Nuno Carvalho Publicado Setembro 9, 2003 Publicado Setembro 9, 2003 Boas a todos!!! Tenho um Discu muito mal com parasitas externos e como o Sera Bactapur Direct não esta a funcionar decidi correr todas a drogarias de Coimbra a procura de formalaina. Acabei por encontrar numa farmácia Formol-37% (era a ultima garrafa). A minha dúvida é a seguinte: Será que este Formol que comprei é o mesmo que Formalaina?? Se sim alguém me sabe dizer como devo efectuar o tratamento?? Aguardo a vossa ajuda! Nuno Carvalho
AM Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Olá Nuno! Sim!. O formol que se vende nas farmácias é FORMALDEHYDE (37%), também conhecido por formalina. Tenho usado com alevins de Discus quando estão com parasitas nas guelras (gill flukes) com sucesso. Utilizo 2ml para 100L, que retiro com uma seringa, fazendo 3 tratamentos, durante 3 dias. A água pode ser mudada todos os dias pois o formol evapora-se ao fim de 8 horas. Ligo sempre uma bomba de ar extra para aumentar o oxigénio. Atenção ao manuseamento pois é altamente tóxico. Boa Sorte. cmts, AM
LuisRomao Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Olá Nuno, Estou de acordo com o Amadeu, apesar de eu usar uma dose mais elevada, 1ml por cada 38 litros. Já agora podes dar uma olhadela neste endereço, só para teres uma noção da bomba que é o formalin. http://www.icb.ufmg.br/descarte/formaldeido.htm Cumprimentos, Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 10, 2003 Autor Publicado: Setembro 10, 2003 Obrigado AM e Luis!!! Já agora acham que é um tratamento adquado para parasitas externos??? Pelo que li pareceu-me que é mais indicado para parasitas das guelrras do que da pele. É verdade? Para parasitas da pele recumendam-me outro?? Aguardo a vossa ajuda! Abraços!! Nuno Carvalho
AM Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Boas! Podes dar mais indicações. Porque dizes que são parasitas externos ? O peixe é novo no aquário ? Quais as caracteristicas da àgua ? cmts, AM
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 10, 2003 Autor Publicado: Setembro 10, 2003 Olá AM! O Aquario é de 300L e tenho 5 Discus antigos e esse que é novo mas já tinha passado por um mes de quarentena. Já estava nesse aquario a 2 semanas e comia bem. De repente começou a ficar escuro, com a barbatana lateral a colar e a coçar-se muito. Agora esta no aquario hospital e está no 3º dias de tratamento com bactapur direct mas n vejo melhorias. Já n come ai a 5 dias!( Ah!! Nenhum dos outros discu esta doente! Nuno Carvalho
Hugo Santos Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Oi Nuno o Bactopur não é um antibiótico? Se é, porquê o seu uso? A precipitação a tratar um peixe com um mau diagnóstico tem sempre más consequências. Depois vê-se que o peixe não está melhor usa-se outro medicamento... Além de tardio, pode intoxicar o peixe! Eu punha o peixe em aqua hospital (se não é o caso) deixava-o 36h em agua limpa e iniciava o tratamento com a formalina numa razão de 1ml40l. O2 extra!! Ah!! E via o PH!! Abraço
Recommended Posts