Just_me Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 não era essa parte da afirmação...mas não gosto de fazer quotes parciais, mas... a parte da afirmação que não é correcta é: pois as plantas estão mais receptivas digamos assim a receber a luz no periodo natural que condiz com a luz solar, se o "bioritmo" delas estiver adaptado...funcionam tão bem das 10 da noite ás 8 da manha como das 10 da manha ás 8 da noite... é um factor externo independente para as plantas ao contrario de nós... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vasco Matos Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 (editado) ''...se o "bioritmo" delas estiver adaptado...funcionam tão bem das 10 da noite ás 8 da manha como das 10 da manha ás 8 da noite... é um factor externo independente para as plantas ao contrario de nós...'' Eu acho que por ex. se acendermos a luz do aquário às 23h e a desligarmos às 9h da manhã, as plantas e os peixes naturalmente devem sentir que algo não está bem. As minhas Ludwigia Repens X Arcuata, mesmo antes de eu acender a luz já estão abertas, e começam a ''fechar'' mesmo antes de eu apagar a luz. O seu relógio biológico sabe quando é dia e noite, independentemente do horário de iluminação das calhas. Agora não sei até que ponto, acender a luz artificial no horário nocturno,afectará o seu metabolismo.Claro que a fase fotoquimica do processo de fotossintese acontece mesmo de noite, basta haver luz artificial, mas não sei até que ponto a eficiência de processos é igual, estando as plantas a receber luz artificial durante o natural periodo diurno e iluminadas durante o periodo nocturno,onde não devia haver luz,a ''fase escura''. Olhando por ex. para o ''Efeito Backster'' já se percebeu que as plantas têm uma percepção extraordinária, pelo que devem sentir quando é dia e noite,mesmo que uma luz artificial ligada durante a noite lhes indique o contrário. Editado Agosto 15, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
celsoslec Publicado: Agosto 19, 2008 Autor Publicado: Agosto 19, 2008 boas malta, já alterei o horário de iluminação e descobri de onde vem o problema (acho que descobri). é que esqueci-me de mencionar que tenho os nitratos altos...alias a agua do poço ou da companhia já vem com nitratos entre 50 e 75 mg/l (é possível??) agora vou adicionar um produto para remover isso...estou a pensar num dos seguintes: JBL clearmec plus JBL nitrat Ex JBL bionitrat Ex alguém conhece ou recomenda algum destes produtos? digam de vossa justiça cumps Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
celsoslec Publicado: Agosto 22, 2008 Autor Publicado: Agosto 22, 2008 então malta ninguém me sabe dizer nada sobre estes produtos? Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
Vasco Matos Publicado: Agosto 23, 2008 Publicado: Agosto 23, 2008 Eu penso que não adianta usares essa água do poço. Vais estar sempre a colocar quimicos no aqua, e qanto menos quimicos colocarmos melhor. Usa a água da torneira. Água com Nitrato a 0.75mg/l é imprópria para o aqua. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
celsoslec Publicado: Agosto 23, 2008 Autor Publicado: Agosto 23, 2008 Eu penso que não adianta usares essa água do poço. Vais estar sempre a colocar quimicos no aqua, e qanto menos quimicos colocarmos melhor. Usa a água da torneira. Água com Nitrato a 0.75mg/l é imprópria para o aqua. o problema é que como disse a agua da companhia tem a mesma quantidade...cerca de 50... Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
krypticall Publicado: Agosto 23, 2008 Publicado: Agosto 23, 2008 assim estas feito ao bife nao ganhas para removedores de nitratos mal por mal acho que te sairia mais barato fazeres as tpas com agua engarrafada.
celsoslec Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 assim estas feito ao bife nao ganhas para removedores de nitratos mal por mal acho que te sairia mais barato fazeres as tpas com agua engarrafada. pois nem tinha pensado nisso mas agora que penso não sei se fica mesmo... JBL clearmec plus - 6,50 euros JBL nitrat Ex - 8,70 euros o primeiro tem duração de 3 meses para cada saco e o segundo nao me recordo mas acho que pode ser reutilizado. mas como já disseram estou a introduzir químicos na agua... Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
Vasco Matos Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 Se não tens mais nenhuma hipotese para ir buscar água,do mal o menos.É preferivel ter uma água com quimicos e com pouco Nitrato que o contrário. Para ti o ideal seria encheres o aqua com plantas removedoras de Nitrato. Paralelamente teres em atenção a manutençaõ do aqua,umas Cory's para limpar restos de comida no fundo. E nunca exagerares na comida. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
rui kid Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 Eu aqui no Porto (ao lado de Gaia) tenho nitratos a 0. Realmente já tinha ouvido queixas da água de Gaia, mas não fazia ideia que era tão má. Aconselho-te a repetir o teste dentro de alguns dias. Pode ter sido algo passageiro. Caso contrário tens sempre a hipótese de tentar colher água no Porto.
celsoslec Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Se não tens mais nenhuma hipotese para ir buscar água,do mal o menos.É preferivel ter uma água com quimicos e com pouco Nitrato que o contrário. Para ti o ideal seria encheres o aqua com plantas removedoras de Nitrato. Paralelamente teres em atenção a manutençaõ do aqua,umas Cory's para limpar restos de comida no fundo. E nunca exagerares na comida. pois tenho uma cory neste momento, já me morreram 2...agora vou ver se compro mais 3 e quero também 2 SAE para as algas... Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
celsoslec Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Eu aqui no Porto (ao lado de Gaia) tenho nitratos a 0. Realmente já tinha ouvido queixas da água de Gaia, mas não fazia ideia que era tão má.Aconselho-te a repetir o teste dentro de alguns dias. Pode ter sido algo passageiro. Caso contrário tens sempre a hipótese de tentar colher água no Porto. eu vou meter as resinas para combater nitratos no inicio e depois vou arranjar forma de ter agua sem nitratos para as TPA...será que se fizer uma TPA com agua da companhia e depois na próxima fizer com agua engarrafada e for alternando sempre com uma de cada vou obter bons resultados? é aconselhável? Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
Just_me Publicado: Outubro 10, 2008 Publicado: Outubro 10, 2008 Eu acho que por ex. se acendermos a luz do aquário às 23h e a desligarmos às 9h da manhã, as plantas e os peixes naturalmente devem sentir que algo não está bem. As minhas Ludwigia Repens X Arcuata, mesmo antes de eu acender a luz já estão abertas, e começam a ''fechar'' mesmo antes de eu apagar a luz. O seu relógio biológico sabe quando é dia e noite, independentemente do horário de iluminação das calhas. Agora não sei até que ponto, acender a luz artificial no horário nocturno,afectará o seu metabolismo.Claro que a fase fotoquimica do processo de fotossintese acontece mesmo de noite, basta haver luz artificial, mas não sei até que ponto a eficiência de processos é igual, estando as plantas a receber luz artificial durante o natural periodo diurno e iluminadas durante o periodo nocturno,onde não devia haver luz,a ''fase escura''. Olhando por ex. para o ''Efeito Backster'' já se percebeu que as plantas têm uma percepção extraordinária, pelo que devem sentir quando é dia e noite,mesmo que uma luz artificial ligada durante a noite lhes indique o contrário. quanto ao "efeito backster" envio o link para perceberes que nem tudo o que se diz tem algum fundamento: http://www.skepdic.com/brazil/plantas.html por isso devemos analisar aquilo que dizemos antes de o dizer...e analisar aquilo que nos dizem ou que lemos. O avanço cientifico é feito de demonstrações, refutações, e nao por "eu fiz e agora é lei". Tens de ter mais cuidado nas coisas que citas. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts