Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos

Vou montar um plantado num aquário com as seguintes dimensões 150© x 80(l) x 50(alt), ou seja 600 litros, isto já descontando a altura do substrato e a linha de agua ate ao topo do vidro, que estava destinado a ser de agua salgada mas que já não vai ser.

Procurei alguns tópicos relacionados com a iluminação para tentar perceber qual a ideal e cheguei à conclusão que deve rondar os 400w. Então, e aproveitando uma calha que comprei a algum tempo, pensei em colocar as seguintes lâmpadas:

2 Osram Skywhite 80W - 8000K

1 Radium 80W - 6000K

1 Phillips 80W - 4200K

1 Sylvania Aquastar 54W - 10000K

1 Osram 54W - 6500K

Ou seja 428W.

As plantas que estou a pensar colocar são, entre outras, Riccia para o fundo, depois Rotalas, Ludwiga Glandulosa, Limnophila aromatica, Tonina Fluviatilis, Tonina sp Belém, Ludwigia Inclinata var. Verticillata sp ‘Cuba’, Hygrophila Balsamica, Microsorum pteropus "windelov", Didiplis diandra, Blyxas, etc.

O que me podem dizer sobre a minha opção de iluminação?

Uma outra duvida prende-se com o tipo de agua a introduzir. É aconselhável colocar agua de osmose inversa ou agua directamente da torneira?

Desde já obrigado.

Editado por Blend
Publicado:
Olá a todos

Vou montar um plantado num aquário com as seguintes dimensões 150© x 80(l) x 50(alt), ou seja 600 litros, isto já descontando a altura do substrato e a linha de agua ate ao topo do vidro, que estava destinado a ser de agua salgada mas que já não vai ser.

Procurei alguns tópicos relacionados com a iluminação para tentar perceber qual a ideal e cheguei à conclusão que deve rondar os 400w. Então, e aproveitando uma calha que comprei a algum tempo, pensei em colocar as seguintes lâmpadas:

2 Osram Skywhite 80W - 8000K

1 Radium 80W - 6000K

1 Phillips 80W - 4200K

1 Sylvania Aquastar 54W - 10000K

1 Osram 54W - 6500K

Ou seja 428W.

As plantas que estou a pensar colocar são, entre outras, Riccia para o fundo, depois Rotalas, Ludwiga Glandulosa, Limnophila aromatica, Tonina Fluviatilis, Tonina sp Belém, Ludwigia Inclinata var. Verticillata sp ‘Cuba’, Hygrophila Balsamica, Microsorum pteropus "windelov", Didiplis diandra, Blyxas, etc.

O que me podem dizer sobre a minha opção de iluminação?

Uma outra duvida prende-se com o tipo de agua a introduzir. É aconselhável colocar agua de osmose inversa ou agua directamente da torneira?

Desde já obrigado.

Boas Blend!

Quanto a iluminação acho que não vais ter problemas a não ser com a conta da luz ao fim do mês :D , acho que esta com muito boas condições para um plantado !

O tipo de agua a introduzir, que é o mais comum, é água da torneira, e depois adicionas por ex. sera aquatan (o que eu uso) que elimina o cloro e os metais pesados que a água da torneira contém. Tens depois de controlar o ph do teu aqua.

Espero ter esclarecido,

Um abraço

Publicado:

boas...

mesmo sendo um aquario bastante grande, e capaz de dar um pouco de trabalho e confusao juntar tantas plantas de tao diversas especies... mas e so a minha opiniao...

agora em relaçao a agua, e um puco relativo... eu nunca tive nenhuma baixa nos peixes por meter agua diretamente da torneira sem qualquer tipo de tratamento

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Olá

Na minha opinião, quanto á utilização da água da osmose, além de ser bom também vai depender muito dos peixes que vais manter no aquário.

Agora se a fores usar, de certeza que ficas com água livre de certos compostos químicos que poderiam fazer mais mal aos peixes do que ás plantas.

Boa aquariofilia

Publicado:

Os peixes que quero colocar no aquario são cardinais, rasburas espei e sae, ou seja peixes pequenos e que façam cardume. Depois camaroes de varias especies.

Uma outra duvida que tenho está relacionada com peixes de limpeza tipo limpa fundos e vidros. Numa aquario plantado este tipo de peixes é obrigatorio? Que animais, tipo caracois ou buzios, são uma mais valia para o plantado?

Em relação aos camaroes há incompatibilidade entre eles?

Obrigado

Publicado:

Continuando com as duvidas, e na esperança de as ver esclarecidas bem como as anteriores por membros mais experientes, utilizando substrato fértil há necessidade de utilizar outro tipo de fertilizante? Se sim de que tipo e com que periodicidade?

Ainda em relação aos camarões, estes invertebrados são apenas elementos decorativos ou têm mais algum tipo de utilidade?

Já li algures que os camarões madeira são bons filtrantes, a minha duvida prendessem com todos os outros disponíveis no mercado tipo, Cambarellus patzcuarensis 'Orange', Caridina cantonensis 'Bee', Caridina cardinal, Caridina gracilirostris, Caridina japonica, Neocaridina cf. zhangjiajiensis, etc.

Obrigado a todos

Publicado:
Continuando com as duvidas, e na esperança de as ver esclarecidas bem como as anteriores por membros mais experientes, utilizando substrato fértil há necessidade de utilizar outro tipo de fertilizante? Se sim de que tipo e com que periodicidade?

Ainda em relação aos camarões, estes invertebrados são apenas elementos decorativos ou têm mais algum tipo de utilidade?

Já li algures que os camarões madeira são bons filtrantes, a minha duvida prendessem com todos os outros disponíveis no mercado tipo, Cambarellus patzcuarensis 'Orange', Caridina cantonensis 'Bee', Caridina cardinal, Caridina gracilirostris, Caridina japonica, Neocaridina cf. zhangjiajiensis, etc.

Obrigado a todos

bem, quanto ao substrato, acho que nao, mas espera por membros que tenham mais experiencia.

agora relativamente aos camaroes, eles sao uteis tb como equipa de limpeza. eles vao comendo restos de comida que ficam pelo fundo, e acabam tambem por te limpar algumas algas que possam surgir

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Olá!

Para um plantado, se fores usar agua de osmose, terás obviamente de depois compensar com uma generosa dose de fertelização tanto de micro, como macronutrientes, uma vez que durante a produção da agua de osmose estas substancias lhe foram retiradas. Isto não quer dizer que seja pior ou melhor, é apenas diferente. Usando agua de osmose e fertelizando passas a ter controlo absoluto sobre os niveis de nutrientes no aquario, no entanto o gasto em fertelizantes torna-se bem maior, especialmente para um volume tão grande! Agua da companhia tem o problema do cloro, mas esse também se resolve se tiveres um recipente com grande volume e deixares a agua durante pelo menos 24-48h a repousar antes da troca de agua.

Quanto aos invertebrados, eles têm função na limpeza do aquario, remexendo o fundo, alimentando-se de algas e claro que constituem uma estetica adição ao aquario. Mas antes de investires em invertebrados, pesquisa ou pergunta um pouco mais sobre eles, as suas compatibilidades e exigencias principalmente!

Boa aquariofilia

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Esqueci-me de responder à parte dos peixes de fundo. Não são obrigatorios, mas cumprem uma função que é a de se alimentarem de restos de comida e remexerem o areão. As coridoras são o melhor exemplo. Existem centenas de especies, com tamanhos e cores muito variadas, eu prefiro as anãs, ficam fantasticas num plantado.

Alguns invertebrados e peixes de limpeza que eu escolheria para um projecto desse tipo:

*red cherry

*cardina japonica

*uma outra especie de camarão mais chamativa (mas aconselhava apenas numa fase mais tardia quando já tiver maior experiencia com invertebrados)

*neritinas (há varias especies, varia com o gosto)

*planorbious corneus (também existem em varias cores)

*otociclus (praticamente essencial em qualquer plantado)

*LDA25 (complementa o otociclus)

As incompatibilidades entre camarões têm a ver com a criação de hibridos quando há cruzamento entre especies (como no caso de cruzamento entre egua e burro -> mula que não se pode reproduzir) e os CPOs podem ser agressivos com camarões pequenos. E claro que há a questão dos pHs que nos camarões é quase mais importante que nos peixes e há diversos peixes que se alimentam de camarões (ciclideos principalmente).

Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Obrigado Diogo pelas tuas respostas

Já falei com o moderador dos invertebrados, Jorge Gonçalves, que também respondeu às minhas dúvidas relacionadas com os mesmo.

Mais dúvidas surgirão certamente e que colocarei aqui.

Em relação ao layout num aquário com 80 cm de fundo deve de haver inúmeras possibilidades a explorar. Têm conhecimento de algum site que dê ideias de layout para aquários desta dimensão? Dei uma vista de olhos pelos aquários que estão na pagina da ADA contest mas queria ver mais exemplos.

Abraço

Publicado: (editado)

ola

Só uma pergunta ...de um maçarico mas cá cai...

Como se coloca tanta lampada???

Todas em cima??

ab

antonio

Editado por portugacuc
Publicado:
ola

Só uma pergunta ...de um maçarico mas cá cai...

Como se coloca tanta lampada???

Todas em cima??

ab

antonio

Tudo depende da armadura da calha, se couber muitas lampadas não há problema nenhum!!

BLEND a iluminação é sem duvida boa e a configuração e mistura de espectros está muito bem compensada... mas antes de teres adquirido essa calha podias ter optado por HQI.. mas como o aquario é de 50cm de altura as T5 penetram bem até ao fundo do areão..

Em relação ao substrato fertil não é obrigatorio, mas ajuda imenso compensando as carençias das plantas, mas mesmo com substrato fertil passado o 1 mes de vida do aquario terás que fazer a fertilização liquida, em especial de K (potassio) se carregares na fauna tipo Discus!!

abraço e boa sorte

Ah não te esqueças de meter muitas fotos!!! :blush:

Cumps

Publicado: (editado)
BLEND a iluminação é sem duvida boa e a configuração e mistura de espectros está muito bem compensada... mas antes de teres adquirido essa calha podias ter optado por HQI.. mas como o aquario é de 50cm de altura as T5 penetram bem até ao fundo do areão..

Olá Godlike

Obrigado pela resposta.

Quanto à colocação de hqi não optei por essa solução devido às elevadas temperaturas que essas lâmpadas provocam, bem como aos consumos energéticos.

Pelo que li os consumos das t5 são inferiores por força de uma maior eficácia dos seus balastros electrónicos.

Mais uma questão sobre os fertilizantes. Que marca aconselham e que tipo? O plantado que pretendo é do tipo holandês, carregado de plantas.

Abraço

Editado por Blend
Publicado:

O melhor fertelizante liquido acaba por ser o caseiro! E para essa dimensão de aquario, é o que te sai mais em conta. Podes comprar cloreto de potássio, fosfato monopotassico e nitrato de potassio solidos, dissolver de modo a obter uma concentração destes nutrientes que te dê jeito para as fertelizações. É ainda aconselhavel teres uma fonte de magnesio (pode ser sulfato de magnesio), calcio (decalcit, compra-se nas farmacias), ferro (tem de ser ferro quelatado, há muitas marcas), micronutrientes no geral e carbono (que pode ser o CO2 pressuarizado ou uma fonte de carbono como o flourish excel).

Se quiseres abrir os cordões à bolsa, usa elos, ADA ou tropica. Nunca usei nenhuma das marcas, mas parecem ser as que dão melhores resultados.

Para substrato, os da ADA são excelentes, mas esse tamanho de aquario com substrato da ADA sai carissimo, pelo que podes sempre optar pela tradicional akadama.

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
Tudo depende da armadura da calha, se couber muitas lampadas não há problema nenhum!!

Em relação ao substrato fertil não é obrigatorio, mas ajuda imenso compensando as carençias das plantas, mas mesmo com substrato fertil passado o 1 mes de vida do aquario terás que fazer a fertilização liquida, em especial de K (potassio) se carregares na fauna tipo Discus!!

abraço e boa sorte

Ah não te esqueças de meter muitas fotos!!! :)

Ola....

Pois e se a calha só tiver para duas lampadas?

Onde posso colocar mais lampadas visto que em cima nao é possivel.

abraço

antonio

Publicado:
Olá Godlike

Obrigado pela resposta.

Quanto à colocação de hqi não optei por essa solução devido às elevadas temperaturas que essas lâmpadas provocam, bem como aos consumos energéticos.

Pelo que li os consumos das t5 são inferiores por força de uma maior eficácia dos seus balastros electrónicos.

Mais uma questão sobre os fertilizantes. Que marca aconselham e que tipo? O plantado que pretendo é do tipo holandês, carregado de plantas.

Abraço

Boas, se usares HQI com balastros ferromagnéticos, sim a diferença de consumo é exorbitante.. mas se comprares HQI com balastros electronicos consegues reduzir imenso o consumo e a relação consumo/Eficiençia torna-se muito boa..

Eu adquiri recentemente uma calha com 2x150w HQI + 2x54w T5.. mas esta calha em questão vem com balastros ferromagnéticos... mas já está a ser alterada para trocar todos os balastros para electronicos e acrescentei mais 2x54w T5 (ajuda muito especial do membro Sergio Caneca).

Em relação aos fertilizantes, olha recentemente comparei preços dos substratos ferteis e realmente a ELOS tem um substrato que têm um feedback muito favorável em qualidade/preço. Penso que ronda os 28 € cada saco de 5LT. Penso que para o teu aquario entre 8 a 10LT será o suficiente.

Nos fertilizantes liquidos, podes adquirir no site da horizonte aquatico os Macros em pó (K; PO4; NO3) e fazes a disolução em casa porque ficam muito em conta, pois para um aquario dessas dimensões não fiques supreendido se gastares 1LT de K tipo de 2 em 2 meses.

Em relação a micro nutrientes recomendo o uso da tropica. Ferro eu uso o da Horizonte aquatico mas não estou muito satisfeito pois o seu composto (não sei bem explicar) não é detectado pelos testes de ferro que usamos, logo por vezes tou no escuro pois não consigo determinar o consumo..

Já agora peço que alguém mencione marcas de fertilizante de Ferro que seja facilmente detectado nos testes de Fe.

Estas 2 marcas por experiençia própria não são detectados pelos nossos testes:

- Horizonte aquatico

- Seachem

abraços

Cumps

Publicado:
Ola....

Pois e se a calha só tiver para duas lampadas?

Onde posso colocar mais lampadas visto que em cima nao é possivel.

abraço

antonio

Se a calha não tiver espaço ai torna-se dificil... somente se comprares uma calha com uma largura superior...

Ex: a calha que mantenho tem 150cm de comprimento e 30cm de profundidade... o que me dá espaço suficiente para meter inumeras lampadas..

Muitas das calhas que se vendem no mercado tem pouca profundidade (largura) o que torna muitas vezes impossivel fazer upgrade..

E nem vale apena falar dos balastros que as calhas do chinés trazem quadrados... quando um se estragar dificilmente consegues arranjar igual e pior é que os balastros que normalmente se vendem são muito compridos...

Cumps

Publicado:

Em relação ao substrato já adquiri à alguns dias da Elos.

Quanto à calha também já tenho pois era para um projecto de agua salgada que já não vai para a frente. Só vou mesmo alterar algumas lampadas para que acha um maior leque de Kelvins.

Voltando aos fertilizantes já percebi que a melhor solução é comprar em pó e fazer a "mistura" em casa. Terei então de adquiri, cloreto de potássio, fosfato monopotassico e nitrato de potassio solidos (K; PO4; NO3), e depois Magnésio e ferro, corrijam-me se estiver errado. Só fiquei com a dúvida de que quantidades utilizar. Certamente será através dos testes que tenho de fazer diariamente durante um período de tempo, diria que durante a ciclagem, é que irei acertar nos valores, mas tenho de começar por um valor, correcto?

É esses valores que gostava que me facultassem.

Pelo que percebi também estes são os fertilizantes que tenho de utilizar se usar água directamente da torneira. E se usar água de osmose inversa? Há mais algum a utilizar?

O CO2 será injectado no aquario através de sistema pressurizado com auxilio de um controlador de ph e através de um reactor. E aqui surge mais uma dúvida. A adição do CO2 deve ser feita para ajudar a manter os valores de ph estáveis ou adiciona-se durante as 24 horas?

Desculpem tanta pergunta.

Abraço

Publicado:
(...) Certamente será através dos testes que tenho de fazer diariamente durante um período de tempo, diria que durante a ciclagem, é que irei acertar nos valores, mas tenho de começar por um valor, correcto?

É esses valores que gostava que me facultassem.

Pelo que percebi também estes são os fertilizantes que tenho de utilizar se usar água directamente da torneira. E se usar água de osmose inversa? Há mais algum a utilizar?

Os valores de referencia variam um pouco, mas acho que te podes guiar por estes:

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

(copiados da assinatura do andrécardoso) :drinking:

Depois de fazeres os testes, principalmente ao NO3 e PO4, tens de depois aproximar estes valores dos recomendados, ou seja com TPAs no caso de estar alto ou com fertelização até atingir a concentração pretendida caso esteja baixo. O potássio não se consegue medir, por isso podes em principio fertelizar diariamente com uns 20 ppm.

Falta também a adição de micronutrientes, que existem em alguns fertelizantes que podes comprar ja feitos, eu uso ferropol da JBL, uso este porque é o que consigo comprar ca na zona e acho que tem melhor qualidade que os da sera por exemplo. Mas se puderes optar por micros de uma marca melhor fá-lo.

A diferença da agua de torneira para a agua de osmose é que a segunda tem muito menos ou mesmo nenhuns (dependendo da eficacia do sistema) destes compostos, logo exige mais fertelização, mas o principio é o mesmo: fazer testes, ver os valores e depois fazer trocas de agua ou fertelizar para ajustar os valores.

O CO2 será injectado no aquario através de sistema pressurizado com auxilio de um controlador de ph e através de um reactor. E aqui surge mais uma dúvida. A adição do CO2 deve ser feita para ajudar a manter os valores de ph estáveis ou adiciona-se durante as 24 horas?

O co2 é adicionado para as plantas! Elas necessitam deste para se desenvolverem. A variação do pH provocada pela adição de co2 tem a ver principalmente com a formação de acidos carbonicos que sendo acidos diminuem o pH. Há quem faça dos dois modos: injecção continua ou apenas diurna. No entanto a adição continua tem algum desperdicio de co2 porque à noite este não é consumido pelas plantas...

Não te esqueças de depois partilhar conosco a evolução do teu projecto :oops:

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
Ferro eu uso o da Horizonte aquatico mas não estou muito satisfeito pois o seu composto (não sei bem explicar) não é detectado pelos testes de ferro que usamos, logo por vezes tou no escuro pois não consigo determinar o consumo..

Pois, torna-se dificil de determinar o consumo, mas é melhor absorvido!

Não se consegue determinar o Fe porque este se encontra queletado, ou seja, ligado reversivelmente a outros iões que facilitam a absorção do ferro pelas plantas, mas como não se trata de ferro na forma livre não é detectado...

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Olá novamente.

Como é de esperar tenho mais uma dúvida. Que material colocar dentro do filtro externo Eheim Profissional 3?

Alguém tem sugestões?

Abraço

Publicado:

Em relação à matéria filtrante a utilizar no filtro, pelo que andei a ler, deve ser apenas mecânico no caso dos plantados. A minha questão é se devo utilizar alguma coisa mais do que as esponjas e as cerâmicas da Eheim EhfiMech?

Obrigado

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá a todos

Finalmente montei o aquário, mais precisamente ontem. Agora voltam as dúvidas.

Hoje fiz uma TPA de sensivelmente 30% do volume total, ou seja 240 litros, pois a água estava um pouco bassa, e a primeira consequência foi a imediata subida do ph. De 6,65 passou para 7,30 e já desceu para os 7,08.

Comecei a adicionar os hoje CO2 pressurizado.

Ainda não fiz testes, vou fazer amanha pela manha.

Ficam as primeiras fotos para dar uma ideia.

Geral

1002433oz7.jpg

Lado direito

1002438yy5.jpg

Centro

1002435me7.jpg

Lado esquerdo

1002436sg7.jpg

Lateral

1002437oa0.jpg

Está ainda muito vazio de plantas. A minha primeira prioridade é tapar todo o fundo.

Pedia alguns conselhos para os próximos passos.

Publicado:

Gostei do teu aqua..tem barbatanas para nadar!! :(

Boa sorte no teu projecto!

O meu aqua: Aqui

aqua033bv4.jpgimg3157gl6.jpg

Celso Coelho

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!