Visitante Publicado Julho 18, 2004 Publicado Julho 18, 2004 Amigos, cá estou eu a pedir ajuda de novo pois trata-se de uma situação que nunca vi aqui descrita. Um dos meus aquas tem 4 Psedotropheus saulosi (2 machos e 2 fémeas, sendo um dos machos hibrido mas que não é dominante). O comportamento dos peixes tem sido até ao momento normal pois as disputas não passam de umas corridinhas não havendo dúvidas de quem manda em quem. De há uns tempos para cá tenho visto na ponta da barbatana, por trás da guelra direita, da fémea alfa, um pontinho vermelho. Hoje quando comecei por observar os peixes achei-a mais reservada e reparei que aquele ponto vermelho se alastrou pela barbatana parecendo que está a perder sangue. Ela está mais reservada e tem dificuldade em bater aquela barbatana. O que será? Se não tivesse notado aquele pontinho vermelho já há bastante tempo pensaria que era uma ferida e que aquilo lhe passava por si só mas por esse motivo estou mais desconfiado com um parasita nas guelras. O que acham? O que devo fazer? Ajudem, por favor. Brotas
Visitante Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 Olá Acabo de fazer os teste á água. Amónia 0 Nitritos 0 Nitratos 1 ppm ph 8,2 gh 11 gotas kh 13 gotas Temp. 28ºC Explicando melhor, aquilo é uma zona vermelha no local onde a nadadeira pega no corpo por trás do opérculo. Será uma infecção bacteriana? O bichinho está activo e comeu avidamente. Aguardo ajuda. Brotas
Visitante Publicado: Julho 19, 2004 Publicado: Julho 19, 2004 Cá estou eu de novo. Só para dizer que não se nota qualquer diferença no comportamento do peixe. O opérculo abre mas a zona contimua vermelha. Ningué sabe o que será? Brotas
Hugo Santos Publicado: Julho 19, 2004 Publicado: Julho 19, 2004 Olá Jacinto Pelo que descreves parece-me ser uma infecção de origem bacteriana. Separa a fêmea num aquário à parte e administra um antibiótico. Abraços
Visitante Publicado: Julho 19, 2004 Publicado: Julho 19, 2004 Obrigado Hugo. Estava a ver que ninguém se preocupava com a minha "menina"! Tenho em casa bactopur e bactopur direct. Aconselhas começar pelo mais forte? Outro abraço
nunomiguel Publicado: Julho 20, 2004 Publicado: Julho 20, 2004 Olá, Brotas, se fosse eu optava por fazer já com o Direct... O "normal" pode não resolver o problema e assim evitas ter de fazer 2 tratamentos ao peixe. Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Julho 20, 2004 Publicado: Julho 20, 2004 Olá Já está hospitalizada. 15 litros de água retirada do aquário, oxigénio, 1/4 de comprimido, 28ºC e uma pedrinha para se sentir mais segura. Diz na bula para deixar estar 3 dias. Acham bem? Cumprimentos Brotas P.S. Devo dar alguma alimentação nestes 3 dias?
Visitante Publicado: Julho 20, 2004 Publicado: Julho 20, 2004 Já que iniciei o topico, vou contar o resto do tratamento. Dei-lhe comida por uma vez. Apesar de ainda estar assustada devido a ter sido capturada pela rede lá veio à comidinha. Espero que melhore. Brotas
nunomiguel Publicado: Julho 20, 2004 Publicado: Julho 20, 2004 Viva, Sim, deves dar comida na mesma. Tenta dar a comida de modo a não ficarem restos a "estragar" a água. Convém teres a água em bom estado nestes casos. Faz o tratamento durante os 3 dias conforme indicado nas instruções. Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Julho 21, 2004 Publicado: Julho 21, 2004 Olá Viva Nuno. Ainda bem que há no forum pessoas como tu. Sempre pronto a ajudar. Como disse, vou contar o resto da história. De ontem para hoje consegui baixar a temperatura para os 26ºC. Fiz uma muda, com agua do aquário, de mais ou menos 50% e repus o medicamento na mesma proporção. O peixe está-se a portar bem mas não consigo ver como aquilo está a evoluir porque se esconde quando me vê. Amanhã vou proceder como hoje e acabar o tratamento. Depois vou pô-lo com os outros a ver como é que ele está. Um abraço Brotas
Visitante Publicado: Julho 23, 2004 Publicado: Julho 23, 2004 Olá A menina voltou ao aqua hoje. Aquele sintoma não desaparece. Se calhar estou a exagerar com medo de ser uma doença pois ela continua a portar-se de forma normal. A parte da barbatna que estava ferida já sarou mas a parte vermelha continua. Vou continuar a observar com atenção mas pode ser que aquilo não seja nada de especial. Brotas
Visitante Publicado: Julho 24, 2004 Publicado: Julho 24, 2004 Olá Cá vou continuar a contar as minhas peripécias Depois de observar com cuidado verifiquei que o peixe não melhorou nada, antes pelo contrário. Reparei que uma das barbatanas para de bater e se coça nas pedras. Conclusão, deve estar atacada por vermes das guelras (Dactilogyrus ou Gyrodactylus). Pelo que li aqui no forum devia tratar com Praziquantel mas como tinha cá um produto que se dizia apropriado para esta doença apliquei antes este. Chama-se Gyrotox e o principio activo é Tosylchloramide - Sodium 3H2O. Apliquei directamente no aquário pois não destrói a colónia de bactérias e pode contagiar os outros peixes. Na bula dizia para aplicar durnate 48 horas, depois fazer uma muda de 25% e voltar a aplicar ao fim de 10 dias. É isso que vou fazer. A temperatura do aqua é 30ºC pois tem isto aqui tem estado insopurtável com o calor. vamos ver se ela melhora apesar de continuar a comer avidamente. Brotas P.S. Se fiz alguma coisa errada digam.
Visitante Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Oi Faltou referir que o produto não é recommendado para água com ph inferior a 7,5 e kh inferor a 10. Brotas
Visitante Publicado: Julho 26, 2004 Publicado: Julho 26, 2004 Olá Hoje mudei 25% da água do aquário tal como indicava nas instruções do medicamento. O peixe parece melhor pois já não prende a barbatana. No entanto o aspecto avermelhado daquilo não desaparece. Não faço ideia do que será. Só sei que aquilo não é normal. O peixe está bem. Continua a dar "porrada" na outra fémea e como bem. Se alguém tiver alguma sugestão agradecia. Jacinto
nunomiguel Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Também não tenho ideia do que poderá ser... Penso que deverias apenas observar com atenção e verificar se notas alteração no tamanho da mancha ou alteração no comportamento do peixe. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts