João Sanona Martins Publicado Agosto 10, 2008 Publicado Agosto 10, 2008 (editado) Olá a todos!!! O meu nome é João e antes de mais, quero felicitar este fantastico Forum e todos os intervenientes que nele participam, é de facto uma grande ajuda para quem se quer iniciar neste mundo maravilhoso que é Aquariofilia. Depois de ter tido alguns aquarios pequenos e sem grande sucesso, umas vezes por desconhecimento e outras por falta de dedicação e tempo, resolvi dedicar-me um bocadinho mais a serio a esta actividade com o objectivo de ter um aquario comunitario, com algumas plantas de facil manutenção. Há cerca de um mês comprei um aqua novo e todo o respectivo material: Aquario Aquatlantis AMBIANCE 101x41x50 Iluminação T8 2X30W Daylight Filtro FLUVAL 305 com Lã de vidro , Biomax e carvão Termostacto FLUVAL TRONIC 200W KIT Co2 Nutrafin Substacto: Aquaclay Ground e Areão Decoração: Xisto e pedra cor de laranja que não sei o nome Plantas: Hygrophila difformis;Anubias barteri var. angustifolia;Cabomba caroliniana ;Valisnerias Está neste momento a ciclar com duas Corydoras bronze e dois Red cherry´s. Ficam aqui umas fotos actualizadas do Aqua, e venham de lá esses comentarios, sugestões e criticas construtivas. Obrigado JM Editado Agosto 10, 2008 por jcsmm Citar
PacChild Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 boas... se bem vindo ao forum o pessoal por aqui é muito porreiro... quanto ao teu aqua, esta bom, simples mas bonito... eh muito frequente ver nos aquarios uma parte mais densa de plantas outra menos... talvez na parte esquerda plantares mais algumas plantas ficaria um pouco mais "vivo" mas isso tambem dependendo dos gostos de cada um... mete mais fotos e boa aquariofilia cumprimentos PacChild Citar
João Sanona Martins Publicado: Agosto 10, 2008 Autor Publicado: Agosto 10, 2008 Boas, Desde já muito obrigado pelo comentario,a minha ideia era preencher o lado esquerdo com mais valisnerias,o que sugeres como alternativa? Obgdo Citar
Nuno_Santos Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 Boas, essa Hygrophila difformis é brutal!!!Se eu soubesse antes de definir as plantas para o meu....não tenho muita experiencia com plantados mas parece ter um futuro promissor. Cumps Nuno Santos Citar
wilchespires Publicado: Agosto 10, 2008 Publicado: Agosto 10, 2008 Boas, montaste um aqua engraçado, está organizado e tem um aspecto sóbrio, ñ sou propriamente adepto desse tipo de rocha laranja e do substrato que ultilizaste, isto e o facto das pedras ñ estarem enterradas no areão, dá um ar muito artificial a qualquer aqua, mas gostos são gostos . Cumpts e continuação de boa aquariofilia Citar CumprimentosHenrique Wilches Pires
Sergio Torres Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 Em primeiro lugar os meus parabens pela adesão ao forum e ao grupo entre margens! Em relação ao aqua, eu não sou a pessoa indicada para criticar/comentar aquas! A experiencia tambem é pouca! Mas pessoalmente acho que está muito simples e um pouco artificial! Para já com corydoras e red cherrys deves ter a água acida e sem troncos isso torna-se dificil! Experiementa um tronco com bastante musgo de java (esconderijo para os reds)! Por outro lado, deverias optar por algumas plantas mais rasteiras! Para colocar na parte da frente do aqua! Tipo cryptocorynes (minhas preferidas)! Se passares por cá (Torre da Marinha, Seixal) posso arranjar-te (borla) uns pés! Depois cresce bem! Em relação ao difusor de CO2! É um barqueiro! Tenta adquirir um de vidro! Para alem de disolver mais o CO2 é esteticamente mais bonito! Por ultimo, tentar não colocar todos os objectos (pedras, troncos e Plantas) na mesma posição (central)! Espalha pelo aqua! Assim terás uma noção de preenchimento! Espero ter-te ajudado! De qualquer forma, está fixe! Pessoalmente acho que nós e os nossos peixinhos é que devem gostar dos aquas! Espera por malta mais experimentada! Abraço! Citar Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
babykhan Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Boas Gostei de ver o teu Aqua, parabéns. Segue os conselhos do Sérgio Torres, no fundo um Aqua deve estar bonito principalmente para quem nele vai viver, mas a estética também orgulha quem o monta e trata. Se tiveres posses para isso, de facto deverias trocar esse difusor de CO2 por um de vidro, são muito mais eficientes, e já agora colocá-lo num dos lados para que sobressaia. Se gostas de plantados vais ter aí muito com que te entreter (podar), essas plantas crescem bastante. E já agora se souberes, como se chama essa planta que está em primeiro plano na 2ª fotografia? Essa que fica entre a pedra laranja e o vidro do lado. Abraço P.S. Não fiques é mais um ano sem dizer algo... Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
João Sanona Martins Publicado: Agosto 14, 2008 Autor Publicado: Agosto 14, 2008 Boas Gostei de ver o teu Aqua, parabéns. Segue os conselhos do Sérgio Torres, no fundo um Aqua deve estar bonito principalmente para quem nele vai viver, mas a estética também orgulha quem o monta e trata. Se tiveres posses para isso, de facto deverias trocar esse difusor de CO2 por um de vidro, são muito mais eficientes, e já agora colocá-lo num dos lados para que sobressaia. Se gostas de plantados vais ter aí muito com que te entreter (podar), essas plantas crescem bastante. E já agora se souberes, como se chama essa planta que está em primeiro plano na 2ª fotografia? Essa que fica entre a pedra laranja e o vidro do lado. Abraço P.S. Não fiques é mais um ano sem dizer algo... Boas, Desde já, muito obrigado pelo comentario. Relactivamente ao difusor do C02 estou de acordo,entretanto adquiri o kit da aquaristic com garrafa de 0.5Kg, quando chegar vou trocá-lo. Já percebi que as plantas que tenho dão trabalhinho ,escolhi estas porque me disseram que eram as menos exigentes,e porque tenho algumas limitações em termos de iluminação,vamos ver... Tambem gostava que alguem me dissesse o nome dessa planta, já andei a investigar na net, mas não fiquei esclarecido. Seguramente que não vou estar ausente tanto tempo Abraço JM Citar
Sergio Torres Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 OI jcsmm! Coloca uma foto mais perto! A focar bem essa planta duvidosa! Pode ser que assim o pessoal te ajude melhor! Citar Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Dário Santos Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Boas! Bem-vindo ao fórum! Esse áqua, e o modo como plantaste as plantas (entenda-se, local onde cada uma está) tem grande potencial para ficar muito bonito, se fosse meu, fazia apenas algumas alterações: Como já foi dito, enterrava mais as pedras para parecer mais natural. Essa laje de xisto aí do ládo esquerdo não favorece muito o aquário, a meu ver é a unica coisa que está mal nesse aquário esteticamente.. Corta muito a visão. Na minha opinião devias experimentar rodala 90º ficando perpendicular com o vidro da frente e colocá-la como que a separar as valisnérias e a hygrophila.. depois era só arranjares umas pedras mais pequenas (2 ou 3) e espalhar pelo local onde o xisto estava.. Percebes a minha ideia? (Isto é a minha opinião, se preferes como está não mexas pois tu é que vais olhar para o áqua todos os dias ) Parece-me também que tem pouco areão.. Qual a altura do mesmo? Em relação á planta do ládo direito, parece-me ser uma anubia muito debilitada, e se fôr mesmo uma anubia vejo que está com o rizoma enterrado, o que pode ser a causa de estar a morrer! (digo isto porque tenho uma espécie de anubia aqui em casa muito parecida com essa planta, e só a consigo manter em aquários sem luz (apenas apanham a luz ambiente cá de casa)) Alguma coisa que n tenhas percebido ou alguma dúvida, avisa Cumps. Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Dário Santos Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Boas, Desde já muito obrigado pelo comentario,a minha ideia era preencher o lado esquerdo com mais valisnerias,o que sugeres como alternativa? Obgdo Já agora, acho que ainda ninguém respondeu: Sinceramente acho que não te vale apena, a não ser que as arranjes á borla e sem trabalho nenhum! Embora as Valisnerias não sejam caras, quando se começarem a reproduzir, nunca mais param, e vão começar a aparecer pés pequenos por essa zona que rápidamente vão crescer, e começar a ocupar o espaço. Eu pelo menos prefiro plantar só um pouco e deixar a "natureza actuar" e preencher a zona por si própria que ser eu a encher o aquário de plantas.. Lógico que algumas plantas não dão bem para o fazer mas as valisnérias são umas plantas em que isso acontece sem problemas Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
João Sanona Martins Publicado: Agosto 14, 2008 Autor Publicado: Agosto 14, 2008 (editado) Boas Dario, Os rebentos das Valisnerias já estao a aparecer . Isto não esta facil de estabilizar as ideias quanto ao layout do Aqua,á medida que o tempo vai passando vou percebendo que há algumas coisas que tenho que corrigir a curto prazo,nomeadamente arranjar um tronco e trocar algumas plantas. Ontem tive com o Sergio Torres que gentilmente me cedeu uns pés de cryptocorynes, hoje tive a colocalos e quando comecei a mexer na Cabomba foi um filme, conclusão, acabei por retirala. Ficam aqui as novas fotos: Abraço JM Editado Agosto 14, 2008 por jcsmm Citar
babykhan Publicado: Agosto 15, 2008 Publicado: Agosto 15, 2008 Boas Só uma achega, essa cabomba que referes ficava, a meu ver, muito bem presa debaixo da pedra amarela (da traseira). Conseguias assim esconder o aquecedor e dar simultaneamente um pouco de perspectiva à coisa... Não te preocupes em tentar acabar a decoração muito rápido, daqui a um ano ainda vais andar de volta dela. São plantas, não são seres inanimados, nascem, crescem e morrem. Por falar nisso essas cryptos que tens mais à frente vão lutar bastante com as valisnérias para conseguirem afirmar-se. Faz, se puderes é claro, um registo fotográfico do desenlace. Podes tirar uma foto periodicamente e sempre com as mesmas condições (distancia, altura e ilumunação)... É só um conselho, nada de muito importante. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
João Sanona Martins Publicado: Agosto 15, 2008 Autor Publicado: Agosto 15, 2008 Boas Só uma achega, essa cabomba que referes ficava, a meu ver, muito bem presa debaixo da pedra amarela (da traseira). Conseguias assim esconder o aquecedor e dar simultaneamente um pouco de perspectiva à coisa... Não te preocupes em tentar acabar a decoração muito rápido, daqui a um ano ainda vais andar de volta dela. São plantas, não são seres inanimados, nascem, crescem e morrem. Por falar nisso essas cryptos que tens mais à frente vão lutar bastante com as valisnérias para conseguirem afirmar-se. Faz, se puderes é claro, um registo fotográfico do desenlace. Podes tirar uma foto periodicamente e sempre com as mesmas condições (distancia, altura e ilumunação)... É só um conselho, nada de muito importante. Abraço Bom dia, As Cabombas, já deu para perceber que são complicadas de manter... A minha prioridade é arranjar um tronco,de preferencia já tratado, para colocar musgo de Java e deixar o resto crescer para ver como fica. Vou actualizando quando se justificar. Abraço JM Citar
Recommended Posts