Vallisnerias e anubias

Recommended Posts

Boas,

Tenho 2x15W de iluminação, e estou a pensar colocar areao de rio no meu aqua.

Para ter vallisnerias e anúbias, acham que vou precisar de akadama?

As opinioes são valiosas!

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sou muito ententido em plantas, porem parece-me que tens muito pouca iluminação.

Se vais meter areão de rio, para que é a akadama? A akadama não é um substrato fertil.

Cump.

Vitor Franco

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Boas,

Tenho 2x15W de iluminação, e estou a pensar colocar areao de rio no meu aqua.

Para ter vallisnerias e anúbias, acham que vou precisar de akadama?

As opinioes são valiosas!

Cumps!

Boas,

As valisnerias não são muito exigentes assim como as anúbias em relação a iluminação, de qualquer modo tens que dizer que aquario tens, coloca o setup.

Abc

JJ

Editado por Jorge Jesus

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Boas,

As valisnerias não são muito exigentes assim como as anúbias em relação a iluminação, de qualquer modo tens que dizer que aquario tens, coloca o setup.

Abc

JJ

O aqua tem 84 cm x 35 cm x 45 cm

É este: PIC_0110.jpg

Acham então que com areao de rio não vou precisar de akadama?

Será dinheiro mal gasto??

Cumps

Editado por JaCk7

As plantas que queres usar não são exigentes nem em termos de fertilização nem de luz. Por isso não é essencial que uses substrato fértil.

Contudo se usares algum substrato que tenha fertilização ajuda sempre a desenvolver as plantas de uma forma mais saudável.

A akadama por si só não é um substrato fértil. Ela tem propriedades que ajudam a fixar micronutrientes.

As plantas que queres usar não são exigentes nem em termos de fertilização nem de luz. Por isso não é essencial que uses substrato fértil.

Contudo se usares algum substrato que tenha fertilização ajuda sempre a desenvolver as plantas de uma forma mais saudável.

A akadama por si só não é um substrato fértil. Ela tem propriedades que ajudam a fixar micronutrientes.

Ok.

Entao e uma vez que em principio terei 2 tipos de areao de rio (1 mais grosso e outro mais fino) se calhar posso poupar os 11€ do akadama...

O que nao quero é depois ter que desmontar o aqua para colocar o substracto, entendem?

Thanks!

bom dia

acho que estás a fazer alguma confusão.

areão = akadama = substracto inerte

substracto fertil = sera substracto pro = Tetra (qualquer coisa)

Montagem de aquario com substracto fertil (de baixo para cima):

substracto fertil (sera, tetra, ada, etc.)

substracto (akadama, areão, ect.)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

viva

não precisas de akadama

aliás nem precisas de substracto

ambas as plantas podem crescer sobre pedras, troncos, etc (as anubias têm mesmo de crescer com o rizoma não enterrado)

a iluminação deve chegar, especialmente se tiveres o aqua num local que apanhe luz solar indirecta

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

viva

não precisas de akadama

aliás nem precisas de substracto

ambas as plantas podem crescer sobre pedras, troncos, etc (as anubias têm mesmo de crescer com o rizoma não enterrado)

a iluminação deve chegar, especialmente se tiveres o aqua num local que apanhe luz solar indirecta

Hum...entao e se quizer colocar fetos de java? Acham que da, ou já é insuficiente?

Em todo o caso, se colocar o akadama (respeitando a regra do rizoma das anubias) não deve fazer mal nenhum né?

Cumps!

Hum...entao e se quizer colocar fetos de java? Acham que da, ou já é insuficiente?

Em todo o caso, se colocar o akadama (respeitando a regra do rizoma das anubias) não deve fazer mal nenhum né?

Cumps!

Boas,

Para o feto de java não precisas de substracto fertil nem akadama, ja que geralmente é plantado nos troncos, pedras, etc.

em relação a iluminação tb não é exigente, embora pense que devias ter no minimo 60w de iluminação no teu aqua.

Mas deixa alguem mais entendido dar a sua opinião, esta é apenas a minha.

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Tudo depende das plantas que pensas pôr e do dinheiro que pretendes gastar.

Se estás a pensar plantar Anubias, Valisnérias, Musgo ou Fetos de Java (e evntualmente umas echinodorus) não precisas de substrato fértil.

A Akadama é algo que serve para substituir o areão (eu pessoalmente não gosto do efeito visual da akadama, embora acredite que é um bom substrato), por isso também é dispensável.

Mas na minha opinião colocava uns 5l de JBL (por exemplo) e gastavas uns 15 euros. É um investimento que te dá para uns 2 cm de substrato fértil e que se vão refletir numas plantas mais saudáveis. Por cima podes colocar 3 a 4cm de areão (de preferência entre 2 a 3mm de granolumetria).

Obrigado a todos pelas respostas.

Neste momento pus de parte a akadama. Vou esperar para ter o areao e depois decido de vale a pena mais algum tipo de substracto ou não.

Thanks!

Cumps

Boas a todos,

estou a ver que a minha resposta já não vai ajudar em nada, mas:

Em relação á Akadama, esta é inerte, e não altera o PH. A vantagem é na estéctica, mas isso depende do gosto de cada um.

Em relação ao substrato fértil, se só vais usar plantas de crescimento lento, o que te vai acontecer, é que muito provavelmente vais travar uma dura batalha com algas. Pois vai haver Nutrientes a mais para o metabolismo das plantas que queres manter.

Os Substratos dividem-se em Inertes ou Férteis.

Não sei se me fiz entender ou não.

Abraço e se tiveres dúvidas apita.

Agora a minha opinião: Usa Akadama, pois quase de certeza que daqui a uns tempos vais querer trocar para outro substrato. É só a minha opinião/gosto. :tongue:

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!