Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Eu há 4 dias comprei caracóis, contudo dois deles não se mexem há dois dias... estão dentro da concha e não reagem a nada :D

Como é que eu tenho a certeza de que morreram ou estão a hibernar? é que os caracóis já nem sequer se agarram... nyah

Já tive a ver muitos tópicos mas não encontrei nada em concreto em relação a isto. Quando é que eu sei, de certeza, que estão mortos?

Publicado:

Olá Sofia,

Que tipo de caracois são? Se forem ampulárias, facilmente notas que morreram, pois o cheiro é bastante intenso. Existem várias espécies que são ainda mais "pachorrentas" que o habitual, pode ser o caso.

Já agora, aproveito para te pedir para completares o teu perfil com a localidade e idade. :D

Publicado:
Boas

bem vinda ao forum

que caracóis esta a falar? ampulárias?

Cpts

obrigada:)

Não. são de facto Neritina Zebra...

Publicado:
obrigada:)

Não. são de facto Neritina Zebra...

Boas

Paramêtros da água?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado: (editado)

Sei que o ph está estável nos 7,5 mas o nível do NO2 não sei agora, no ano passado estavam praticamente nulos...

Editado por SofiaC
Publicado:
Sei que o ph está estável nos 7,5 mas o nível do NO2 não sei agora, no ano passado estavam praticamente nulos...

Boas

É melhor fazeres o teste a água e aumenta o pocado a temperatura pra veres se os fazes espafitar ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg

Publicado:
tens o aquário montado já desde o ano passado é isso? as Neritinas estavam boas quando as compraste?

Cpts

O aquário está montado já há 3 anos mas nunca tive problemas com a qualidade da água.

Estavam boas sim, quer dizer tinham uns buracos pequeninos na carapaça, mas penso que não foi disso, pois eram bem pequeninos, mas não sei.

Elas desde o momento em que as coloquei no aquário começaram logo a limpar uma raiz e o coco (comprei 3) mas uma delas, assim de um momento para o outro, caiu do vidro até ao substrato... eu coloquei-a direita e apenas se mexeu 1cm. Desde aí nunca mais se moveu :S a outra está em cima do coco e também de um momento para o outro meteu-se dentro da carapaça e já não voltou a sair (já passaram dois dias e nada).

Para além de não se mexerem, já não se colam aos vidros. já as cheirei mas não cheiram absolutamente a nada. Será que morreram mesmo?

Publicado:
O aquário está montado já há 3 anos mas nunca tive problemas com a qualidade da água.

Estavam boas sim, quer dizer tinham uns buracos pequeninos na carapaça, mas penso que não foi disso, pois eram bem pequeninos, mas não sei.

Elas desde o momento em que as coloquei no aquário começaram logo a limpar uma raiz e o coco (comprei 3) mas uma delas, assim de um momento para o outro, caiu do vidro até ao substrato... eu coloquei-a direita e apenas se mexeu 1cm. Desde aí nunca mais se moveu :S a outra está em cima do coco e também de um momento para o outro meteu-se dentro da carapaça e já não voltou a sair (já passaram dois dias e nada).

Para além de não se mexerem, já não se colam aos vidros. já as cheirei mas não cheiram absolutamente a nada. Será que morreram mesmo?

Boas

Experimenta aumentar a temperatura ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg

Publicado:
Boas

Paramêtros da água?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

Realizei o teste NO2 e deu 0,1 mg/l. Penso que está bom, certo?

Publicado:
sim ,não é por ai !

Então o que poderá ser? é que eles continuam sem se mexer... :S

Publicado:

Vai cheirando-as.... se elas morrerem é um pivete terrível e degrada a água rapidamente.

Sabes como andam os nitratos? penso que niritinas não se dão bem com nitratos elevados.

Publicado: (editado)
Vai cheirando-as.... se elas morrerem é um pivete terrível e degrada a água rapidamente.

Sabes como andam os nitratos? penso que niritinas não se dão bem com nitratos elevados.

Todos os dias as cheiro e não cheiram a nada...

Mas os nitratos não é o... NO2? Pensava que era

Editado por SofiaC
Publicado:
Nitratos é NO3.

Ok, vou comprar e fazer o teste. Depois já dou novidades. Obrigada

Publicado:

Boas,

Nitratos é NO3.

O teste que tu fizeste foi de Nitritos (NO2). Os nomes são parecidos, mas não a mesma coisa.

Lê um pouco sobre o Ciclo do Azoto e vais perceber as diferenças.

Publicado:
Boas,

O teste que tu fizeste foi de Nitritos (NO2). Os nomes são parecidos, mas não a mesma coisa.

Lê um pouco sobre o Ciclo do Azoto e vais perceber as diferenças.

Já fiz a pesquisa e agora sim, já sei as diferenças, obrigada bigsmile

Agarrei nas Neritinas e reparei que já não estão escuras... estão claras (a carapaça não sofreu qualquer alteração na coloração) mas continuam a não cheirar a nada :S Mas elas tinham o corpo bem escuro... Isto quer dizer que morreram?

Publicado:
Já fiz a pesquisa e agora sim, já sei as diferenças, obrigada :D

Agarrei nas Neritinas e reparei que já não estão escuras... estão claras (a carapaça não sofreu qualquer alteração na coloração) mas continuam a não cheirar a nada :S Mas elas tinham o corpo bem escuro... Isto quer dizer que morreram?

Boas!!! Provavelmente não morreram.

Tb ja tive essa duvida com as minhas e, com alguma regularidade, costumam inclusive ficar a boiar durante bastante tempo. Colocam-se dentro da carapaça...

E estão bem vivas!!!

Publicado:
Boas!!! Provavelmente não morreram.

Tb ja tive essa duvida com as minhas e, com alguma regularidade, costumam inclusive ficar a boiar durante bastante tempo. Colocam-se dentro da carapaça...

E estão bem vivas!!!

Acho que morreram mesmo... hoje fui cheirá-las... cheiram horrivelmente mal...

Publicado:
se cheiram mal ...então morreram bigsmile

Pois, agora só tenho uma Neritina, anda lá sozinha pelo aquário :shock: Agora já tenho medo de comprar mais, para chegarem aqui e morrerem... não vale a pena