Recommended Posts

Publicado

Boas pll

Tenho 2 duvidas sobre os plecos.

1- Quantos devemos ter no aquario? É q ja ouvi falar em pares e apenas 1, n sei qual a melhor escolha.

2- Ouvi dizer tb q devemos por alface e ervilhas para eles comerem, será mesmo verdade, acho um bocado estranho, mas...

Se me poderem ajudar...

Publicado:

Olá

Experimenta colocares a questão no forum dos loricarideos. é um sub forum que existe para esclarecer esse tipo de duvidas.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:
Boas pll

Tenho 2 duvidas sobre os plecos.

1- Quantos devemos ter no aquario? É q ja ouvi falar em pares e apenas 1, n sei qual a melhor escolha.

2- Ouvi dizer tb q devemos por alface e ervilhas para eles comerem, será mesmo verdade, acho um bocado estranho, mas...

A pergunta no forum dos peixes gato estaria melhor pois a malta que anda por lá sabe do assunto.

Respondendo com aquilo que sei:

1- Ter 1. Algumas espécies de plecos são territoriais e agressivas no que toca a outros plecos ou peixes de fundo.

2-Pelo que sei os plecos adoram ervilha cozida e esmagada, já a alface é mais usada nos ottos mas nada como experimentar.

3-Cuidado com o tamanho em adulto deles... um pleco de 20 a 30 cm num aqua pequeno dá cabo de tudo só com a movimentação de um lado para o outro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
2-Pelo que sei os plecos adoram ervilha cozida e esmagada, já a alface é mais usada nos ottos mas nada como experimentar.

Discordo num aspecto que disseste, como o Paulo me ensinou, nunca devemos cozer os vegetais para os plecos, é para serem dados crus, tanto batatas como couve como ervilhas. Eles no seu habitat normal não apanham os alimentos cozidos :oops: .

Rmiguel, aconselho-te a fazeres estas duas perguntas no subforum Peixes Gato, o Paulo ou o Panda terão todo o gosto de te esclarecer :wink:

:)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

De facto tens razão Zanito... não faz muito sentido cozer os vegetais.

Mas como as ervilhas podem ser rijas pensei que fosse melhor dar-lhes uma cozedura para as amolecer e tornar mais fácil a sua digestão.

Já agora... na natureza os plecos comem ervilhas? :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigadão :)

Publicado:

A questão da territorialidade prende-se apenas com o espaço existente, no que toca aos Loricariideos existem aqueles que o são, os mais ou menos e os nem por isso.

Mas há uma regra de ouro que se deve respeitar na integração de novos elementos verificar que os territórios terão de ser refeitos de maneira a não haver desgraças.

Mas como já foi dito, cada caso é um caso. E nos peixes isso tb uma regra de ouro :)

Salvem a Natureza, Reciclem

www.pandadosmares.net

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Publicado:
Já agora... na natureza os plecos comem ervilhas?

Se queres que te diga, não faço a minima ideia. Apenas disse o que pessoas mais experientes nestas matérias me ensinaram, e tento ""ensinar"" o que sei. Se eles as comem ou não no seu habitat normal, qui ça?

banana rock

Pic_652_1.jpg
Publicado:
Já agora... na natureza os plecos comem ervilhas?

Se queres que te diga, não faço a minima ideia. Apenas disse o que pessoas mais experientes nestas matérias me ensinaram, e tento ""ensinar"" o que sei. Se eles as comem ou não no seu habitat normal, qui ça?

banana rock

Hehe

Nem eu faço ideia... mas já vi o tópico do panda onde perguntaste a situação dos vegetais crus ou cozidos e vi a resposta do PauloSR.

Fiquei elucidado, mas já tinha respondido aqui.

Tenho que voltar a ler este forum... agora tenho 2 peckoltias vittata a passearem no meu aqua e embora quase nunca os veja, já noto o resultado das suas incursões noturnas... as algas estão a desaparecer a ritmo acelerado.

Não tarda tenho que lhes dar vegetais ou as plantas serão os próximos alvos surprised

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Mas como as ervilhas podem ser rijas pensei que fosse melhor dar-lhes uma cozedura para as amolecer e tornar mais fácil a sua digestão.

Esse não é problema se as puseres de molho… Cozedura também significa perda de nutrientes… A madeira é bem mais dura e indigesta (isso à nossa escala), mas muitos Loricarideos alimentam-se dela e outros usam-na de apoio ao processo digestivo, o que significa que eles arrancam pedaços dela… Então se forem apreciadores de ervilhas estas não lhe sobrevivem…

Já agora... na natureza os plecos comem ervilhas? banana rock

Ervilhas… Dificilmente… (Salvo as que as populações ribeirinhas desperdiçam) Mas comem outras sementes e frutos que a Floresta Tropical lhes fornece, quanto a isso podes ter a certesa… E claro que é isso que a gente tenta imitar…

A questão da territorialidade prende-se apenas com o espaço existente...

Assino em baixo…

Mas há uma regra de ouro que se deve respeitar na integração de novos elementos verificar que os territórios terão de ser refeitos de maneira a não haver desgraças.

Assino de novo em baixo… surprised:lol:

Abraços,

Paulo

Publicado:

Atençao que no habitate natural tambem nao existem pesticidas, e infelizmente ou felizmente os nossos vegetais estao cheios de pesticidas, entre outros venenos, dai ser sempre bom lavar muito bem e mergulhar os alimentos em agua fervente.

Publicado:

Muitos dos vegetais que damos não caem nos rios das árvores :wink::lol::lol: por outro lado o coração de boi tb não :lol::lol: , e estes vegetais são estremamante uteis á longevidade dos nossos gatos, equanto as matérias gordas animais aves, vaca, etc apenas os engordam, podendo mesmo provocar a esterilidade :cry:

Mas os frutos, sim, como as mangas, o côco, entre outros.

Apenas não dêem CITRINOS nem MAÇÂS devido às caraterístricas

e se tiverem dúvidas perguntem :(

Salvem a Natureza, Reciclem

www.pandadosmares.net

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Publicado:

Quanto a ervilha já te respondi, mas… Alface tem pouco valor nutritivo, embora a possas dar é mais aconselhável fornecer aos loricarideos na vez da alface couve… :(

... agora tenho 2 peckoltias vittata …

Qual é o código do teu?

Atençao que no habitate natural tambem nao existem pesticidas, e infelizmente ou felizmente os nossos vegetais estao cheios de pesticidas, entre outros venenos, dai ser sempre bom lavar muito bem e mergulhar os alimentos em agua fervente.

Quanto a lavar bem os vegetais é fundamental e não só para retirar os pesticidas… Quanto ao mergulhar em água fervente já não vejo grande importância nisso, mas…

Quanto a não haver pesticidas no ambiente natural, isso já não é bem assim… Posso dizer-te que há (pelo simples facto de haverem seres humanos a praticar agricultura nessas áreas). Mais ainda, regularmente as autoridades locais “lançam” pesticidas a fim de reduzir o impacto dos mosquitos nas populações (só não vou explicar aqui como é que sei isso :wink: )

Abraços,

Paulo