JaCk7 Publicado Agosto 10, 2008 Share Publicado Agosto 10, 2008 Boas, Tenho 2x15W de iluminação, e estou a pensar colocar areao de rio no meu aqua. Para ter vallisnerias e anúbias, acham que vou precisar de akadama? As opinioes são valiosas! Cumps! Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Agosto 10, 2008 Share Publicado: Agosto 10, 2008 Boas, Não sou muito ententido em plantas, porem parece-me que tens muito pouca iluminação. Se vais meter areão de rio, para que é a akadama? A akadama não é um substrato fertil. Cump. Vitor Franco Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Jesus Publicado: Agosto 10, 2008 Share Publicado: Agosto 10, 2008 (editado) Boas, Tenho 2x15W de iluminação, e estou a pensar colocar areao de rio no meu aqua. Para ter vallisnerias e anúbias, acham que vou precisar de akadama? As opinioes são valiosas! Cumps! Boas, As valisnerias não são muito exigentes assim como as anúbias em relação a iluminação, de qualquer modo tens que dizer que aquario tens, coloca o setup. Abc JJ Editado Agosto 10, 2008 por Jorge Jesus Citar O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JaCk7 Publicado: Agosto 10, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2008 (editado) Boas, As valisnerias não são muito exigentes assim como as anúbias em relação a iluminação, de qualquer modo tens que dizer que aquario tens, coloca o setup. Abc JJ O aqua tem 84 cm x 35 cm x 45 cm É este: Acham então que com areao de rio não vou precisar de akadama? Será dinheiro mal gasto?? Cumps Editado Agosto 10, 2008 por JaCk7 Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Galiza Publicado: Agosto 10, 2008 Share Publicado: Agosto 10, 2008 Acho que deves colocar todas as plantas necessitam de substrato mesmo aquelas menos necessitadas de luz substrato etc.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rui kid Publicado: Agosto 11, 2008 Share Publicado: Agosto 11, 2008 As plantas que queres usar não são exigentes nem em termos de fertilização nem de luz. Por isso não é essencial que uses substrato fértil. Contudo se usares algum substrato que tenha fertilização ajuda sempre a desenvolver as plantas de uma forma mais saudável. A akadama por si só não é um substrato fértil. Ela tem propriedades que ajudam a fixar micronutrientes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JaCk7 Publicado: Agosto 11, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 11, 2008 As plantas que queres usar não são exigentes nem em termos de fertilização nem de luz. Por isso não é essencial que uses substrato fértil.Contudo se usares algum substrato que tenha fertilização ajuda sempre a desenvolver as plantas de uma forma mais saudável. A akadama por si só não é um substrato fértil. Ela tem propriedades que ajudam a fixar micronutrientes. Ok. Entao e uma vez que em principio terei 2 tipos de areao de rio (1 mais grosso e outro mais fino) se calhar posso poupar os 11€ do akadama... O que nao quero é depois ter que desmontar o aqua para colocar o substracto, entendem? Thanks! Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Costa Publicado: Agosto 11, 2008 Share Publicado: Agosto 11, 2008 bom dia acho que estás a fazer alguma confusão. areão = akadama = substracto inerte substracto fertil = sera substracto pro = Tetra (qualquer coisa) Montagem de aquario com substracto fertil (de baixo para cima): substracto fertil (sera, tetra, ada, etc.) substracto (akadama, areão, ect.) Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
newmie Publicado: Agosto 11, 2008 Share Publicado: Agosto 11, 2008 viva não precisas de akadama aliás nem precisas de substracto ambas as plantas podem crescer sobre pedras, troncos, etc (as anubias têm mesmo de crescer com o rizoma não enterrado) a iluminação deve chegar, especialmente se tiveres o aqua num local que apanhe luz solar indirecta Citar "Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JaCk7 Publicado: Agosto 11, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 11, 2008 vivanão precisas de akadama aliás nem precisas de substracto ambas as plantas podem crescer sobre pedras, troncos, etc (as anubias têm mesmo de crescer com o rizoma não enterrado) a iluminação deve chegar, especialmente se tiveres o aqua num local que apanhe luz solar indirecta Hum...entao e se quizer colocar fetos de java? Acham que da, ou já é insuficiente? Em todo o caso, se colocar o akadama (respeitando a regra do rizoma das anubias) não deve fazer mal nenhum né? Cumps! Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Jesus Publicado: Agosto 11, 2008 Share Publicado: Agosto 11, 2008 Hum...entao e se quizer colocar fetos de java? Acham que da, ou já é insuficiente? Em todo o caso, se colocar o akadama (respeitando a regra do rizoma das anubias) não deve fazer mal nenhum né? Cumps! Boas, Para o feto de java não precisas de substracto fertil nem akadama, ja que geralmente é plantado nos troncos, pedras, etc. em relação a iluminação tb não é exigente, embora pense que devias ter no minimo 60w de iluminação no teu aqua. Mas deixa alguem mais entendido dar a sua opinião, esta é apenas a minha. Citar O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rui kid Publicado: Agosto 12, 2008 Share Publicado: Agosto 12, 2008 Tudo depende das plantas que pensas pôr e do dinheiro que pretendes gastar. Se estás a pensar plantar Anubias, Valisnérias, Musgo ou Fetos de Java (e evntualmente umas echinodorus) não precisas de substrato fértil. A Akadama é algo que serve para substituir o areão (eu pessoalmente não gosto do efeito visual da akadama, embora acredite que é um bom substrato), por isso também é dispensável. Mas na minha opinião colocava uns 5l de JBL (por exemplo) e gastavas uns 15 euros. É um investimento que te dá para uns 2 cm de substrato fértil e que se vão refletir numas plantas mais saudáveis. Por cima podes colocar 3 a 4cm de areão (de preferência entre 2 a 3mm de granolumetria). Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JaCk7 Publicado: Agosto 13, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 13, 2008 Obrigado a todos pelas respostas. Neste momento pus de parte a akadama. Vou esperar para ter o areao e depois decido de vale a pena mais algum tipo de substracto ou não. Thanks! Cumps Citar Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MeMySelfAndI Publicado: Agosto 13, 2008 Share Publicado: Agosto 13, 2008 Boas a todos, estou a ver que a minha resposta já não vai ajudar em nada, mas: Em relação á Akadama, esta é inerte, e não altera o PH. A vantagem é na estéctica, mas isso depende do gosto de cada um. Em relação ao substrato fértil, se só vais usar plantas de crescimento lento, o que te vai acontecer, é que muito provavelmente vais travar uma dura batalha com algas. Pois vai haver Nutrientes a mais para o metabolismo das plantas que queres manter. Os Substratos dividem-se em Inertes ou Férteis. Não sei se me fiz entender ou não. Abraço e se tiveres dúvidas apita. Agora a minha opinião: Usa Akadama, pois quase de certeza que daqui a uns tempos vais querer trocar para outro substrato. É só a minha opinião/gosto. Citar Ilídio Cruz The Dream One Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts