excelente kH se o pH for de 7. Mas eu aumentava o gH mais uns pontos para viviparos com sais proprios (ha mtas marcas). Ao fazer isso o pH pode aumentar um pouco, o que so seria bom.

Publicado: (editado)

Muito Obrigado pessoal pelas Ajudas.. eu sou inciante na "Aquariofilia" mas tento ler e estar bem informado, mas como agora acho que terminei a ciclagem daqui para a frente começo a ver evoluções (Criações, etc). Mas quero comprar um aqua maior e mais umas 2 femeas e 1 macho sendo o peixe que tenho como cliclador no aqua é femea (Guppy) para obter Criação. :P

Ps: No Post inicial está um erro Não são os Nitratos que estão a 0.0 mg/L mas sim os NITRITOS. (só para corrijir)

Editado por Brinca

Publicado:
Correccao:

Se forem Guppys machos de cauda grande ha grandes hipoteses de um espada dar uma dentadinha (ja me aconteceu).

Portanto espadas, so os mais pacificos!

hihiihihi algum desentendimento entre eles !! mas quero é peixes pacíficos, não quero briga no áqua. ::D: talvez compre umas coridoras.

Publicado:

Eu coloco uns caracois, do tipo Planorbis (nunca Ampulárias pois são sensiveis) no inicio da montagem. Coloco todas as plantas, vou alimentando de vez em quando os Planorbis e passado 3 semanas a 1 mês,( dependendo da ''pica'' com que estou para ver a peixada no seu novo território ::D: ) está o aqua pronto para receber peixes.

Mas para quem adora plantas não é assim tão sacrificante esperar um mês, já que o desenvolvimento das plantas está em marcha.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Pois só me falta mesmo saber como estão os Nitratos. :P

Uma duvida:

Os resultados que obtive no KH e Gh estão aceitaveis !?

-Quais são os valores que o Kh e o Gh terão que ter para estar exelente a dureza da água !?

Publicado: (editado)

Os resultados do Gh e Kh no teu aqua estão normais.O Kh não deve estar abaixo de 4,5 dh, senão pode haver variações bruscas de Ph. O Gh está num nivel normal.Se procederes a trocas parcias semanais ou quinzenais com água da torneira o GH da água estará sempre a um bom nivel.

Porém o nivel de Gh e PH ideal depende da espécie que temos no nosso aquário.Há espécies que gostam de Ph baixo(6.0) e de águas macias com um baixo Gh e outras espécies que já gostam de Ph mais alto (8.0) e de águas um pouco mais duras.

Fica aqui uma tabela do Gh da água:

0 - 4 dH ou 0 - 70 ppm : água muito macia

4 - 8 dH ou 70 - 140 ppm : macia

8 - 12 dH ou 140 - 210 ppm : dureza média

12 - 18 dH ou 210 - 320 ppm : alguma dureza

18 - 30 dH ou 320 - 530 ppm : dura

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Os resultados do Gh e Kh no teu aqua estão normais.O Kh não deve estar abaixo de 4,5 dh, senão pode haver variações bruscas de Ph. O Gh está num nivel normal.Se procederes a trocas parcias semanais ou quinzenais com água da torneira o GH da água estará sempre a um bom nivel.

Porém o nivel de Gh e PH ideal depende da espécie que temos no nosso aquário.Há espécies que gostam de Ph baixo(6.0) e de águas macias com um baixo Gh e outras espécies que já gostam de Ph mais alto (8.0) e de águas um pouco mais duras.

Fica aqui uma tabela do Gh da água:

0 - 4 dH ou 0 - 70 ppm : água muito macia

4 - 8 dH ou 70 - 140 ppm : macia

8 - 12 dH ou 140 - 210 ppm : dureza média

12 - 18 dH ou 210 - 320 ppm : alguma dureza

18 - 30 dH ou 320 - 530 ppm : dura

Exelente explicação, Obrigadão !!! ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!