Recommended Posts

Publicado

Tenho um escumadar destes dentro do aquario principal montado a um canto. Deve ter agora uns 6 meses de acção. Nos últimos três tem parado subitamente (1 vez por semana em média) de puxar ar deixando de funcionar. Normalmente basta soprar ou chupar para ele voltar a funcionar.

Mas nos últimos dias, não só para todos os dias (às vezes várias vezes ao dia) como soprar ou chupar não resolve o problema (ou melhor dizendo, tenho de gastar os meus pulmões para o conseguir).

Já fiz uma limpeza completa com água da torneira e não resolveu nada.

Alguém sabe o que fazer com isto? Costumam usar uma bomba de ar para forçar mais ar no escumador?

Publicado:

Oi Paulo...

Fala com a loja onde o compraste ou com o representante cá em Portugal.

O escumador é de pedra porosa ou de bomba de injeção? Não tens nada a impedir a passagem do ar??

Abraço...

Publicado:

O escumador tem uma bomba interna (venturi penso eu). Não existe nada a impedir a entrada de ar. Aliás até pus um pouco de vaselina para evitar qualquer entrada de agua/humidade para dentro do tubo na ponto em que este liga à bomba e que normalmente está submersa.

Se até ao sabado o escumador voltar a falhar, vou à loja com ele.

Publicado:

e a bomba esta boa, a funcionar bem, é porque e ela a responsavel de misturar o ar com a água e se não estiver a funcionar bem pode ser o problema...

não te sei ajudar mais até porque não conheço esse escumador... mas se isso continuar acho que é melhor passares lá na loja. Sabado também devo ir dar uma volta pelas lojas se quiseres podemos nos encontrar. Manda-me um mail se quiseres ir, assim sempre podemos falar um bocado...

Abraço...

Publicado:

Marco,

não sei dizer se a bomba está 100% OK. Mas ela de facto tem periodos em que funciona bem. Por exemplo, hoje de manhã (9h) tive de a por a funcionar à força (com uma bomba de ar exterior). Há pouco telefonei para casa e ainda estava a funcionar bem.

Mas de repente começa a enfraquecer e pára de puxar ar (penso que continua a puxar água, mas não consigo verificar).

Devo ir à loja (Red Fish em Telheiras) no Sábado ao fim da manhã (13h30 ou 13h) ao depois de almoço (eles fecham das 14h às 15h).

Paulo

Publicado:

oi paulo

-por acaso desmontaste a bomba para limpar o iman com um cotonete?

-se o fizeste nao perdeste nenhuma borrachinha preta que tem na parte de dentro da turbina e que impede que a turbina agarre empurrando esta para baixo.

-e que eu quando comprei o meu escumador o vendedor desmontou-me a bomba toda so para me mostrar essa borracha , visto ele dizer que quaise toda a gente perde aquela borracha na 1-limpeza e acontece presisamente isso , mas de qualquer maneira leva ao teu vendedor porque ate pode se dar o caso da bomba nao ser igual a minha .

sem +

luis baia

VESITEM O MEU MINI SITE EM HTTP://7MARES.TERRAVISTA.PT/LUISBAIA2/INDEX.HTLM

Publicado:

Viva

Pela tua descrição também tenho a ideia que o problema deve estar na bomba e não no skimmer. Muda de bomba durante uma semana e logo verás de onde vem o problema.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Luis,

a tua explicação da borracha faz muito sentido. Explica porque motivo o skimmer está a funcionar e de repente para, e soprando ou chupando volta a funcionar.

Penso que não perdi nenhuma borracha, mas na verdade também não me lembro de ver nenhuma borracha.

Tenho de perguntar se existe esse problema na loja.

Entretanto liguei um ozonisar e uma bomba de ar externa, e o skimmer está a funcionar como nunca antes. Aliás, existe algum problema de exceso de bolhas de ar no skimmer? Ou seja, normalmente dizem que se deve ter 75% da coluna do skimmer cheia de bolhas de ar. Agora eu tenho muito mais (90% pelo menos). Isto é contra-prucedente?

Paulo

Publicado:

Oi Paulo...

A eficiencia do escumador ve-se na porcaria que ele produz. No copo deve surgir uma pasta densa, de cor escura (normalmente verde/castanha) e de preferencia muito mal cheirosa. Pelo contrario, se sair como disse mas muito liquida, está mal regulado....

Abraço...

Publicado:

Marco,

eu sei isso, mas tenho um problema (agora dois) em verificar a qualidade do meu skimmer através dessa verdade.

1 problema: o meu bioload é baixo (3 peixes pequenos, muito camarões e buzios pequenos). portanto, a porcaria para o skimmer tirar nunca é muita. mesmo assim o que tira é uma espuma branca, mas lá que cheira mal, cheira...

2 problema: fiz uma limpeza completa ao skimmer com agua corrente da torneira quente. isso retira ao skimmer as propriedades electro-estaticas que fazem com o que as bolhas de ar agarrem a porcaria. ou seja, agora é como se fosse um skimmer novo. portanto, tenho de esperar um pouco até o skimmer estar novamente pronto (de um ponto de vista fisico-quimico).

genericamente: o meu escumador só em uma forma de ser regulado. é pelo nivel de imersão na agua. mas mesmo aqui não há muito a fazer, pois o nivel certo está bem definido. assumindo que quanto mais ar entrar melhor, entao a regulação é zero..... deve ser o mal dos escumadores tipo plug & play

Paulo

Publicado:

Oi Paulo...

se o teu bioload é minimo, o teu escumador tem de continuar a tirar essa "nheca" densa escura e de mau cheiro. Apenas demorará 2 semanas a encher o copo em vez de demorar 2 dias se tivesses um grande bioload... :):lol:

Se o que sai é muito liquido ou muito clarinho, então não esta bem regulado. O que ele tira não é mau, mas poderia ser muito melhor, e portanto mais eficiente. Uma forma de forçares ele a trabalhar melhor é elevares o nivel a que ele tem de estar regulado. Ao elevares esse nivel, as bolhas terão maior dificuldade a chegar ao topo e assim mais matéria organica ficará concentrada no "pescoço" do escumador até que ele despeje para o copo. Assim ele de certeza só cupira "nheca" densa. Experimenta e depois diz qualquer coisa...

Abraço...

Publicado:

Pois é, mas de facto o que tira é espuma branca e com aspecto liquido. Com se transforma em liquido no fundo do copo, então é verde garrafa.

Mas grande mistério, apesar de estar a funcionar (mais ou menos) há uns meses, até à semana passada só tinha enchido meio copo (no total !!!).

Quando falas em subir o nível, estás a dizer elevar o escumador ou afunda-lo mais? É que ele não tem mais nenhuma forma de regular...

Publicado:

Oi...

Mas em tantos meses ele só tirou meio copo?? isso é muito suspeito!! Não é normal... mesmo com pouco bioload. E no inicio quando montaste o aquario também não tirou nada??

em relação ao escumador, tens de o elevar...

Abraço...

Publicado:

Eu montei o escumador assim que juntei agua (ou seja desde o dia zero)... Umas contas: tenho peixes (portanto comecei a alimentar) desde há uns 3 meses. Eram 2 no inicio (1 mês) depois passaram a 9 (1 mês) e agora são outra 2 (1 mês). Portanto uma média talvez de 4 peixes neste periodo, todos eles pequenos (palhaços juvenis e chromis). Isto num aqua de 300 litros de agua. Parece-me mesmo pouco bioload.

Outro pormenor: este escumador não tem a entrada de agua à superficie do aqua (como é normal em escumadores que estão no sump), mas sim a entrada é um filtro tubular vertical que fica a meia altura do tanque (ocupando cerca de metade da altura do tanque). Ora, as proteinas flutuam à superficie pelo que é normal que ele tire menos que outros skimmers. Mas este "menos" não justifica tão pouca produção, digo eu.

Quanto à posição do mesmo, já fiz algumas experiencias e reparei que quanto mais alto está o escumador menos produz (por exemplo, com a evoparação, ele vai perdendo performance). O manual diz que a nivel de agua deve estar exactamente ao nivel da base do copo. Isto é ligeiramente acima da bomba. Todo ele é fixo, pelo que não existem aqui variáveis para regular. Isto que descrevo deve dever-se ao facto de quanto ao alto o escumador mais dificil é as bolhas de ar entrar no cone do copo, pelo que deve haver uma libertação do ar pelo copo mas com a porcaria a não aompanhar as bolhas (estou a explicar mal, mas basicamente deve ter com a largura do orificio por onde o ar/agua vai passar - quanto mais estreito, mais denso e portanto mais espuma).

Ando neste misterio há algum tempo...

Eu acredito que o escumador é bom. Na loja têm dois a funcionar nos tanques principais, pelo que se é o que eles usam é porque deve ser minimamente bom...

Outro dado, se o skimmer estivesse a não retirar a porcaria do aquario, eu deveria ter niveis de amonia/nitritos/nitratos altos. Mas são perfeitamente normais. Aliás, uso um seco-humido e os nitrato estão entre 5 e 10 pontos...

Publicado:

Bem...

para ajudar na pelicula de proteinas que dizes estar á superficie é facil. Tenta regular as tuas bombas de circulção para a superficie. Dessa maneira eesa pelicula nunca existirá e assim ajudara o escumador a exporta-las para fora da água.

Em relação ao escumador e on niveis que tens é facil...

O seco humido está a fazer a sua tarefa e depois mais nada. Ou seja o seco-humido faz a nitrificação como é normal e sobra o nitrato habitual deste tipo de esquema que é acumulativo... atenção que o escumador não retira nitratos. Toma cuidado com o seco humido de futuro. Assim que aumentares o teu bioload o teu nitrato aumentara muito. Como é o teu substracto? quantos cms?

Penso que no teu aquario o seco humido é que esta a dar conta do recado o que até diminui o trabalho ao escumador. Por enquanto tudo bem... mas depois penso que teras problemas se o escumador não trabalhar bem ... e mesmo que trabalhe sempre terás problemas de nitrato :) .

Abraço...

Publicado:

Marco,

bombas de circulação: tenho uma de 1000l/h a apontar sempre para a superficie a meio do aqua (estava em oscilação de 90º, mas insistem em encravar quanto aponta para cima :lol: ) ; tenho outra bomba igual em oscilação (este também encravava mas depois de limpar já oscila) e num dos extremos da ascilação aponta para cima contra uma parede, criando ondulação aleatoria ; o chuveiro de saida do seco-humido está a apontar para cima em 45º, contra a parede, criando tambem uma ondulação.

Seco-humido: de facto estou consiciente e atento ao problema da acumalação rapida de nitrato que o seco-humido pode provocar. Até agora não tem sido visivel, mas deve-se ao fraco bioload. Se mais tarde a subida de nitratos for mais rapida que a mudança de agua (que eu esteja disposto a fazer), então começo a retirar bioballs do filtro até atingir um ponto de equilibrio (ou no limite tiro tudo, e o seco-humido serve para oxigenar e circular a agua). Já agora, alguém conhece algum material filtrante que se possa por dentro de um seco-humido (Eheim professional) para retirar nitratos?

Substrato: tenho apenas oolite (a aragonite mais fina) com cerca de 10-15 cm de altura. E tenho 25 kg de rocha viva (devo por mais uns kilos quado encontrar alguma rocha de que goste).

Seco-humido vs. escumador: não percebi porque motivo pode o seco-humido impedir o escumador de trabalhar. Deve-se a quê?

Estas mensagens estão a ficar grandes. Desculpas a quem estiver a ficar cansado de tão grandes testamentos. :)

Paulo

Publicado:

Paulo, o teu escumador é excelente! Antes da entrada dos Deltec e shuran no nosso mercado era do mellhor que para aí havia.

Se tivesse conhecimentos na altura tinha comprado um em vez do meu Red Sea.

Para que queres tu um filtro seco humido? Não tens rocha viva suficiente? Os secos-humidos só se usam em aquarios de peixes sem rocha viva. A decomposição da amónia-nitrito-nitratos é tão rápida num seco humido que a rocha viva leva muuuuuito mais tempo a maturar. Isto já foi provado através de experiências.

Os secos humidos são uma fabrica de nitratos que retiram a amonia do aquario antes de esta poder ser aproveitada pelas diversas algas que existem no aqua. Pensa nisso...

Se tiveres rocha viva suficiente, retira o seco-humido.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Acho que também comprei o seco-humido quando não tinha grandes conhecimentos.... (ou nenhuns) :)

Acho que o seco-humido está fadado a ficar sem massa filtrante...

As algas também aproveitam os nitratos tal como aproveitam a amonia. Uma é mais importante que a outra?

A rocha viva demora mais a ter bacterias que transformam a amonia e o nitritos, mas rapidamente fica com bacterias que transformam nitratos. Ora isso não deve ser critico pois o seco-humido trata dos primeiros, enquanto que a rocha trata do ultimo. A desvantagem está mais no facto de se a rocha fizer tudo, então pode faze-lo sem os nitratos circularem na agua (do seco-humido até à rocha). Mas a vantagem é que os quimicos mais nefastos (amonia e nitritos) desaparecem mais depressa.

Atenção: só estou a convencer-me a aguentar o seco-humido mais algum tempo...

De qualquer forma, quando retirar a massa filtrante (o problema está na massa e não na máquina), tenho de o fazer lentamente para dar tempo ao resto do sistema de conseguir substituir a função do seco-humido.

Publicado:

Oi...

Paulo... não é bem assim....

As algas não aproveitam amonia. Tanto as macroalgas como as micro aproveitam--se essencialmente de nitrato, silica, silicato, fosfato, ferro e outros...

A amonia é aproveitada pelas bacteiras nitrificantes presentes nas rochas e areão (primeiros 4cm onde o oxigenio ainda existe) e por alguns organismos incluindo corais) que é a desnitrificação

As rochas vivas não demoram tempo... nós é que temos a mania que queremos ser mais rapidos que a natureza. As bacterias vão-se formando a medida que a comida existe no sistema. Se adicionares 1 peixe, o numero de bacteiras aumente. Acrescentas outro e estas aumentam novamente.... aos poucos, agora se colocas 3 ou 4 peixes, o numero de bacterias presentes não conseguem acompanhar o crescimento de nutrientes no sistema o que origina os problemas já conhecidos. A questão é que o seco humido consegue fazer esta adaptação um pouco mais rapidamente devido ao excesso de oxigenio presente. Num sistema de reef os responsaveis pelo desenvolvimento destas bactrias de nitrificação são as rochas vivas e os primeiros 4,5 cm de substrato.

Quanto ao nitrato, ele não é processado pelas rochas vivas, porque lá as bacterias responsaveis pela desnitrificação não existem... apenas no substracto e nas zonas sem oxigenio, o chamado de desnitrificação. Por isso é que perguntei na msg anterior que substracto tens e em que quantidade?!!

O substracto sim, é que é importante para a redução de nitrato e não as rochas...

espero que tenhas percebido, ás vezes não consigo explicar bem ao escrever...

Quanto ao seco-humido, quando o retirares, vai ter de ser aos poucos como disseste... para que o processo de nitrificação não se recinta...

Abraço...

Publicado:

Bem percebido. Os meus 10 a 15 cm de substrato devem se suficientes para a transformação de nitrato, certo?

Publicado:

Correcto...

Desde que não seja areão grosso.... desse modo o oxigenio penetra facilmente pelo substracto o que reduz as zonas anaerobias, ou seja, zonas sem oxigenio. Ora se não houver zonas sem oxigenio não ocorre a desnitrificação e por conseguinte não existe a redução de nitrato.

Agora se o teu areão for fino (aragonita, halimeda, areia de coral fino) com esse nivel não terás problemas... desde que retires o seco-humido...

Abraço...

Publicado:

É do mais fino que conheço (oolite = sugar size arogonite).

O seco-humido deve ter as orelhas a ferver... é verdade, também funciona como termoestato.

Publicado:

Viva

De facto os filtros secos-húmidos são um pau de dois bicos: muito eficazes na transformação de amónia em nitritos e destes em nitratos mas depois... os nitratos acumulam, acumulam...

Sou um adepto dos secos-húmidos (talvez porque sempre foram usados aqui no Lab. Marit. Guia) mas de facto tem de se arranjar maneira de eliminar os nitratos. Deep-sand beds são sem dúvida a solução mais tentadora. Um redutor de nitratos, eficaz mas muito mais caro. Algas muitas algas (entenda-se macroalgas) e alguns pés de mangal também são uma excelente escolha.

Não defendo as campanhas anti-secos-húmidos que muitos fazem (embora respeite a sua opinião), mas de facto a velha solução das mudas de água para eliminar nitratos não são suficientes, pois estes vão sempre acumulando (já testado experimentalmente, por isso não vale a pena tentar :lol: )

Já gora se tiverem secos húmidos certifiquem-se que são mesmo secos húmidos, as biobolas são muuuito mais eficazes se estiverem apenas húmidas e não totalmente submersas devido à disponibilidade de O2. Por isso se virem alguém com um seco húmido do tipo húmido-húmido tentem fazê-lo mudar de ideias, se ele não ligar... azar (o dele claro) :)

RCalado

Publicado:

Viva,

acho que relativamente à questão dos nitratos e secos-humidos já foi explicado por isso deixo apenas a minha opinião: fora com eles para qaqus de reef!

Mas voltando ao tema de conversa, lembram-se? Skimmer? heheh

nitidamente o problema estará com o regular do aparelho. Paulo estive (estou) com um aqua desde 21 de março a trabalhar sem nada bicho algum e de 3 em 3 semanas tenho que limpar o copo, fica cheio de meleca espessa, escura e mal cheirosa. 1ª questão: a bomba que está a alimentar o skimmer é a correcta? funciona bem?

2º se o copo fica com sujidade liquida e menos escura eleva-o um pouco de forma as bolhas terem o trajecto mais complicado.

3º esse modelo não conheço mas tenho um que tem o mesmo principio de funcionamento e tem junto à bom um tubo de ar cuja extremidade esta fora de agua para ajudar na introdução do oxigénio e por consequencia as trocas gasosas. Ora é neste tubo que também se regula o aparelho, diminuindo ou aumentando a boca de ar e consequentemente o envio de mais ou menos oxigénio.

4º Para que resolvas o problema de uma só vez vais até à loja que tem os outros a funcionar e pede lá para te explicar bem o funcionamento do aparelho. (às vezes é a melhor maneira!!!!)

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

oi pessoal...

Citação
Não defendo as campanhas anti-secos-húmidos que muitos fazem (embora respeite a sua opinião)

Ricardo, não sou contra os secos-humidos... reconheço a sua mais valia e até já vi aquarios de água salgada com sucesso utilizando secos humidos, apenas acho que não é o sistema ideal para água salgada. O seu trabalho de nitrificação é muito bom e para um aquario de água doce não tem diferença já que os niveis de nitrato alto não tem muita importancia.

A meu ver, estes até devem ser utilizados em aquarios salgados apenas de peixes. Para esses aquarios repletos de peixes sem corais até é optimo devido a sua grande capacidade nitrificadora.

Agora para um reef acho que o seco humido apresenta duas importantes desvantagens... o acumulo de nitratos, e outra muito importante que é a retenção e filtração de vida quase microscopica devido as suas massas filtrantes...

a principal diferença entre um aquario com seco humido e outro sem para alem do problema dos nitratos, é a ausencia dessa vida que se traduz em imensas baratas, copopedes, gastropedes, pulgas, lagartas etc.... que até pode ter alguma, mas nunca tanta como num aquario sem o seco humido.

mas, continuo a afirmar que não sou contra o seu uso em água salgada, apenas não considero o melhor sistema... em aquarios só de peixes usaria um de certeza !!

Abraço...