LuisRomao Publicado Setembro 10, 2003 Publicado Setembro 10, 2003 Olá a todos, existe uma doença num dos meus aquarios (que já fez uma vitima) que eu nunca tinha visto. À cerca de duas semanas vitimou uma femea e agora prepara-se para fazer o mesmo ao macho. Os parametros da água estão perfeitos e o único sintoma do peixe é estar a meia água e de boca virada para cima. Alguém tem uma ideia de qual é a doença e qual o bichinho que a provoca ? Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
AM Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Olá Luis! Não é fácil saber a causa desse problema, mas pode estar relacionado com: 1. Blocagem do sistema digestivo devido a comida seca ou parasitas instestinais. 2. Problemas na bexiga nadatória por bactérias, mudanças bruscas de temp. etc. 3. Reacção a medicação. O tratamento nem sempre resulta mas, se estiver tudo OK com a àgua, podes tentar: 1.Sais epsom (1 colher/40L.). 2.Tratamento para parasitas internos. 3.Sal e aumento da temperatura pode ajudar. 4.Antibioticos. Boa sorte, AM
sergioveterano Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 viva, certa vez tb me aconteceu com uns peixes de água salobra, eles ficaram um pouco inchados mas com o seu aspecto normal, ficavam a deriva de cabeça para cima, coloquei mais sal na água mas infelizmente não resultou.
Hugo Santos Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Oi Desculpe AM, mas como moderador não acha que devia ser mais conciso na sua resposta? Pelo que pude ler o Luis faz todos os tratamentos juntos?!? O sal ajudaria em quê neste caso? Luis explica um pouco melhor como morreu o peixe anterior e o que já fizeste e como, desde que os peixes adoeceram. Abraço
LuisRomao Publicado: Setembro 11, 2003 Autor Publicado: Setembro 11, 2003 Amigos, infelizmente o pobre peixinho acabou por morrer ontem à noite. Ele morrreu tal como o outro em 2 dias (é incrivel), apesar de eu ter suspeitado de problemas na bexiga natatória e ter aplicado o bactopur direct (costumo ter bons resultados), aumentado a temperatura logo no 1º dia, o resultado foi o que se viu. Ao longo de tantos anos nunca perdi dois discus com tamanha rapidez. De qualquer maneira se alguem tiver uma ideia do que os possa ter matado por favor dêem uma dica. Cumprimentos, Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Hugo Santos Publicado: Setembro 11, 2003 Publicado: Setembro 11, 2003 Olá LUIS Sinto pelo teu peixe ..... No entanto deixa-me que te diga que na minha opinião no caso de ter sido uma doença de origem bacteriana o aumento de temperatura é um erro ,já que só potência a proliferação da mesma além de aumentar o metabolismo do peixe! Abraço
LuisRomao Publicado: Setembro 12, 2003 Autor Publicado: Setembro 12, 2003 Olá Hugo, realmente o aumento de temperatura acelera o metabolismo dos peixes, mas discordo que o aumento da temperatura seja prejudicial em casos de doenças de origem bacteriana. Na verdade ao aumentar a temperatura, estamos a enfraquecer a bactéria causadora da doença, existem casos em que só o aumento da temperatura resolve o problema. E não esquecer um pequeno detalhe que penso que deve ter algum peso, a maior parte dos medicamentos que nós usamos para curar os nossos peixes são destinados aos humanos (Ex. Fluvermal, Flagyl), que como se sabe têm uma temperatura corporal a rondar os 36º e é a essa temperatura que o seu efeito é total, por isso acho que um ligeiro aumento de temperatura no aquário de Discus para +/- 32º durante algum tempo é benéfico. Corrijam-me se estiver enganado, já que estou longe de se uma autoridade no assunto. Cumprimentos, Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Hugo Santos Publicado: Setembro 12, 2003 Publicado: Setembro 12, 2003 Oi Não sendo tambem uma autoridade e não sabendo qual a doença bacteriana que suspeitava ter no seu peixe, o meu apontamento não foi totalmento errado. Senão vejamos: As bactérias com patologias observadas em peixes não têm todas a mesmo comportamento mediante a temperatura nem até com o PH! Mas sem duvida têm todas uma gama de temperatura optima para a subdivisão. As nitrosomas e nitrobacter (não patológicas)conhecidas entre nós por ex: têm condições optimas entre 23º e 28º para se reproduzirem! Outras como a columnaris morrem com 33º.... De qualquer forma e não sabendo do que é que se tratava o melhor mesmo é não haver alterações de temperatura (na minha opinião). Em relação à temperatura do uso de medicamentos em humanos é certo que são optimizados para a nossa condição! Mas o flagyl não é um antibiótico! E os antibióticos que usamos em aquariofilia são de largo espectro! Se assim não fosse só conseguiriamos que fossem eficazes nas bacterias que nos afectam. Esta é a minha modesta opinião. Abraço
Recommended Posts