Ciclideos Africanos


AE

Recommended Posts

Ainda não sei qual o lago que vou montar ando a pesquisar primeiro para depois avançar.

Em primeiro lugar qual a melhor areia para o fundo:

-Areia da praia

-Areia de silica branca

 

A água a sair da torneira tem:

PH-7,9

KH-10

 

Tenho um aquário com as seguintes medidas:

100*40*40

 

Eu estava pensando colocar várias rochas para criar esconderijos num dos lados e o resto ficar em campo aberto com valsnérias gigantes.

 

Qual o lago que aconselham e que tipo de peixes, eu não queria meter só um tipo de peixes e queria pôr uns que pudessem viver em comunidade com outros e que mesmo assim fizessem criação.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ainda estás a iniciar nos ciclideos africanos?

Tens de subir o pocado esse ph pra os 8, 8.5 com pedras calcarias e areão de praia consegues isso. ;)

Se tiveres a iniciar podes escolher o lago que preferes e avançar pra as espécies mais fáceis de manutenção e de reprodução.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É correcto ainda não montei o aquário, por isso dizes que a areia da praia é melhor que a de silica

 

Boas

Mas é tua primeira experiencia com africanos?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é a primeira vez por isso estou fazendo todas estas perguntas, penso que a água sai boa da torneira com mais uns acessórios de decoração como exemplo pedras calcárias consigo a condição ideal da água sem aditivos quimicos, quero pôr esta disposição no aquário de inicio para ciclar a água e verificar os seus valores e depois escolher o lago e os peixes a colocar, julgo que estou a proceder correctamente.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é a primeira vez por isso estou fazendo todas estas perguntas, penso que a água sai boa da torneira com mais uns acessórios de decoração como exemplo pedras calcárias consigo a condição ideal da água sem aditivos quimicos, quero pôr esta disposição no aquário de inicio para ciclar a água e verificar os seus valores e depois escolher o lago e os peixes a colocar, julgo que estou a proceder correctamente.

 

Boas

Exactamente também comecei a pouco eu obtei em primeira opcção pelos Labidrochims caerulus (acho que é assim que escreve) depois de ler pra mim o ciclideo guppy dos africanos é facil de manter e reproduzir, foi o que escolhi mas brevemente mudarei prao taganika pra os multifasciatus ou similis.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê?

Achas que os do lago Tanganika são mais bonitos e tambem de fácil criação.

 

Boas

Porque pra mim os tanganika são especies mais diversas alguns ciclideos do malawi são bastante parecidas faz uma pesquisa e vê ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia AE,

 

Antes de mais, bem vindo ao mundo dos Ciclideos.

 

Em relação às espécies, e já tive as duas, gosto muito mais dos Malawi, têm muito mais cor e dão muito mais vida a um aquário.

 

Os comportamentos dos Ciclideos são espectaculares, desde as perseguições para acasalarem, as danças (andar em circulos um atrás do outro) no acasalamento, as escavações na areia. Vale mesmo a pena.

 

Em relação à areia, eu fiz uma coisa que muita gente aqui no forum não fala, eu fui a uma pedreira e comprei "pó de pedra", ou seja, restos do processo de transformação das pedras de calçada. Escolhi estas porque ela é extremamente calcária e muito barata (+/- 6€/40kg). Quando fui à pedreira levei vinagre para fazer o teste da alcalinidade, e quando os misturei, fartou-se de fazer bolhas, passando assim no teste. Posso dizer que, sem ter pedras calcárias, quando estava no processo de ciclagem, sem quimicos, os parametros de Ph, Kh e Gh estavam optimos. A areia da praia não passou no teste e a Silica é neutra. A melhor solução seria areia de coral (coral moido) mais é muito caro.

 

Só uma questão, dá muito trabalho seleccionar o tamanho do areão, tive que fazer duas peneiradas, uma inicial para filtrar as mais pequenas e depois outra para filtrar a maior. E tirar o pó todo foi um castigo. Vê uma foto da areia tratada:

Areia_P_Pedra_3a5mm.jpg

Este areão é o mais grosso, o mais fino ficou no meu aquário.

 

O Efeito:

Aqurio_Frente_Nome.jpg

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Black_Soul_Paradise.jpg Construção do meu aquário 115x50x55 com mais fotos da areia

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário espectacular Valter.

Para um aquário das dimensões do meu quantos tipos de espécies poderei ter sem problemas e que espécies me aconselhas de maneira que fique colorido e eles possam se reproduzir.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AE!

 

Um aqua com essas medidas, não te podes "esticar" muito... de qualquer das formas, se pesquisares um pouco, consegues colocar 2 a 3 espécies sem problemas, conseguindo côr e movimento, além de reproduções, motivos que cativam a opção pelos Malawi!!!

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões de todos, eu em principio tambem estou mais virado para os malawi até mesmo pelos parametros da água, e pelo que tenho investigado das espécies mas gostava de saber mais opiniões de gente com mais experiência que eu nestas andanças.

Mais uma vez obrigado pela vossa participação.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário espectacular Valter.

Para um aquário das dimensões do meu quantos tipos de espécies poderei ter sem problemas e que espécies me aconselhas de maneira que fique colorido e eles possam se reproduzir.

 

Olá AE,

 

Antes de mais obrigado pelo comentário, sabe sempre bem ouvir. :tongue:

 

Antes de ter este aquário tive outro com muitos peixes, e aquilo era só guerras, muitos arranhões e um caeruleus chegou mesmo a morrer. Notava-os tristes, stressados, e os Ahli estavam sempre no topo para os outros não os ver.

 

Com esta experiência, tentei dar-lhes as melhores condições, tentando não encher com muitos peixes. Tenho só 14 peixes, 3 espécies de Malawi, muita cor: Amarelo, Azul e Azul/Laranja, ou seja, falo dos Caeruleus (tarados sexuais) (5), Ahli (mais moderados) (3+2 filhos adolescentes) e Aulonocara Baenschi (envergonhados) (2). Todos os peixes estão muito felizes, os Ahli nadam livremente, as fêmeas ficaram muito mais bonitas. Tenho mais dois limpa fundos.

 

Tenta não encher muito aquário, estas espécies que tenho são muito pacíficas.

 

Para o teu aquário, não sendo um profissional, 12 peixes chega, não mais, 4 espécies, tenta sempre ter mais fêmeas que machos, ou seja, para cada espécie ter 3 peixes (2f+1m) e mais 2 limpa fundos.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AE,

 

Antes de mais obrigado pelo comentário, sabe sempre bem ouvir. :wink:

 

Antes de ter este aquário tive outro com muitos peixes, e aquilo era só guerras, muitos arranhões e um caeruleus chegou mesmo a morrer. Notava-os tristes, stressados, e os Ahli estavam sempre no topo para os outros não os ver.

 

Com esta experiência, tentei dar-lhes as melhores condições, tentando não encher com muitos peixes. Tenho só 14 peixes, 3 espécies de Malawi, muita cor: Amarelo, Azul e Azul/Laranja, ou seja, falo dos Caeruleus (tarados sexuais) (5), Ahli (mais moderados) (3+2 filhos adolescentes) e Aulonocara Baenschi (envergonhados) (2). Todos os peixes estão muito felizes, os Ahli nadam livremente, as fêmeas ficaram muito mais bonitas. Tenho mais dois limpa fundos.

 

Tenta não encher muito aquário, estas espécies que tenho são muito pacíficas.

 

Para o teu aquário, não sendo um profissional, 12 peixes chega, não mais, 4 espécies, tenta sempre ter mais fêmeas que machos, ou seja, para cada espécie ter 3 peixes (2f+1m) e mais 2 limpa fundos.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

 

Diz-me destas espécies qual a compatibilidade.

Caerulus

iodotropheus Sprengeral

Labeotropheus Trewavasae

Otopharynx Lithobates

Prtomelas sp.

 

Espero não me ter enganado a escrever os nomes

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me destas espécies qual a compatibilidade.

Caerulus

iodotropheus Sprengeral

Labeotropheus Trewavasae

Otopharynx Lithobates

Prtomelas sp.

 

Espero não me ter enganado a escrever os nomes

Boas AE.

 

Tenho no meu aquário todas as espécies que mencionas, excepto os Labeotropheus. No meu aquário são compatíveis, ou seja, são compatíveis entre eles e com o aquário.

 

Para o teu aquário não sei, arriscaria a dizer que os dois primeiros serão certamente compatíveis, ficando em dúvida quanto aos dois últimos, pelas dimensões do teu aquário e as características das espécies (embora não sejam particularmente agressívas).

 

Só mais uma coisa... Protomelas há muitas... "sp é fraquinho"... pode ser qualquer coisa!

 

Cumprimentos a um meu conterrâneo, eventualmente frequentámos as mesmas escolas...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AE.

 

Tenho no meu aquário todas as espécies que mencionas, excepto os Labeotropheus. No meu aquário são compatíveis, ou seja, são compatíveis entre eles e com o aquário.

 

Para o teu aquário não sei, arriscaria a dizer que os dois primeiros serão certamente compatíveis, ficando em dúvida quanto aos dois últimos, pelas dimensões do teu aquário e as características das espécies (embora não sejam particularmente agressívas).

 

Só mais uma coisa... Protomelas há muitas... "sp é fraquinho"... pode ser qualquer coisa!

 

Cumprimentos a um meu conterrâneo, eventualmente frequentámos as mesmas escolas...

 

Para ser mais especifico

Protomelas sp. "Steveni Taiwan"

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser mais especifico

Protomelas sp. "Steveni Taiwan"

OK, tenho essa. Não dá problemas no meu aquário, tal como outro casal de protomelas que tenho.

 

Espera por mais opiniões, pois as minhas estão num aquário maior. Pelo que tenho lido não são peixes para um aquário dessas dimensões, mas pode ser que haja quem tenha comprovado o contrário.

 

De qualquer forma deves manter-te nas espécies pouco problemáticas ao nível do comportamento, já que não há muito espaço.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o teu aquário, não sendo um profissional, 12 peixes chega, não mais, 4 espécies, tenta sempre ter mais fêmeas que machos, ou seja, para cada espécie ter 3 peixes (2f+1m) e mais 2 limpa fundos.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Cuidado com os conselhos que dão!!! 4 espécies de mbunas num aquário de 100cm é estar a tentar arranjar problemas...Além disso, 12 mbunas para uns 130 litros úteis de água...

Já agora, o que são limpa fundos?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o Paulo. 130 litros de água dá para uns 5 ou 6 peixes adultos e mesmo assim depende muito das espécies.

As protomelas (todas) precisam de muita água para nadar, não sendo boa ideia colocá-los nesse aquário.

 

Vê os Pseudotropheus acei msuli e black tânzania - são peixes que embora cresçam bastante, são bastante pacíficos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os conselhos que dão!!! 4 espécies de mbunas num aquário de 100cm é estar a tentar arranjar problemas...Além disso, 12 mbunas para uns 130 litros úteis de água...

Já agora, o que são limpa fundos?

 

Olá Paulo,

 

Cada um fala da sua experiência. Para quem estava a montar pela primeira vez um aquário e numa loja de aquariofilia vendeu-me 10 peixes (4 espécies) e ainda mais um limpa fundos, e disse-me que ainda podia colocar mais num aquário de 50 Lts (60x30x30), não acho absurdo os meus dados.

 

Neste momento no meu aquário, tenho os ditos 14 peixes e mais 20 Alevinos dos Caeruleus, entre os 2 e 4 cm, e não é por isso que tenho problemas.

 

Eu admito que ainda estive para alterar o tópico de 4 espécies para 3, ou seja, 9 + 1, este seria o ideal, mas como todos querem ter muitos peixes, coloquei 12 peixes como limite. E partindo do principio que quem monta um aquário pela primeira vez, não compra peixes já adultos, não acho um exagero os 12 peixes.

 

Cmpt's,

Valter Cardoso

 

P.S. Limpa fundos, entende-se peixes-gato.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter,

 

As barbaridades que se ouvem em muitas lojas não podem servir nunca de exemplo. Os mbunas mais pequenos e pacíficos, como os Iodotropheus sprengerae, atingem cerca de 10 cm. E crescem depressa. Se fizermos as contas aos litros de água por cm de peixe, o resultado é bastante elucidativo...Mais importante do que a litragem é o comprimento do aquário, pois estamos a falar de ciclídeos bastante territoriais. Um aquário de 100 x40 x40 cm não é de todo aconselhável para peixes do Malawi, mas é possível desde que se escolham bem as espécies, se coloquem muito poucas e se tenha sorte...(um peixe mais aguerrido pode provocar muitas mortes num aqua desse tamanho).

 

Para terminar aqui fica o meu conselho: Happlos estão fora de questão; peixes como os Otopharynx e Protomelas requerem aquários acima dos 300 litros.

 

Num aquário dessas dimensões, apostaria em duas espécies. um trio de Caeruleus ou saulosi mais um casal de Iodotropheus. Os Acei são muito pacíficos mas ficam bastante grandes!

Peixes gatos continua a ser muito vago (alguns crescem mais de 1 metro). Para esse aquário aconselho os ancistrus.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os conselhos são bem vindos por isso criei este tópico para me informar e não fazer asneira e como ainda não iniciei a montagem do aquário estou a tempo de mudar todas as minhas idéias.

Eu ao inicio tinha na idéia de colocar 4 espécies de maneira a ocupar todo o aquário mas que não andem todos à cambalhota.

Eu coloquei aquelas 5 espécie porque o tinha lido sobre elas é que eram pacificas por isso as lancei para a discussão.

Estive a ler sobre as duas espécies que o Diogo me indicou e que desde já agradeço não me pareceram mal, por isso neste momento estou a escolher entre estes 5 o que lhes parece

 

Caerulus

iodotropheus Sprengeral

Labeotropheus Trewavasae

Pseudotropheus acei msuli e black tânzania

 

Isto falando nos Malawi porque os doTanganyica não estão fora de questão, é só continuar a investigação.

 

Obrigado a todos e continuem a dar-me ideias.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Paulo - eu sei que os msuli e black tânzania, crescem bastante, mas também sabemos que eles, não só demoram bastante tempo a atingir o seu estado adulto como, acima de tudo crescem também de acordo com o espaço que têm (isto, pela minha experiência aplica-se a quase todos os peixes).

 

Concordo que o aquário em causa não é o ideal para um aquario do malawi.

 

Se há a hipótese de avançares para um aquário do Tanganyika, então as soluções poderão ser mais equilibradas para o tamanho do aquário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Paulo - eu sei que os msuli e black tânzania, crescem bastante, mas também sabemos que eles, não só demoram bastante tempo a atingir o seu estado adulto como, acima de tudo crescem também de acordo com o espaço que têm (isto, pela minha experiência aplica-se a quase todos os peixes).

 

Concordo que o aquário em causa não é o ideal para um aquario do malawi.

 

Se há a hipótese de avançares para um aquário do Tanganyika, então as soluções poderão ser mais equilibradas para o tamanho do aquário.

 

Abraço,

Diogo

 

É correcto Diogo conformr disse o aquário ainda não foi iniciado por isso estou a tempo de mudar o que quiser conforme disse atrás estava mais virado para os malawi porque parecem peixes mais coloridos e os parametros da água são os mais parecidos com os do malawi sem adicionar quimicos, por isso venham dai as vossas opiniões.

FF

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Quanto às espécies que indicaste:

 

Caeruleus - é possível mas podes optar antes pelos Pseudotropheus saulosi (ficavas com mais diversidade de cor)

iodotropheus Sprengerae - É possível

Labeotropheus Trewavasae - Esquece todos os Labetropheus. Crescem muito e tornam-se hiper dominantes num aqua desse tamanho

Pseudotropheus acei msuli e black tânzania - É possível

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais