Luís Fortunato Publicado Agosto 13, 2008 Share Publicado Agosto 13, 2008 Olá. Deixo-vos aqui com o protótipo de uma das minhas novas montagens... Cliquem para ver maior A disposição das pedras poderá (quase de certeza) sofrer ligeiras alterações, mas o layout não fugirá muito ao apresentado. A água está turva pois não tenho o filtro a trabalhar. As plantas a usar não fugirão muito ao que eu costumo utilizar: Eleocharis por detrás das rochas, e Hemianthus callitrichoides 'Cuba' ou Glossostigma elatinoides no restante substracto. Críticas, sugestões e reparos serão bem-vindos. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Agosto 13, 2008 Share Publicado: Agosto 13, 2008 Olá. Deixo-vos aqui com o protótipo de uma das minhas novas montagens... Cliquem para ver maior A disposição das pedras poderá (quase de certeza) sofrer ligeiras alterações, mas o layout não fugirá muito ao apresentado. A água está turva pois não tenho o filtro a trabalhar. As plantas a usar não fugirão muito ao que eu costumo utilizar: Eleocharis por detrás das rochas, e Hemianthus callitrichoides 'Cuba' ou Glossostigma elatinoides no restante substracto. Críticas, sugestões e reparos serão bem-vindos. Cumprimentos Luís Fortunato Que pedras são essas? Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 14, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2008 Olá. Do pouco que eu percebo de geologia, creio que são xistos, apesar de terem vestígios do que me parece ser mármore. Apanhei-os em Fronteira no passado fim de semana. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno M. Lopes Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 boas vai sair dai um belo aqua, só acho que a pedra da frente "estraga" um pouco o efeito visual, a parte superior é um pouco diferente das outras. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 (editado) Boas Luis os teus projectos têm andado escondidos.. Está um pouco diferente do que se costuma ver. Só acho a tonalidade do areão muito semelhante ao resto dos inertes, mas possivelmente foi prepositado Mas força nisso com o belo verde da eleocharis e da "cuba" isso vai ficar lindo. Mete o setup quando possivel Editado Agosto 14, 2008 por Godlike Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 14, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2008 Olá de novo. vai sair dai um belo aqua, só acho que a pedra da frente "estraga" um pouco o efeito visual, a parte superior é um pouco diferente das outras. Obrigado... Quanto à pedra, pois... é o que se arranja. A ver se a consigo modelar mais um pouco sem a destruir irreversivelmente. Boas Luis os teus projectos têm andado escondidos.. É verdade... o tempo não abunda. Está um pouco diferente do que se costuma ver. Só acho a tonalidade do areão muito semelhante ao resto dos inertes, mas possivelmente foi prepositado Ainda bem que está diferente. É sinal que consigo variar Quanto ao areão, o meu objectivo é que o mesmo fique completamente coberto. E não foi intencional a sua escolha para condizer com a côr das pedras. É mesmo o da montagem antiga deste aquário :D Mas força nisso com o belo verde da eleocharis e da "cuba" isso vai ficar lindo. Espero que sim... só não sei é se vou plantar a Hemianthus ou Glosso, pois a primeira, com o passar do tempo fica muito elevada e torna-se, a meu ver, mais difícil de podar. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 (editado) Espero que sim... só não sei é se vou plantar a Hemianthus ou Glosso, pois a primeira, com o passar do tempo fica muito elevada e torna-se, a meu ver, mais difícil de podar. Concordo com as podas serem mais dificeis. Olha deixo aqui uma ideia, porque não tentas Urticália Gramminifolia? Era um bom desafio abraço Editado Agosto 14, 2008 por Godlike Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Agosto 14, 2008 Share Publicado: Agosto 14, 2008 Espero que sim... só não sei é se vou plantar a Hemianthus ou Glosso, pois a primeira, com o passar do tempo fica muito elevada e torna-se, a meu ver, mais difícil de podar. boas Luís achas a hemianthus mais dificil de podar que a glosso ??? eu andava com ideias de trocar o meu tapete de glosso por cuba porque achava que o crescimento fosse mais lento e mais facil de podar, assim já fico indeciso outra vez. quanto ao aquario em questao seja qual for a desposiçao que faças essas pedras dao um ar bem agradavel ao aquario, principalmente a maior , o formato e a textura da pedra é expetacular. abraços. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Agosto 24, 2008 Share Publicado: Agosto 24, 2008 Então e fotos do aquário já plantado existem? Cumps Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 24, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 24, 2008 Olá. Fotos ainda não... o tempo é escasso e ainda não tive oportunidade de as tirar. No entanto, já plantei o aquário, mas tenho poucas plantas (Glossostigma elatinoides e Eleocharis acicularis). Prevejo que o aquário já estará mais composto daqui a um mês, mais ou menos. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Reis Publicado: Agosto 24, 2008 Share Publicado: Agosto 24, 2008 Prevejo que o aquário já estará mais composto daqui a um mês, mais ou menos. Mas queremos fotos antes disso... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 24, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 24, 2008 Olá. Mas queremos fotos antes disso... Your wish is my command... Espero que não fiques desiludido Cliquem para ver maior Como podem ver, apenas plantei uns pezinhos de glosso do lado esquerdo do aquário. Agora tenho de esperar que cresçam, podá-los e plantar o resto do aquário. Podem é começar a mandar bitaites de peixes para colocar... não se esqueçam que tem 35*20*25. Por isso, nada de peixes grandes Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Agosto 24, 2008 Share Publicado: Agosto 24, 2008 Olá. Podem é começar a mandar bitaites de peixes para colocar... não se esqueçam que tem 35*20*25. Por isso, nada de peixes grandes Cumprimentos Luís Fortunato Um mini cardume de Rasboras Galaxy??? Alias acho que podias fazer uma pesquisa e escolher uma fauna diferente, ou seja, pouco utilizada nos nossos aquarios... Abraço Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno M. Lopes Publicado: Agosto 24, 2008 Share Publicado: Agosto 24, 2008 boas se calhar umas boraras? Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Agosto 25, 2008 Share Publicado: Agosto 25, 2008 boas obrigado fiquei esclarecido com a resposta a minha pergunta. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 25, 2008 Olá. boas obrigado fiquei esclarecido com a resposta a minha pergunta. Não percebi... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Agosto 26, 2008 Share Publicado: Agosto 26, 2008 boas Luís achas a hemianthus mais dificil de podar que a glosso ??? eu andava com ideias de trocar o meu tapete de glosso por cuba porque achava que o crescimento fosse mais lento e mais facil de podar, assim já fico indeciso outra vez. quanto ao aquario em questao seja qual for a desposiçao que faças essas pedras dao um ar bem agradavel ao aquario, principalmente a maior , o formato e a textura da pedra é expetacular. abraços. Olá. Não percebi... Cumprimentos Luís Fortunato tinha feito uma pergunta mas nao deves de ter reparado :D já tinhas falado anteriormente que a cuba cresce bastante em altura e que a poda se torna dificil , mas comigo acontecia o mesmo com a glosso , crescia bastante rapido até que ficou com bastante altura e quando se começou a soltar é que a comecei a podar lol :D eu como nunca exprimentei cuba e vai ser a primeira vez gostava de um concelho teu porque achei a glosso para podar muito chata. abraços. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 26, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 26, 2008 Olá. Desculpa... pensei que já tivesses imaginado o porquê. Eu quando digo que a HC é mais chata de podar que a glosso, é porque é mais pequena e é preciso ter mais jeitinho a podá-la. Caso contrário vem tudo atrás facilmente. Sem contar que a glosso pode crescer para cima muito mais facilmente que a HC, é verdade. Mas aí torna-se muito mais fácil de podar os pés 'rogues' da glosso que os da HC que exigem maior cuidado para não destruir o tapete. É apenas nesta perspectiva que eu considero a glosso mais fácil de podar que a HC. É que a HC com o passar do tempo vai criar um tapete aí com 2-3 dedos de altura, bastante compacto. E aí, quando o quiseres podar rente ao chão, vai ser um cabo dos trabalhos. Já com a glosso, esse estado é mais fácil de evitar... daí que eu considere uma planta mais simples de trabalhar que a HC. Espero ter respondido à tua pergunta. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Agosto 26, 2008 Share Publicado: Agosto 26, 2008 obrigado pelo esclarecimento tinha uma vaga ideia das leituras que tenho feito mas é sempre bom saber de quem já passou pelas propias experiencias boa sorte com este teu projecto e ve se o vais actualizando que esta secçao precisa de um pouco mais de movimento Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Santos Publicado: Setembro 6, 2008 Share Publicado: Setembro 6, 2008 Ent e novivdades? Cumps Citar * Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo B. Rosa Publicado: Setembro 10, 2008 Share Publicado: Setembro 10, 2008 Olá Luís, Essa pedra mais pequena, não a consegues virar? é que é muito lisa.. as outras nota-se bem a textura mas essa é lisa está fora de contexto, o outro lado da pedra não é melhor? O Ponto focal está muito bom gosto de o ver.. mas depois falta qualquer coisa..falta promenor..fragmentos desses xistos junto as pedras maiores do lado direito por exemplo! ainda tens restos desses xistos aí? aproveita.. sei que quando a glosso crescer e começar a criar camadas vais disfarçar tudo isso..mas se mesmo com as camadas de glosso se visses as pontas dos xistos o aqua ganharia mais.. o resto já tu sabes quimica da agua e fertilizações já não é novidade parar ti e vai correr tudo bem como sempre. Abraço até sabado RBR Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 10, 2008 Olá. Ent e novivdades? Cumps Nenhumas de jeito... Essa pedra mais pequena, não a consegues virar? é que é muito lisa.. as outras nota-se bem a textura mas essa é lisa está fora de contexto, o outro lado da pedra não é melhor? Ainda bem que dizes isso... é sinal que eu penso de maneira idêntica à tua Infelizmente não tenho mais nenhuma maneira de colocar a pedra. No outro lado, a pedra tem umas estrias arredondadas, que iria contrastar bastante com a textura mais linear das outras duas Quanto à tua ideia dos xistos mais pequenos, eu até gosto, mas infelizmente os que me sobraram são muito lineares. Parece que parti um quadro feito de ardósia... Como eu estive uma semana de férias, o aquário ressentiu-se. Ganhou algumas algas, mas as plantas também cresceram. Já começo a ver rebentos novos de Eleocharis, e a Glosso já começa a lançar os seus runners. Agora é não ser preguiçoso e levar o aquário até bom porto. Obrigado pelas tuas palavras. Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Ramos Publicado: Setembro 11, 2008 Share Publicado: Setembro 11, 2008 parabéns. para mim esta muito bom, quanto mais simples melhor. joão paulo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
babykhan Publicado: Setembro 11, 2008 Share Publicado: Setembro 11, 2008 Boas Só uma questão. Esse tom laranja/acastanhado na pedra maior não é algum óxido ferroso? Gostei bastante do layout. Parabéns. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Setembro 11, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2008 Olá. jpramos e babykhan, obrigado pelos vossos comentários. Esse tom laranja/acastanhado na pedra maior não é algum óxido ferroso? Não sei... pouco ou nada percebo de geologia. Só mesmo química, e mesmo assim... Mas mesmo que o seja, não há problema. Tanto quanto sei, qualquer material argiloso não é prejudicial num aquário plantado. Olhemos para o caso da Akadama que não é nada mais do que uma argila expandida. Tive mais receio com os pedaços de 'mármore', do que propriamente com a côr avermelhada da pedra. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts