Recommended Posts

Publicado

Olá a todos...

Depois de mais de dois meses a ler este fantástico fórum fiquei como que fascinado por aquários e peixes e estava mesmo decidido a comprar um e começar tudo de novo. (já que tive vários aquários e todos os peixes morriam passado pouco tempo.. isso porque não sabia nada sobre este lindo mundo e era muito pequeno). Quando estava para comprar, num bom negocio, um aquário de 200L deparei-me com o problema que neste momento não tinha sitio para ele aqui em casa. Então enquanto procurava o melhor negocio o meu pai chegou a casa com um aquário velho do meu avó e disse que já não precisava de procurar mais...

O aquário é pequeno 50*25*30 (o que também acho que para já é o ideal visto que estou a começar) e não tem filtro nem termóstato e ainda não sei que fauna vou meter visto eu gostar de orandas mas o aqua é pequeno para isso.

Quanto a decoração não quero plantas pois nao terei luz (pelo menos para já) e gosto de troncos e pedras com areia branca (mas acho que já li que areia branca nao é muito boa para os peixes).

O que eu peço é que me digam as vossas opiniões sobre a fauna que posso meter e o filtro e termostato indicado para o meu aqua. Quanto a decoraçao qual a melhor já que nao quero plantas?

Depois tento colocar algumas fotos a medida que for avançando!! :)

Publicado: (editado)

Antes de mais bem vindo ao forum!!!!!

Aconselhote a comprares um filtro de mochila se o aquario for aberto ou um mini interno se for fechado.

Se quiseres especies de agua quente(o mais provavel) aconselho-te um termostacto de 25W

Podes colocar uns troncos e uns "calhaus" como hardscape

Boa sorte com o aquario!!

E mais duvidas pergunta :)!!!

Editado por Napalm_Betta
Publicado:
Antes de mais bem vindo ao forum!!!!!

Aconselhote a comprares um filtro de mochila se o aquario for aberto ou um mini interno se for fechado.

Se quiseres especies de agua quente(o mais provavel) aconselho-te um termostacto de 25W

Podes colocar uns troncos e uns "calhaus" como hardscape

Boa sorte com o aquario!!

E mais duvidas pergunta :)!!!

o aquário tem dois pedaços de vidro que o fecham.. é disso que falas?

Sim estou a pensar em peixes de agua quente.. talvez guppys ou neons...

sempre é verdade que a areia branca é má para os peixes? eu gostava de por umas rochas daquelas com buracos para os peixes..

o aquário tem dois pedaços de vidro que o fecham.. é disso que falas?

Sim estou a pensar em peixes de agua quente.. talvez guppys ou neons...

sempre é verdade que a areia branca é má para os peixes? eu gostava de por umas rochas daquelas com buracos para os peixes..

A areia branca baralha-os com os reflexos (olha que areao preto tambem fica muito fixe :) ) essas rochas que falas são boas para ciclideos africanos pois aumentam o pH da agua ja que sao calcareas

O que eu te aconselho é montares o aquario como gostas primeiro e depois escolheres as especies em função do pH.

As especies és tu que escolhes em função do pH e das que mais gostares.

Era disso que falava quando perguntava se o aquario é tapado, podes meter um filtro de mochila se retirares uma das partes.

Estamos ansiosos pelas fotos ;)!!!

Cumps João Fortunato

Editado por Napalm_Betta
Publicado:

ok... muito obrigado... vou ver nas lojas aqui perto o que tenho para decoração e o que tenho para gastar € lool

entretanto vou é lavar muito bem o aquário pois eles estava a muito tempo parado e tinha muito pó e está todo sujo...

ah.. ele veio com uma bomba de ar que tem um tudo com uma pedra difusora.. isso serve para alguma coisa? acho que li aqui no fórum que isso não é lá muito aconselhável.. que dizem? E isso serve exactamente para quê?

A bomba de ar Podes usar mas nao é absolutamente necesaria.

Os filtros de mochila teem a vantagem de não gastar espaço interno, agora a opção é de cada um, eu por exemplo acho melhores os de mochila pois o acesso as materias filtrantes é mais facil e não é preciso "desmontar o aquario todo" so para os tirar :( , mas basicamete em termos de filtragem é igual.

Editado por Napalm_Betta
Publicado:

preciso de saber uma coisa!!

já comprei o filtro que penso ser bom... filtro de mochila.. mas mais tarde falo nele. O que quero saber é que comprei um termostato da sera de 50W que tem na caixa que dá de 30 - 70L..

a minha pergunta.. é se não dá para o meu aquário de apenas 40L o termostato de 25W que na caixa tem escrito de 20 - 30L?

será que nao é suficiente o de 25W? ou tenho mesmo de ter este de 50W?

Publicado:
preciso de saber uma coisa!!

já comprei o filtro que penso ser bom... filtro de mochila.. mas mais tarde falo nele. O que quero saber é que comprei um termostato da sera de 50W que tem na caixa que dá de 30 - 70L..

a minha pergunta.. é se não dá para o meu aquário de apenas 40L o termostato de 25W que na caixa tem escrito de 20 - 30L?

será que nao é suficiente o de 25W? ou tenho mesmo de ter este de 50W?

o de 50w é melhor, porque o de 25w iria esforçar-se em demasia encurtando a "vida" do mesmo

quanto ao filtro comprei este ---> Cliquem aqui.... é bom? acham que estou bem servido? é que custou 25 euros deve valer alguma coisa.. lol

Editado por lisandro

Cá ficam algumas fotos do aquário com o equipamento. Falta a decoração que ainda está em estudo pois estou com muitas duvidas já que não quero plantas mas quero que fique bonito na mesma....

Primeira Foto

Segunda Foto

Terceira Foto

As medidas do aquário são 50*30*24,5

Editado por lisandro

E a iluminação?

tens de comprar pelo menos mais 3 testes.....amónia, nitritos e nitratos.

Boa sorte com o projecto ;)

Editado por André Limede
Publicado:
E a iluminação?

tens de comprar pelo menos mais 3 testes.....amónia, nitritos e nitratos.

Boa sorte com o projecto :D

ainda não sei como vou fazer para a iluminação.. mas penso que como nao quero plantado nao será prioritário a iluminação.. quanto aos outros testes.. vamos lá ver o que a carteira pode fazer.. lol :-D

Publicado:

sim já sei o que é o ciclo de azoto.. passei muitas horas a ler este fantástico fórum onde ja aprendi muito...

Agora quero é ver como vai ser esta transição do teórico para o prático. Esses testes são indispensáveis? é que neste momento não tenho muito dinheiro.. pois já gastei quase tudo no filtro e termostato e ainda falta a decoração.. lol

Publicado:

se queres ter a certeza que eles não morrem logo que os metes no aqua....são indespensavéis, pois o amoniaco e os nitritos em pequenas quantidades podem ser fatais, os nitritos prexixam de ser mais elevados para serem fatais...

Acho que esses 3 testes juntos custam...(quanto achas?)

Publicado:

Não sei.. tenho de ver bem as minhas poupanças! mas obrigado na mesma.. agora estou a tratar da decoração a qual quero apenas meter uma areia fina e clara e umas pedras vulcânicas.. coisa simples mas bonita..

olha! Será que posso meter umas caninhas de Bambu? eu gosto disso mas não sei se é possível..

Publicado:

poder podes mas pelo que ouvi dizer apodressem depressa...

não sei como ele fez:

pode ser possivél, mas....

Publicado:
poder podes mas pelo que ouvi dizer apodressem depressa...

não sei como ele fez:

pode ser possivél, mas....

Pois.. foi por esse vídeo que eu gostei muito... e acho que umas pedras e com umas caninhas de bambu era uma boa conjugação.. simples e bonito..

Já agora.. podem dar-me exemplos de pedras que posso meter? E pedras que nao precise de comprar.. tipo.. onde posso arranjar pedras que sirvam para meter no aquário, mas de graça... lol

Publicado:

Xisto e basalto.....depois digo-te um lugar bom para apanhar xisto, só não sei é se é ao pé da tua zona.

Se alguem souber onde apanhar basalto.....eheheheh

Publicado:

Olá Lisandro

Tens vários locais onde podes apanhar pedras para por no aquário, depende muito do teu gosto.

De qualquer das formas, todas as pedras que meteres no aquário devem ser muito bem lavadas e esfregadas com uma escova e de seguida bem fervidas durante pelo menos uma meia hora.

Eu costumo comprar as pedras naquelas casas grandes de jardinagem que normalmente existem junto à estrada. Como são vendidas ao kilo, sai-te bem barato.

Para esse aquário quaisquer 4 ou 5 Kg de pedra chegam.

Já reparei que és de Limede, se puderes dá um salto a Santa Luzia entre a Mealhada e Coimbra na nacional 1 perto de Sargento-mor, existe uma casa que vende vários tipos de rocha a optimos preços, podes até comprar lá o areão. Eu comprei lá um saco de 20Kg de areão vulcanico muito fixe por pouco mais de 5€ que é optimo tanto para por no aquário como para fazer de matéria filtrante.

Como já te foi dito, se não tens os testes para monitorizar o ciclo do azoto, não tenhas pressa em meter já o peixe.

Monta tudo a teu gosto, põe o filtro a trabalhar e adiciona colónia de bactérias e uns flocos de comida de peixe para iniciar o ciclo e deixa ficar assim pelo menos umas 3/4 semanas, depois já podes pensar na fauna.

Acho que devias pensar mesmo em por uma lampada nisso. podes sempre optar por um simples candeeiro de mesa com uma lampada das normais (daquelas economizadores) com uns 25w, convem é que seja de 6400k (arranjas ai por uns 2 ou 3 €). Nesse caso já podias meter umas anubias ou um musgo para dar outro aspecto ao aquário.

Boa aquariofilia.

1 Abraço

Publicado:

"Já reparei que és de Limede, se puderes dá um salto a Santa Luzia entre a Mealhada e Coimbra na nacional 1 perto de Sargento-mor, existe uma casa que vende vários tipos de rocha a optimos preços, podes até comprar lá o areão. Eu comprei lá um saco de 20Kg de areão vulcanico muito fixe por pouco mais de 5€ que é optimo tanto para por no aquário como para fazer de matéria filtrante."

Eu não sou de Limede, o meu nome é ANDRÉ LIMEDE! :( eheheheheh

Publicado:
"Já reparei que és de Limede, se puderes dá um salto a Santa Luzia entre a Mealhada e Coimbra na nacional 1 perto de Sargento-mor, existe uma casa que vende vários tipos de rocha a optimos preços, podes até comprar lá o areão. Eu comprei lá um saco de 20Kg de areão vulcanico muito fixe por pouco mais de 5€ que é optimo tanto para por no aquário como para fazer de matéria filtrante."

Eu não sou de Limede, o meu nome é ANDRÉ LIMEDE! :) eheheheheh

;):lol::lol:

ahahahahahah...

Mas não existe uma terra perto da Figueira ou de Cantanhede que se chama Limede?

Pelo menos tenho essa ideia.

De qualquer forma não estás muito longe, se puderes passa lá em Santa Luzia que não te arrependes.

1 Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!